30.11.09

Juliana Sinimbú de terça a sábado na noite de Belém

Quem quiser ver Juliana Sinimbú cantar em Belém, não precisa se preocupar com problemas de agenda, pois eles serão raros neste mês de dezembro.

A cantora está em cartaz de terça-feira a sábado, em vários espaços da cidade. Uma jornada que inicia nesta terça, 01 de dezembro, no El Bandolero, e segue até sábado, no Baicool Jazz Club. Será assim até depois do natal, dia 26.

O repertório de Juliana vai da MPB ao jazz, com passagem especial pela Bossa Nova. Não por acaso, em setembro deste ano, ela foi uma das convidadas que brilhou no show de lançamento do DVD “Billy Blanco, o Compositor”.

Considerada uma revelação entre os novos da música paraense, Sinimbú fez o primeiro show em 2007, no Teatro Margarida Schivasappa, e não parou mais de cantar e ganhar admiradores de seu trabalho.

Em seu blog, o poeta Ronaldo Franco disparou: “Dona de um timbre extremamente doce aos ouvidos de qualquer bom apreciador de nossa boa música popular, a cantora destaca-se, sobretudo, pelo repertório apurado, aliando talento e simpatia numa combinação que tem roubado a cena do universo musical da cidade” (http://ronaldofranco.blogspot.com/2008/03/juliana.html).

Para conferir a agenda da cantora, clique no cartaz acima.


Blog Som do Norte inicia escolha da Melhor Música do Ano

“Guitarra Magnética”, do CD “Guitarrada Magnética”, de Mestre Vieira, está concorrendo a Melhor Música do Ano, promoção anunciada neste último domingo, 29, pelo jornalista gaúcho Fabio Gomes, editor do blog Som do Norte (http://somdonorte.blogspot.com).

Na lista, além do mestre da guitarrada, várias outras músicas paraenses estão na disputa: "A Sua Maneira" e "Tambor de Luz", com Aíla Magalhães (veiculadas com exclusividade pelo blog); "Alcalina" e "Monoral", da banda Johny Rockstar.

E ainda "Banca do Distinto", com o cantor Pedrinho Cavalléro; "Bem Musical", "Nuvem" e "Tinhosa", com Juliana Sinimbú; "Carta ao Meu Amigo Gringo", com Arthur Espíndola e Juliana Sinimbú; "A Flor", "Meu Verso" e "Mulher", de Lia Sophia; "Guitarra Magnética", de Mestre Vieira (lançada pelo blog), e "Madrugada", que marcou o retorno da banda Eletrola no recente Festival Se Rasgum.

O jornalista colocou na sua lista 34 canções, entre músicas compostas nas cidades da região. Belém, porém, foi a cidade campeã na seleção dele. “Sendo Belém uma das cidades de maior movimentação musical hoje no Brasil, nada mais natural que predominem na relação músicas de artistas paraenses”, escreveu no blog.

As músicas foram pré-selecionadas a partir do material que o blog vem veiculando desde o dia 3 de agosto. Depois da pré-seleção do jornalista é a vez dos leitores do blog escolherem as suas melhores do ano. As sugestões devem ser enviadas até esta quarta-feira, 2 de dezembro. O resultado sairá em janeiro de 2010.

Para ler mais, enviar sugestão para a lista e votar, acesse: http://somdonorte.blogspot.com/2009/11/vamos-escolher-musica-do-ano.html

Curta metragem seleciona elenco de apoio e figuração

Esta semana a equipe de produção do curta-metragem "Ribeirinhos do Asfalto", filme de Jorane Castro, premiado pela Petrobras Cultural, retoma os testes para elenco de apoio. O casting está sendo realizado das 14h às 18h, na rua Siqueria Mendes, n. 60, na Praça do Carmo - Cidade Velha.


O início das filmagens está marcado para o dia 17 de dezembro, em locações em Belém, Ananindeua, Marituba e Ilha do Combú. No elenco principal, está confirmado o nome da atriz Dira Paes.

Além dos elencos pricipal e de apoio, haverá ainda a seleção para participar da figuração do filme. Serão selecionadas entre 50 e 60 pessoas, que não precisam necessariamente serem atores, ao contrário do critério para a escolha do elenco de apoio, que exige do candidato experiencia com atuação.

Mais informações: (91) 8134.7719.

27.11.09

Fest-Fisc divulga filmes selecionados

A curadoria do I Festival Internacional de Cinema Social divulgou a lista de filmes selecionados para o Fest-Fisc.

Ao todo, são 29 filmes escolhidos por Francisco Weyl e Hilton Silva, curadores do festival.

Desse total, seis são estrangeiros, cinco são nacionais e os demais (dezoito) são filmes paraenses, dos quais seis produzidos e realizados do interior do Estado.

A maioria dos filmes selecionados são do gênero documental, mas há também ficção, vídeo-clipe e teatro visual.

Jornada cultural de caráter não competitivo, o FEST-FISC, o FEST-FISC acontece no âmbito da programação cultural do Fórum Internacional da Sociedade Civil, que reunirá aqui em Belém, cerca de três mil pessoas, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2009. Maiores informações poderão ser obtidas em http://www.socialcine.blogspot.com/.

“Os filmes selecionados refletem a grau de resistência da sociedade global – com o destaque particular da produção amazônida- paraoara -, ao mesmo tempo em que eles também servem de baliza para que sejam observados os potenciais táticos e estratégicos de utilização da arte cinematográfica como arma de guerrilha, isto é, instrumento de sensibilização, consciência e diálogo entre aqueles que a realizam assim como aqueles que a assistem, tornando-se, a partir de então, também criadores de um processo dialético”, afirma Weyl.

Além de destacar o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade mais justa e solidária, a meta do FEST-FISC.

Acima, imagem de Rapsodia do Absurdo

Segundo Hilton Silva, é democratizar a programação de cultura do Fórum, proporcionando às delegações dos mais diversos países um espaço plural, de natureza intercultural, para a manifestação artística, a fruição estética e o diálogo solidário, tendo em vista um proejto de educação e sociedade que valoriza a diversidade, a relação local-global e a cultura como produção simbólica de construção de identidades.


A iniciativa do FEST-FISC nasceu da necessidade de se criar mais uma porta para o intercâmbio entre realizadores e produtores - das mais diversas origens e com as suas infinitas propostas de linguagens estéticas e de formas de captação.

Os filmes e/ou vídeos - selecionados ou não - integrarão do acervo da videoteca do Laboratório da Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará - UFPa, que os utilizará com fins educativos, sem que os mesmos venham a ser reproduzidos para fins comerciais.

Serviço
Festival Internacional de Filmes Sociais. Universidade Federal do Pará, dias 28, 29 e 30 de novembro de 2009. Contatos: 81 14 81 46 / festfisc@gmail.com / http://www.socialcine.blogspot.com/. Curadoria: Francisco Weyl e Hilton Silva.


Veja a lista dos filmes selecionados:

Filmes estrangeiros:

1 - Y A PÁS... D’ÂGE... LA TÉLÉ POUR (SE) DIRE, (SE) LIRE ET (S)’ ÉCRIRE. - BAPTISTE GANDIBLEUX (BÉLGICA)

2 - GUINÉ-BISSAU: COLORIDO DE RITMOS E MOVIMENTOS – HILTO SILVA (GUINÉ-BISSAU)

3 - META_FORA – COLETIVO CINEMA POBRE (CABO VERDE)

4 - LU ET APROPROUVE - CLAUDE POLIS (BÉLGICA)

5 - SALINAS ZACARIAS - CHICO CARNEIRO (MOÇAMBIQUE)

6 - COCEDA - MUZINGA NIGOLERA PIERRE (REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO):

Filmes nacionais:

7 - MENINOS DO GUARANI - MARKUS KONGÁ - (BRASIL – ESPÍRITO SANTO)

8 - RAPSÓDIA DO ABSURDO - CLAUDIA NUNES (GOIÁS – BRASIL)

9 - ATÉ ONDE A VISTA ALCANÇA – FELIPE PERES CALHEIROS (BRASIL - RECIFE)

10 - MALABARES - MAITHÊ LORENA & SECY JANNUZZI (BRASIL – RIO DE JANEIRO):

11 - PRÉ-SOCRÁTICOS E INDÍGENAS - JORGE BODANSKY (BRASIL – AMAPÁ)

Filmes nacionais (paraenses):

12 - SHANGRILAH - FÁBIO HASSEGAWA (BRASIL – PARÁ).

13 - É PROIBIDO NÃO TOCAR OS SABERES NO MUSEU DO MARAJÓ - DARCEL ANDRADE (BRASIL – PARÁ).

14 - OUTRAS HISTÓRIAS - WILZA BRITO E DARCEL ANDRADE (BRASIL – PARÁ).

15 - MATINTA PERERA – JORGE VIDAL (BRASIL – PARÁ). (na foto acima)

16 - QUERO VOLTAR – RÁDIO MARGARIDA (BRASIL – PARÁ)

17 - VIOLÊNCIA SEXUAL – FRAGMENTOS DA VIDA REAL - RÁDIO MARGARIDA (BRASIL –PARÁ)

18 - TRABALHO INFANTIL - FRAGMENTOS DA VIDA REAL - RÁDIO MARGARIDA (BRASIL –PARÁ)

19 - CORDÃO DO GALO - ROGÉRIO PARREIRA, RONALDO SILVA, WELLINGTOM CEZAR (BRASIL – PARÁ)

20 - I SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS, LUIZ ARNALDO CAMPOS (BRASIL – PARÁ)

21 - II SEMANA DOS POVOS INÍGENAS - LUIZ ARNALDO CAMPOS E CÉLIA MARACAJÁ (BRASIL – PARÁ)

22 - III SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS, DO COLETIVO OFICINA DE AUDIOVISUAL (BRASIL – PARÁ)

23 - CONTRACORRENTE – FRANCISCO WEYL (BRASIL – PARÁ)

Filmes nacionais (paraenses – interior do Estado):

24 - GRITO DOS EXCLUÍDOS - EVANDRO MEDEIROS (BRASIL - MARABÁ)

25 - DEZINHO: VIDA, SONHO E LUTA - COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (BRASIL - RONDON DO PARÁ)

26 - UBÁ, UM MASSACRE ANUNCIADO – SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS (BRASIL – SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA)

27 - GTAE: GRUPO DE TRABALHADORES AGROEXTRATIVISTAS – LABORATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DO TOCANTINS (BRASIL – NOVA IPIXUNA)

28 - TRILOGIA MARAJOARA - COLETIVO “RESISTÊNCIA MARAJOARA (MARAJÓ – BRASIL)

29 - A COBRA GRANDE - COLETIVO “RESISTÊNCIA MARAJOARA (MARAJÓ – PARÁ)

Fonte: Assessoria de Comunicação FEST-FISC

25.11.09

Trailer do curta metragem Matinta será lançado neste sábado

Rodado em Super 16mm, entre setembro e outubro deste ano, na mata do Utinga, em Belém e na Vila Caruaru, em Mosqueiro, o curta-metragem “Matinta”, de Fernando Segtowick, está em processo de montagem e design de som.

O diretor também acaba de aprovar projeto na Lei Semear para captar os recursos para a finalização do curta em película.

E realiza, no próximo sábado, 28, o lançamento do trailer de Matinta na boate Ibiza - Rua Jerônimo Pimentel, entre Doca e Wandenkolk.

Dira Paes, protagonista do curta, o primeiro de sua carreira recheada por longas, bem que demonstrou o desejo de vir a Belém participar da festa, mas nada se tem confirmado ainda.

A atriz, porém, logo estará mais uma vez aqui para gravar o segundo curta-metragem, desta vez com direção de Jorane Castro.

A festa de sábado promete. Para quem gosta de dançar, anota aí: o lançamento do trailer conta com os DJs Marcelo (Se Rasgum), Dj Xarope, Adriano Barroso, que contracena com Dira Paes no filme, e DJ Velvet.

Com certeza será uma ótima noite. Além de ver uma pequena mostra do que virá aí no curta, ainda vai dar pra se esbaldar na pista de dança.

O filme traz uma fotografia belíssima, de Pablo Baião, além do ótimo elenco paraense que, além de Adriano (Felício) e Dira (Walkíria), apresenta a menina Marina D’Paula (Jandiara), na foto acima com Dira e Adriano.

E traz ainda Andréa Rezende (Maria), Astréia Lucena (Nazaré) e Nani Tavares (Antonia), além da figuração feita pela comunidade de Caruaru.

Na história, um triângulo amoroso acaba mexendo com o pacato sinistro de uma pequena e isolada vila ribeirinha. O projeto foi aprovado em edital para produção de curtas-metragens lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), no ano passado.

Os ingressos para a festa de lançamento do trailer de Matinta já podem ser comprados, a R$ 15,00, através dos telefones: 8105.9793 ou 8146.6696.


Últimos dias para ver a Mostra Visionários na América Latina

No Instituto de Artes do Pará, ainda hoje e encerrando amanhã, esta a mostra “Visionários – Audiovisual na América Latina”, que desde o dia 16 tem dado o que falar.

Na foto ao lado, imagem de Anatomia, (2007), de Bayardo Escober, programa de amanhã.

No programa de hoje, a curadoria é da documentarista e jornalista Marta Lucia Vélez mostra produções de Cuba, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

“De Domínio Público” tem um caráter mais sociológico, de obras como “White Balance (To Think Is to Forget Differences)”, de François Bucher, da Colômbia.

Neste trabalho, encontramos imagens de Manhattan, em Nova York, tiradas da internet e da televisão antes e depois do histórico atentado de 11 de setembro contra o World Trade Center; WTC.

Amanhã, 26, com curadoria de Elias Levin, teremos o programa “Outras Convergências”, que mostra como a tecnologia de ponta, com telas de alta definição e câmeras móveis de celulares, alteraram de forma definitiva a produção e reprodução da imagem.

Dentro desta seleção de quinta-feira, 26, está “Anomia” (2007), de Bayardo Escober, de Honduras, que mostra a história desoladora de um sujeito alienado.

Também será exibido “Latino Plastic Cover” (2000), primeiro projeto do coletivo Fulana, é um trabalho na linha dos infomerciais da televisão a cabo para promover a última panacéia que garante manter os seus móveis limpos e sem poeira, bem como resolver todos os tipos de danos sociais que atingem a comunidade latina e muito mais.

Em seguida a mostra apresenta “Acción Vandálica en Mi Linda Costa Rica” (2004), de Alejandro Ramírez, vídeo que parte de uma reflexão sobre o grafite e o trabalho sociológico desenvolvido com o karaokê.

Já “Centroamérica Now” (2004), de Regina Aguilar, é uma breve resenha das mortes em massa ocorridas nas prisões de Honduras em resposta à problemática do fenômeno social das gangues conhecidas como las maras no país.

A partir da simulação de um videogame realmente existente, “Juegos en el Parque” (2004), de Jorge Albán, confronta a hibridação tecnológica, o tempo virtual e a exploração implícita da violência como forma de entretenimento, que se revela através do diálogo inocente de duas meninas que se divertem ao matar.

Encerrando a mostra, nesta quinta-feira, 26, será exibida a produção mexicana “Película con Muertos y Toda la Cosa” (2001), de Enrique Favela.

Curadoria coletiva - Promovida pelo instituto Itaú Cultural, a mostra é resultado da pesquisa e curadoria coletiva que inclui o crítico de cinema Arlindo Machado, que fez também uma antologia histórica desta produção desde os anos 60; Elias Levin (América Central, México e Caribe); Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai); Marta Velez (Países Andinos e Cuba); e Roberto Cruz (Brasil), gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, que organizou o evento.

As sessões da Mostra “Visionários- Audiovisual na América Latina” começam sempre às 19h, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica), com entrada franca.


Veja quais são os filmes desta quarta-feira, 25

Nuevas Consideraciones sobre la Imagen (José Alejandro Restrepo, Colômbia, 2007, 8’55’’, vídeo) - As novas considerações sobre a imagem são, na verdade, muito antigas: vêm pelo menos do século VIII. A luta pelas imagens é parte essencial do butim do espaço teológico-político. A tecnologia da imagem sofistica-se, mas a retórica é a mesma dos debates bizantinos. Aqui temos um exemplo recente que atualiza o debate.

Habana Solo (Juan Carlos Alom, Cuba, 2000, 14’30’’, filme 16 mm, preto-e-branco, revelado à mão) - Neste filme, revelado à mão pelo realizador, assistimos a uma sinfonia de imagens e sons pelas ruas de Havana. As imagens da lente livre da câmera de Alom, sem mais palavras do que as solitárias improvisações de alguns músicos importantes de Cuba, de variadas tendências, falam-nos da cidade que os habita e em que habitam.

White Balance (To Think Is to Forget Differences - François Bucher, Colômbia, 2002, 32’, vídeo) - Esta obra é um esforço para descobrir as geografias do poder, as fronteiras do privilégio.

A obra visita esse problema sob diferentes ângulos, criando curtos-circuitos de sentido que, por sua vez, contam com o suporte de encontros audiovisuais inéditos.

Imagens de várias fontes, da internet e da televisão, misturam-se a imagens feitas em Manhattan antes e depois dos atentados de 11 de setembro.

Retratos Familiares (Carlos Eduardo Monroy, Colômbia, 2003, 11’, vídeo) - “A familia perfeita” é o objetivo de qualquer câmera que se disponha a fazer um retrato de família; por isso, as mulheres procuram o melhor vestido e os homens combinam tudo com a gravata. Tudo deve estar perfeito para que, no momento de dizer “xis”, a criança não se mexa, o nó da gravata esteja reto e os penteados não se desmanchem.

24.11.09

Maria Lídia participa do show de Rosa Corrêa e inicia temporada em novo bar

Maria Lídia abre temporada, desta vez no novíssimo Club MPB Bar, na Municipalidade com Soares Carneiro.

E é bom avisar para quem já estava habituado às guigs da cantora no Bar e Restaurante Quintal, que esta semana esqueça isso.

Maria Lídia não estará lá nesta quarta-feira, 25, como era de se esperar, já que a temporada seria para todas as quartas-feiras do mês de novembro.

A direção do espaço cancelou abruptamente a apresentação e pegou até mesmo a artista de surpresa.

Esta atitude deve, no mínimo, ter atrapalhado um tanto a vida profissional da cantora, que com certeza deve ter deixado de fechar outros compromissos em detrimento do acordo fechado com referido bar. Infelizmente, para o bar, faltou profissionalismo.

Mas para o público, a boa notícia é que Maria Lídia poderá ser vista e ouvida, esta semana mesmo em duas oportunidades. Uma delas, no Club MPB Bar, onde incia temporada do Clube das Quintas (22h). De acordo com Maria Lídia, um dos espaços ideais para quem gosta de ouvir boa música.

Ela informa que lá não existe televisão passando jogos, clipes, lutas e, além disso, os preços são bons, os banheiros decentes, o atendimento é legal e a cerveja é gelada! No mais, só indo lá conferir.

A outra é nesta quarta mesmo, numa participação no show Rosa Corrêa, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Rosa também terá como convidados, o pianista Paulo José Campos de Melo, o Trio Manari e Olivar Barreto, com direção musical de Quiure.

Cinema e diversidade na programação do CCBB Itinerante

Este ano a programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante está diversificado e com traz atrações inéditas, como é o caso do Vozes de Metres - Festival Internacional de Cultura Popular.

Na área do teatro, protagonizado por Cleide Yáconis, "O Caminho Para a Meca" (foto) é o espetáculo do circuito.

Escrito a partir do texto de Athol Fugard, mostra a história da sul africana Elizabeth Martins, outsider que encontra sua forma de expressão por meio da escultura, produzindo arte não convencional.

Outro destaque é a apresentação de nomes consagrados da música de raiz brasileira, como Pena Branca, Genésio Tocantins, Dércio Marques e As Galvão apresentam clássicos da moda caipira: Beijinho Doce, Chico Mineiro, Chalana, entre outras.

O repertório de música caipira com arranjo erudito será executado por um quinteto de cordas, além de piano, violão e percussão, com apresentação do ator Antônio Grassi.

Além disso, Nana Vasconcelos faz apresentação e ministra oficina de percussão, cujas inscrições podem ser feitas pela internet: www.vozesdemestres.com.br. Antes do show de Nana, sobem ao palco D. Onete e Trio Manari.

Na exposição Serra da Canastra, as fotografias do documentarista Adriano Gambarini retratam a região considerada a Chapada de Minas Gerais, extremamente rica em aspectos naturais, com espécies da fauna ameaçadas de extinção, plantas e vegetações endêmicas.

Tem ainda as oficinas de “Mural em cerâmica”, com a artista plástica Germana Arthuso, e a de “Corpo e voz”, da artista Déa Trancoso, do Vale do Jequitinhonha, e o projeto Ideias, que reunirá os músicos Pena Branca e Décio Marques na mesa-redonda: “Brasil: quem somos nós e como chegamos a ser o que somos?”. O debate tem mediação de Déa Trancoso e participação de Dona Onete e Mestre Come Barro.

O audiovisual traz duas mostras: “Os Melhores Filmes do Ano – ACCRJ” (na foto,um dos filmes da mostra), oportunidade de assistir ou rever produções de 2008 e a “Sessão Criança Itinerante”, com filmes de valor artístico e de formação de crianças e adolescentes.

Belém é a última das 18 cidades pelas quais passou o CCBB Itinerante. São 95 dias de programações, que tem como objetivo democratizar a cultura e revelar novas tendências artísticas, valorizando talentos locais.

Vale à pena ir até o Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, onde toda a programação estará concentrada.

Programação Completa

Música
"Vozes de Mestres - Show Principal: Naná Vasconcelos”
Show de abertura: D. Onete e Trio Manari
Dias 24/11, às 20h.
Classificação indicativa: Livre

"Brasil Clássico Caipira”, com Pena Branca, Dércio Marques, Genésio Tocantins e As Galvão. Apresentação do ator Antônio Grassi.
Dia: 29 de novembro, às 20h.
Entrada: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada) para estudantes e idosos.
Classificação indicativa: 16 anos

Teatro
"O Caminho Para Meca"
Dias 26 a 28/11, às 20h
Entrada: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada) para estudantes, idosos. Classificação indicativa: 12 anos

Cinema
"Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ - Itinerante"
De 24 a 29/11, às 17h e 19h
Local: Hangar Centro de Convenções
Entrada gratuita.
Dia 28/11 - Debate Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ - Itinerante com Guilherme Lima Júnior, crítico da ACCRJ, e um crítico convidado local - 19h - gratuito

"Sessão Criança Itinerante"
De 24 a 29/11, às 9h e 14h
Local: Hangar Centro de Convenções
Entrada gratuita.
Dia 24/11 - Palestra Sessão Criança Itinerante para Educadores - 9h – gratuito
Classificação indicativa: livre.

Exposição
"Serra da Canastra"
De 24 a 29/11
Horário de visitação: Das 9h às 18h
Entrada gratuita.

Dia 24/11 - Palestra Exposição Serra da Canastra com o fotógrafo Augusto César Miranda Nunes - 10h - gratuito
Local: Hangar Centro de Convenções
Classificação Etária: livre

Ideias
Mesa-redonda
“Brasil: quem somos nós e como chegamos a ser o que somos?”
Dia 28/11, às 19h
Local: Hangar Centro de Convenções
Entrada gratuita

Oficinas
Oficina de Percussão
Naná Vasconcelos
Data: 25 de novembro
Horário: 09h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Inscrições no site www.vozesdemestres.com.br

Oficina de Mural em Cerâmica
Facilitarora: Germana Arthuso
Data: 24 de novembro
Horário: 09h e 14h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Inscrições no site www.vozesdemestres.com.br

Oficina Corpo e Voz
Facilitadora: Déa Trancoso
Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 14h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Inscrições no site www.vozesdemestres.con.br

Mais informações:
www.oficinadapalavra.com
www.bb.com.br/cultura

23.11.09

Congresso desvenda pensamento filosófico de Benedito Nunes

O filósofo, ensaista e crítico paraense Benedito Nunes, que completou 80 anos, no último dia 21, recebe homenagens esta semana durante o congresso "Benedito Nunes, pensador brasileiro", que acontece de 25 a 27, em Belém, com palestras, cursos, conferências e lançamentos.

Dentro da vasta programação, na quinta-feira, 26, será lançada a revista Asas da Palavra e, na sexta-feira, 27, a terceira edição do livro O dorso do tigre, de Benedito Nunes (Editora 34).

No encerramento, o filósofo profere a conferência “Meu Caminho na Crítica”. Tudo na Unama da Alcindo Cacela, de 15h às 21h. Abaixo, saiba mais:

25.11- QUARTA-FEIRA
15h– Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes" - Jucimara Tarricone (Estácio, SP). Aula 1: O intérprete hermenêutico: fundamentos do método crítico.

16h45– Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes" - Marco Antonio Casanova (UERJ) - Aula 1: A caminho de Ser e tempo: fenomenologia e dasein.

18h15 – Lançamento do livro Pensamento poético – homenagem a Benedito Nunes - Org.s Victor Sales Pinheiro e Luiz Costa Lima - Editora Azougue.

19h00 - Sessão de palestras I: Benedito Nunes e a prosa moderna brasileira: Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

19h00 às 20h15 – Palestra de Silvio Holanda (UFPA) - “Guimarães Rosa e Benedito Nunes em clave hermenêutica”.

20h30 às 21h45 – Palestra de Nádia Gotlib (USP) - “Perto de Clarice Lispector – o leitor Benedito Nunes”.

26.11 - QUINTA-FEIRA
15h00 às 16h30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes" - Jucimara Tarricone (Estácio, SP) - Aula 2: O diálogo crítico: historiografia literária e crítica nacional.

16h45 às 18h15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes" - Marco Antonio Casanova (UERJ) - Aula 2: Do ser ao tempo: angústia, liberdade, cuidado, temporalidade e historicidade.

18h15 – Lançamento da Revista Asas da Palavra n. 25 - Edição comemorativa a Benedito Nunes - Org.s Victor Sales Pinheiro e Célia Jacob - Editora Unama.

19h00 - Sessão de palestras II: Benedito Nunes, leitor de poetas brasileiros: João Cabral de Melo Neto e Mário Faustino.

19h00 às 20h15 – Palestra de Adalberto Müller (UFF) - “João Cabral e Benedito Nunes: um diálogo entre poesia e crítica”.

20h30 às 21h45 – Palestra de Lilia Chaves (UFPA) - “Benedito Nunes e Mário Faustino: o filósofo e o poeta”.

27.11- SEXTA-FEIRA
15h00 às 16h30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes" - Jucimara Tarricone (Estácio, SP) - Aula 3: A construção da linguagem crítica: o conceitual e o metafórico.

16h45 às 18h15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes" - Marco Antonio Casanova (UERJ) - Aula 3: Do tempo ao ser: a essência da verdade, niilismo, poesia e pensamento.

Sessão de palestras III: O pensamento filosófico de Benedito Nunes.

19h00 às 20h00 – Palestra de Marco Antonio Casanova (UERJ) - “Poesia e pensamento entre Martin Heidegger e Benedito Nunes”.

20h00 às 21h00 – Conferência magna de Benedito Nunes (UFPA) - “Meu Caminho na crítica”.

21h00 – Coquetel de encerramento - Lançamento do livro O dorso do tigre, de Benedito Nunes (3ª edição. Editora 34).

A Revolução das Espécies. A Evolução dos Acácios.

No título acima, duas citações de um texto escrito para Acácio Sobral, em 2004. Já tinha lido antes, no site elaborado pela RKE para o artista, em fevereiro deste ano.

Hoje voltei ao site do Acácio e lá o reencontrei, com um significado maior, ao nos ver perder Acácio Sobral, cujo corpo foi velado durante a tarde, no Museu Histórico do Pará, o MHEP.

Abaixo, enfim, esta pequena homenagem, através do belo texto de Jorge Eiró.

Para saber mais sobre Acácio Sobral, acesse os sites: http://www.acaciosobral.com.br/ e http://www.culturapara.art.br/artesplasticas/acaciosobral/index.htm




Acácio de Capadócia

Por Jorge Eiró

Transmutação dos elementos passagens.
Alterações de estado, estações do espírito.
Mudanças do corpo. Metamorfoses da carne.

Fênix da matéria.

A idade da Terra. Pedra filosofal.

Celebrações alquímicas: “Operações de feitiçaria” (como Argan resumiu Picasso).
Mantas imantadas de mágica multiplicam-se
tantas: mantras, tantras...

Transcendências.

Lava incandescente vertendo do vulcão do mago: magma

Cadinho/caldeirão: fundição, fusão, fissão, liquefação.
Metais, minerais, motores, corações e mentes mutantes.
Solidificação, combustão, evaporação. Sublimação.
Moto-continuo. Moto-perpétuo.

Estados d’alma. Substâncias instáveis. Instâncias voláteis. Instalações no vácuo.
Campos magnéticos. Poeira-pigmento interestrelar. Pinturas de plasma.
Despojos cartesianos. Descartes: “O Tirador de Espinho”.

Descurtumes: couro de cobra, descobrindo-se, desdobrando-se, descarnando-se.
Obra engolindo cobra, apropriando-se do espaço, apoderando-se do tempo.
Coral descolorida. Cascavel desvelada. La Naja Desnuda.

Multiprocessador da matéria. Translações de tempo e espaço.
Buracos-negros engolindo luz, aspirando nosso frágil pó para outras dimensões.
Tempestades solares cozinhando a cera: Encáustica Cósmica.

Matéria esotérica. Etérea.
Maetérea.
Mater Matéria.

Gênese: O sopro divino da criação
Curtição
Curtume.

Curtir a memória do couro. Lavrar o ouro dos ícones.
Escarnar as estampas, escaneá-las. Plasmá-las, arando, riscando, rasgando, tatuando,
escarificando o papel e recontando a Historia da Arte. Anti-Arte.Anti-Matéria.
Refaz o percurso: “não tenho tempo a perder”. Tempo circular.Espaço esférico.

A Revolução das Espécies. A Evolução dos Acácios.
Re-ciclo: sobre as imagens imantadas o artista arrisca seu Renascimento.

Jorge Eiró
Outubro 2004.

[O Acácio vai me proteger enquanto eu estiver abstraído]


Documentário de Andrea Tonacci (diretor de Bang Bang) na sessão do Inovacine

Trinta e cinco anos depois de Bang bang (clássico do cinema marginal, que aliás assisti ontem), Andrea Tonacci em “Serras da Desordem”, o cineasta ainda propõe o jogo ao espectador, ainda experimenta com rigor a linguagem cinematográfica, ainda permanece um dos nossos maiores cineastas. O que é Brasil?

Como Glauber Rocha em sua derradeira obra-câncer Idade da Terra, como Orlando Senna e Jorge Bodanski em sua obra-transa Iracema, Tonacci responde a pergunta do único jeito que sabe: revolucionariamente. Filme ensaístico intelectual e drama sentimental ao mesmo tempo.

Após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1977 no Maranhão, o índio Carapirú perambula sozinho pela serras do Brasil Central até ser encontrado na Bahia, dez anos depois, pelo sertanista Sydney Possuelo. Levado para Brasília, vira alvo de polêmica entre antropólogos e lingüistas, e acaba retornando à aldeia de origem.

É um documentário do real ou um sonho da ficção? Um documentário em forma de sonho ou a documentação do sonho em forma de fábula? Ficção histórica ou memória reencenada? Andrea Tonacci, um dos cineastas mais experimentais de todos os tempos, faz mais uma obra-prima.

“A Serra da Desordem” é a reflexão do processo civilizatório e a tragédia pessoal do índio, alter-ego tonacciano do homem perdido que não consegue se comunicar, e que vaga. Deus inventou a liberdade, o Diabo o arame farpado.

A Natureza inventou o Homem, e o Homem inventou o Cinema. Andrea Tonacci (re) inventou a história de Carapirú, nas Serras da Desordem. Na ordem da montagem, na serra da poesia, Tonacci se reinventou, e, assim, reinventou o cinema brasileiro.

Serviço
Serras da desordem. Andrea Tonacci. 06. p/b & cor. 135’. No Espaço Cultural da loja Ná Figueiredo - Av. Gentil Bittencourt, 449. Nesta segunda, 22, às 18h30. Entrada franca. Realização: Fapespa. Parceria: APJCC. Apoio: lojas Ná Figueiredo.

20.11.09

Cinema e educação no Circuito Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante

Filmes de animação para o público infanto-juvenil, obras de valor artístico e de formação de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial.

É assim que se pode definir a “Sessão Criança Itinerante”, que acontece dentro da programação do Circuito Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, de 24 a 29 de novembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia (ao lado, o folder - clique na imagem).

A mostra é realizada pelo Cineduc, entidade que há 39 anos trabalha com educação para a imagem. Além das sessões de cinema, o projeto oferece também uma palestra para professores com o tema “As múltiplas funções do audiovisual na escola”, onde propõe a troca de informações e de idéias sobre o tema, tão atual e ainda pouco discutido entre os educadores.

A palestra para os professores, que será no dia 24, às 9h, propõe uma troca de idéias sobre o Cinema na Educação. Uma vez que o mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, é importante que o educador se antene para o cinema como um instrumento formador de opinião e de comportamento.

Conhecendo os elementos dessa linguagem audiovisual tão bem como conhece os elementos da linguagem falada e escrita, o professor passa a atuar na Educação, de forma mais comprometida com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

O debate sobre o uso do audiovisual nas escolas tem sido intenso, e ainda assim muitas dúvidas persistem.


OS FILMES DA SESSÃO CIRNAÇA 9h e 14h – No Hangar

KIRIKU E A FEITICEIRA
Direção: Michel Ocelot
França, Bélgica e Luxemburgo / 1998 / 71 minutos
Kiriku é um menino africano muito pequeno, que já nasceu andando e falando. A aldeia em que vive sofre com a maldade da feiticeira Karaba, que secou a fonte de água e devorou os homens que foram lutar contra ela. Kiriku, com muita inteligência e coragem, vai se confrontar com a terrível Karaba e livrar seu povo da seca, do terror e do preconceito.


A PROFECIA DOS SAPOS
Direção: Jacques-Remy Girerd
França /2003 / 90 minutos
Os sapos profetizam um dilúvio e uma família muito especial transforma sua casa em abrigo flutuante. Os animais domésticos e os de um zoológico próximo são salvos das águas, mas carnívoros e herbívoros precisam aprender a conviver no mesmo espaço.

O REINO DOS GATOS
Direção: Hiroyuki Morita
Japão / 2002 / 75 minutos
Na volta da escola, Haru salva a vida de um gato estranho e distraído, que carregava na boca um pequeno pacote. À noite recebe a visita do Rei dos Gatos, que a convida a visitar seu reino. Haru penetra em um mundo cheio de surpresas e maravilhas.

ROTA DE COLISÃO
Direção: Roberval Duarte
Brasil / 1999 / 12 min
Um operário, uma criança e um ladrão vivem suas vidas, que em certo momento vão se cruzar numa situação inesperada.

BRICHOS
Direção: Paulo Munhoz
Brasil / 2007 / 77 minutos
Tales, Jairzinho e Bandeira são três jovens moradores da Vila dos Brichos, que são os bichos brasileiros. No esforço de criar uma estratégia para ganhar um campeonato de videogame, eles se metem em aventuras e descobrem a história da Vila e um grande segredo no coração da floresta.

DERRUBE JACK
Direção: Ricardo Elias
Brasil / 1993 / 7 min
Um menino tenta, de forma bem humorada, fazer o espectador adivinhar qual é o trabalho de seu pai em um circo.

CASTELO ANIMADO
Direção: Hayao Miyazaki
Japão / 2004 / 119 minuto
A jovem Sophie conhece o belo mágico Hauru e desperta o ciúme da Bruxa das Terras Desoladas, que a transforma em uma velha. Buscando um modo de desfazer o feitiço, Sophie acaba encontrando o castelo de Hauru, que mudava sempre de lugar, e iniciou uma grande aventura

Serviço
“Sessão Criança Itinerante”, às 9h e às 14h (duas sessões) - Na programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. De 24 a 29 de novembro – Hangar. Av. Dr. Freitas, s/n, CEP: 66613-902. Telefone: (91) 3344-0100 / 3344-0101 / 3344 0102. Entrada franca.


Projetos aprovados pela Lei Semear


1. PROJETO: FIO DE ESPERANÇA – A ARTE DE CONVIVER COM A DOENÇA
PROCESSO: 098/09
PROPONENTE: MARIA LÚCIA LIMA
CNPJ/CPF: 175.576.662-91
ÁREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 15.865,00

2.PROJETO: MPB
PROCESSO: 099/09
PROPONENTE: IDAN NILDA DE AMORIM GÓES
CNPJ/CPF: 129.377.112-00
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

3. PROJETO: LARGO CULTURAL DAS MERCES
PROCESSO: 100/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA
CNPJ/CPF: 03.667.829/0001-30
ÁREA DE ATUAÇÃO: FOTOGRAFIA
VALOR: R$ 120.000,00

4. PROJETO: PROFESSOR DE MÚSICA DO PRÉ AO FUNDAMENTAL
PROCESSO: 102/09
PROPONENTE: ELESBÃO DE CASTRO EWERTON FILHO
CNPJ/CPF: 041.754.172-49
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 77.540,00

5. PROJETO: PROJETO REVEILLON DA ESTAÇÃO
PROCESSO: 103/09
PROPONENTE: MARYLEIDE FREITAS COSTA
CNPJ/CPF: 572.682.152-15
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

6. PROJETO: LOUVANDO DEUS CANTANDO UMBANDA II
PROCESSO: 104/09
PROPONENTE: RITA DARCELINA REIS PINHEIRO
CNPJ/CPF: 002.634.942-68
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 78.205,00

7. PROJETO: PAIXÃO DE CRISTO DE ABAETETUBA
PROCESSO: 106/09
PROPONENTE: TEREZINHA DE JESUS SILVA SANTOS
CNPJ/CPF: 086.639.552-00
ÁREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 42.450,00

8. PROJETO: ARTESANATO DE ABAETETUBA EM MIRITI
PROCESSO: 107/09
PROPONENTE: CARLOS ANDRÉ CARDOSO DOS SANTOS
CNPJ/CPF: 814.422.702-68
ÁREA DE ATUAÇÃO: ARTESANATO
VALOR: R$ 30.000,00

9. PROJETO: OS CINCO AMIGOS E O SEGREDO DA COISA
PROCESSO: 108/09
PROPONENTE: BRUNO CARVALHO DE MELO RODRIGUES
CNPJ/CPF: 003.161.222-97
ÁREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 25.000,00

10. PROJETO: KANAMARYS 2010
PROCESSO: 109/09
PROPONENTE: MIGUEL MOTA DE OLIVEIRA
CNPJ/CPF: 247.468.942-72
ÁREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 20.000,00

11.PROJETO: CURTA METRAGEM MATINTA – FINALIZAÇÃO E LANÇAMENTO
PROCESSO: 110/09
PROPONENTE: FERNANDO SEGTOWIK GOMES CARDOSO
CNPJ/CPF:
ÁREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 87.485,00

12. PROJETO: O BRILHO E A BELEZA DO PASSADO – AZULEJARIA DO SÉCULO XVIII AO XX.
PROCESSO: 111/09
PROPONENTE: ROSA LÚCIA MACIEL SOARES
CNPJ/CPF: 377.768.432-53
ÁREA DE ATUAÇÃO: PATRIMÔNIO
VALOR: R$ 130.000,00

13. PROJETO: XI FESTIVAL DO MARISCO E MÚSICA (BERÇÁRIO DO MAR)
PROCESSO: 112/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DE PACURITEUA - AMAB
CNPJ/CPF: 07.969.906/0001-68
ÁREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 81.169,00

14. PROJETO: II FESTIVAL CULTURAL DE MÚSICA PARAENSE DE BRAGANÇA
PROCESSO: 114/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO CULTURA MÚSICAL BRAGANTINA
CNPJ/CPF: 09.480.231/0001-14
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 61.309,00

15. PROJETO: INTERCÂMBIOS NA DANÇA 2010
PROCESSO: 115/09
PROPONENTE: CIA DE DANÇAS CLARA PINTO
CNPJ/CPF: 22.989.701/0001-38
ÁREA DE ATUAÇÃO: DANÇA
VALOR: R$ 150.000,00

16. PROJETO: ESPETÁCULO TEATRAL PAIXÃO DE CRISTO EM CANUDOS – ANO 24
PROCESSO: 116/09
PROPONENTE: CRISTIANO DE SOUZA AGUIAR
CNPJ/CPF: 633.103.412-91
ÁREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 63.000,00

17. PROJETO: A ÚLTIMA TRIBULAÇÃO
PROCESSO: 117/09
PROPONENTE: MÁRCIO NAZARENO SILVA ARAÚJO
CNPJ/CPF: 460.509.492-04
ÁREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 44.500,00

18. PROJETO: DVD BANDA AMAZONAS
PROCESSO: 119/09
PROPONENTE: FRANCISCO DE ASSIS BATISTA CORRÊA
CNPJ/CPF: 767.774.992-53
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

19. PROJETO: PROJETO PAIXÃO FOSCA
PROCESSO: 120/09
PROPONENTE: GUALTÉR DÍDIMO LIMA DOS SANTOS
CNPJ/CPF: 978.994.022-04
ÁREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 43.000,00

20. - PROJETO: CINE ESTAÇÃO
PROCESSO: 122/09
PROPONENTE: ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARÁ 2000
CNPJ/CPF: 03.584.058/0001-18
ÁREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 202.920,00

21. PROJETO: CD DRINK SONORO
PROCESSO: 123/09
PROPONENTE: BRUNO DANIEL DAS NEVES BENITEZ
CNPJ/CPF: 661.259.362-87
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 46.660,00

22. PROJETO: TOCANTINART
PROCESSO: 125/09
PROPONENTE: ALFREDO PEREIRA DE MORAES
CNPJ/CPF: 043.731.112-00
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

23. PROJETO: IX FEBRAF – FESTIVAL BRASILEIRO DE FOLCLORE DO PARÁ
PROCESSO: 126/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO DOS GRUPOS DE FOLCLORE DE BELÉM - AFBE
CNPJ/CPF: 22.918.502/0001-39
ÁREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 100.000,00

24. PROJETO: DE ONDE VEM ESSA BATIDA?
PROCESSO: 127/09
PROPONENTE: EDUARDO AUGUSTO AZEVEDO RODRIGUES DE SOUZA
CNPJ/CPF: 602.489.982-34
ÁREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 180.000,00

25. PROJETO: OUTRO OLHAR PARA HENRY BATES
PROCESSO: 128/09
PROPONENTE: LUIZ AUGUSTO RODRIGUES
CNPJ/CPF: 380.066.002-44
ÁREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 63.887,00

26. PROJETO: DAYSE ADDARIO – FINALIZAÇÃO DO DVD E SHOW DE LANÇAMENTO
PROCESSO: 129/09
PROPONENTE: DAYSE FÁTIMA ADDARIO DE ALMEIDA
CNPJ/CPF: 129.689.942-04
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

27. PROJETO: SÓ DANÇO SAMBA
PROCESSO: 130/09
PROPONENTE: NÁTÁLIA NUNES AVELAR
CNPJ/CPF: 731.449.082-15
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 96.300,00

28. PROJETO: BELÉM CHEIA DE BOSSA 2
PROCESSO: 131/09
PROPONENTE: ALANYSE CONCEIÇÃO TAVARES
CNPJ/CPF: 092.474.082-53
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

29. PROJETO: VINICIUS SARAVÁ – 30 ANOS DE SAUDADE
PROCESSO: 132/09
PROPONENTE: ANDRÉA GONÇALVES CORDEIRO
CNPJ/CPF: 378.869.322-34
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 62.190,00

30. PROJETO: RESGATANDO A CULTURA DOS CORDÕES DE PASSÁROS
PROCESSO: 133/09
PROPONENTE: PAULO DE SOUZA SILVA
CNPJ/CPF: 586.238.412-04
ÁREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 29.500,00

31. PROJETO: 20 ANOS DE FRUTA QUENTE GRAVAÇÃO DO DVD E CD
PROCESSO: 136/09
PROPONENTE: LUIZ OTÁVIO DE SOUZA GORAYEB
CNPJ/CPF: 184.008.682-34
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

32. PROJETO: 20 ANOS DE FRUTA QUENTE MIXAGEM, MASTERIZAÇÃO E EDIÇÃO DO DVD E CD.
PROCESSO: 137/09
PROPONENTE: LUIZ GUILHERME DA SILVA COSTA
CNPJ/CPF: 093.849.102-44
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

33. PROJETO: 1º FESTIVAL DE MÚSICA DE OUTEIRO
PROCESSO: 139/09
PROPONENTE: JOÃO CARLOA ARAÚJO DE ANDRADE
CNPJ/CPF: 455.527.622-15
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

34. PROJETO: DVD BANDA NOVA – O NOVO SWING DO BRASIL
PROCESSO: 140/09
PROPONENTE: RAIMUNDO MACEDO FILHO
CNPJ/CPF: 128.666.792-53
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

35. PROJETO: DVD PAULO ANDRÉ BARATA - SINFÔNICO
PROCESSO: 141/09
PROPONENTE: CARMEN MARIA RIBAS GOMES
CNPJ/CPF: 126.090.562-90
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

36. - PROJETO: CD RECANTO
PROCESSO: 143/09
PROPONENTE: ARTHUR ESPINDOLA ORIENTE VASCONCELOS
CNPJ/CPF: 888.436.962-20
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 65.000,00

37. PROJETO: CD ORQUESTRA BRASILEIRA DE BELÉM VOL. 1
PROCESSO: 144/09
PROPONENTE: MARIA ANTÔNIA JIMENEZ
CNPJ/CPF: 508.903.362-53
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

38. PROJETO: DVD FIRMO CARDOSO
PROCESSO: 145/09
PROPONENTE: ANTÔNIO FIRMO DIAS CARDOSO NETO
CNPJ/CPF: 061.919.322-00
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

39-PROJETO: ENSINARTE
PROCESSO: 146/09
PROPONENTE: FORTUNATO ERNESTO NETO
CNPJ/CPF: 127.172.822-20
AREA DE ATUAÇÃO: ARTES PLÁSTICAS
VALOR: R$ 40.500,00

40-PROJETO: BANDURRA
PROCESSO: 148/09
PROPONENTE: RAIMUNDO VALTER DOS SANTOS FREITAS
CNPJ/CPF: 081.296.812-34
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 83.755,00

41-PROJETO: QUARTETO PÉ DI SÍ – TURNÊ PARAENSE
PROCESSO: 149/09
PROPONENTE: JONATHAN GUIMARÃES E MIRANDA
CNPJ/CPF: 052.648.526-42
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 47.745,00

42-PROJETO: GRAVAÇÃO DO CD “DESPEDIDA” E SHOWS DE LANÇAMENTO
PROCESSO: 150/09
PROPONENTE: FÁBIO GURJÃO BARRETO
CNPJ/CPF: 617.340.392-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

43-PROJETO: GRAVAÇÃO E LANÇAMENTO DO DVD MAHRCO MONTEIRO (25 ANOS DE CARREIRA)
PROCESSO: 151/09
PROPONENTE: ANTONIO ROBERTO RODRIGUES
CNPJ/CPF: 033.227.772-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

44-PROJETO: PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO TEATRAL
PROCESSO: 152/09
PROPONENTE: GRUPO DE TEATRO PALHA
CNPJ/CPF: 04.731.147/0001-02
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 110.000,00

45-PROJETO: BACURI – I MOSTRA DE CINEMA INFANTIL
PROCESSO: 153/09
PROPONENTE: PAULA MACEDO LOPES
CNPJ/CPF: 170.859.388-89
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 162.350,00

46-PROJETO: ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO
PROCESSO: 154/09
PROPONENTE: EVANDRO COSTA DE MEDEIROS
CNPJ/CPF: 372.274.912-34
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 70.000,00

47-PROJETO: MULHERES, MÃES E VIÚVAS DA TERRA:SOBREVIVÊNCIA DA LUTA, ESPERANÇA DE JUSTIÇA.
PROCESSO: 155/09
PROPONENTE: EVANDRO COSTA DE MEDEIROS
CNPJ/CPF: 372.274.912-34
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 44.050,00

48-PROJETO: I FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL DA AMAZÔNIA - FEMIA
PROCESSO: 157/09
PROPONENTE: VANJA LÚCIA AMORIM LIMA
CNPJ/CPF: 207.668.662-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 87.792,00

49-PROJETO: ELES CANTAM. A VOZ DA CENSURA MUSICAL
PROCESSO: 158/09
PROPONENTE: VANJA LÚCIA AMORIM LIMA
CNPJ/CPF: 207.668.662-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 59.775,00

50-PROJETO: MOSTRA DE CINEMA DA AMAZÔNIA
PROCESSO: 161/09
PROPONENTE: INSTITUTO CULTURAL AMAZÔNIA BRASIL - ICAB
CNPJ/CPF: 08.048.339/0001-70
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 100.000,00

51-PROJETO: OFICINA DE CRIAÇÃO ARTESANAL DE FIBRAS VEGETAIS
PROCESSO: 162/09
PROPONENTE: ADALGISA NAHUM PACHECO
CNPJ/CPF: 625.780.142-72
AREA DE ATUAÇÃO: ARTESANATO
VALOR: R$ 30.000,00

52-PROJETO: JAAFA REGGAE “CANTO TRIBAL”
PROCESSO: 163/09
PROPONENTE: DANIELLE GOMES CARDOSO
CNPJ/CPF: 426.597.012-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

53-PROJETO: ESPETÁCULO O QUEBRA NOZEZ
PROCESSO: 164/09
PROPONENTE: CENTRO DE DANÇAS E FITNESS LTDA
CNPJ/CPF: 02.251.428/0001-32
AREA DE ATUAÇÃO: DANÇA
VALOR: R$ 140.000,00

54-PROJETO: PROJETO VIÉS
PROCESSO: 165/09
PROPONENTE: ELAINE RAQUEL DA CUNHA LEÃO
CNPJ/CPF: 581.144.912-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

55-PROJETO: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO PARÁ
PROCESSO: 166/09
PROPONENTE: WILLIAM GAIA FARIAS
CNPJ/CPF: 443.200.352-91
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 91.074,28

56-PROJETO: SUA MAJESTADE O SAMBA
PROCESSO: 167/09
PROPONENTE: ETEVALDO MASCATE DE SOUZA
CNPJ/CPF: 048.965.212-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 76.146,40

57-PROJETO: ZARABATANA JAZZ SHOW E GRAVAÇÃO DE DVD
PROCESSO: 168/09
PROPONENTE: EMERSON JOSÉ LOBATO COELHO
CNPJ/CPF: 409.992.382-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

58-PROJETO: RESGATE DO CARNAVAL DE BELÉM
PROCESSO: 169/09
PROPONENTE: ELIDA CRISTINA DA SILVA BRAZ
CNPJ/CPF: 619.533.692-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

59-PROJETO: TECNOBREGA MULTITUDE
PROCESSO: 170/09
PROPONENTE: THIAGO ANTUNES MILHOMENS
CNPJ/CPF: 792.256.402-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

60-PROJETO: PELAS PRAÇAS DE BELÉM II
PROCESSO: 171/09
PROPONENTE: ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DA SILVA
CNPJ/CPF: 250.804.312-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

61-PROJETO: NOS QUINTAIS DO CARIMBÓ,
PROCESSO: 172/09
PROPONENTE: ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DA SILVA
CNPJ/CPF: 250.804.312-53
AREA DE ATUAÇÃO: MUSICA
VALOR: R$ 100.000,00

62-PROJETO: CLEMENTE FERREIRA JUNIOR – COMPOSITOR NA BELA ÉPOCA AMAZÔNICA
PROCESSO: 174/09
PROPONENTE: LEONARDO VIEIRA VENTURIERI
CNPJ/CPF: 658.270.122-00
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 130.000,00

63-PROJETO: DEZ ANOS DE HISTÓRIAS
PROCESSO: 175/08
PROPONENTE: BELLA PINTO DE SOUZA
CNPJ/CPF: 159.060.352-49
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 25.000,00

64-PROJETO: ORQUESTRA DE LUZES
PROCESSO: 177/09
PROPONENTE: MÁRCIA JORGE ALIVERTI
CNPJ/CPF: 173.982.312-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

65-PROJETO: CARNAVAL 2010 É COM O BLOCO CIRI MILHADO – 10 ANOS DE ALEGRIA EM IGARAPÉ-AÇÚ.
PROCESSO: 179/09
PROPONENTE: SIDNEY GOMES DE BARROS
CNPJ/CPF: 392.300.312-91
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 80.000,00

66-PROJETO: FESTIVAL NOSSA ARTE 2010
PROCESSO: 181/09
PROPONENTE: FEDERAÇÃO DA APAES DO ESTADO DO PARÁ
CNPJ/CPF: 01.280.707/0001- 61
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 47.025,00

67-PROJETO: SONS DE BELÉM
PROCESSO: 184/09
PROPONENTE: BRUNO VIEIRA SANTOS CORREIA
CNPJ/CPF: 729.278.792-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 140.000,00

68-PROJETO: PO PO PO CULTURAL
PROCESSO: 185/09
PROPONENTE: BM PROMOÇÕES LTDA
CNPJ/CPF: 01.141.020/0001-56
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

69-PROJETO: A MENINA DOS MEUS OLHOS
PROCESSO: 186/09
PROPONENTE: WILMS DANIEL NASCIMENTO BASTOS
CNPJ/CPF: 279.518.042-15
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 44.684,50

70-PROJETO: MÚSICA PARAENSE.ORG: PÉSQUISA, CATALOGAÇÃO E DIFUSÃO DA MUSICOGRAFIA PARAENSE.
PROCESSO: 187/09
PROPONENTE: EDVALDO PINTO PEREIRA DE SOUZA
CNPJ/CPF: 366.945.002-06
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 60.000,00

71-PROJETO: NADO MÍTICO
PROCESSO: 189/09
PROPONENTE: JOSÉ WILSON MALHEIROS DA FONSECA
CNPJ/CPF: 004.836.052-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

72-PROJETO: SÉTIMO SENTIDO – MARIA LIDIA
PROCESSO: 190 0/09
PROPONENTE: MARIA LÍDIA AIRES DE MENDONÇA
CNPJ/CPF: 133.030.232-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

73-PROJETO: ESSE RUY É MINHA RUA – RUY BARATA POR OLIVAR BARRETO.
PROCESSO: 191/09
PROPONENTE: OLIVAR NASCIMENTO PAZ BARRETO
CNPJ/CPF: 303.784.942-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

74-PROJETO: REVISTA GOTAZ
PROCESSO: 192/09
PROPONENTE: DIANA CAROLINA MENDONÇA FIGUEROA
CNPJ/CPF: 905.367.702-04
AREA DE ATUAÇÃO: ARTES VISUAIS
VALOR: R$ 120.000,00

75-PROJETO: CARIMBÓ PATRIMÔNIO NOSSO: PUBLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DO CARIMBÓ
PROCESSO: 193/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ - ARQPEP
CNPJ/CPF: 10.542.722/0001-21
AREA DE ATUAÇÃO: PATRIMONIO
VALOR: R$ 90.000,00

76-PROJETO: MÉMORIA DA COLÔNIA DO PRATA: TRATAMENTO TÉCNICO DO ACERVO DOCUMENTAL
PROCESSO: 194/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ARQYUVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ - ARQPEP
CNPJ/CPF: 10.542.722/0001-21
AREA DE ATUAÇÃO: BIBLIOTECA
VALOR: R$ 130.000,00

77-PROJETO: PROJETO ZIMBA
PROCESSO: 195/09
PROPONENTE: EDUARDO ANTONIO COMARU GOUVEIA
CNPJ/CPF: 837.231.702-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 65.000,00

78-PROJETO: DUO DENO E OS COMPOSITORES PARAENSES
PROCESSO: 196/09
PROPONENTE: FRANCISCO RONALDO SARMANHO DE SOUZA FILHO
CNPJ/CPF: 811.806.832-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 50.000,00

79-PROJETO: DVD MESTRE VIEIRA - 50 ANOS DE GUITARRADA
PROCESSO: 197/09
PROPONENTE: LUCIANA KELLY PINHO DE MEDEIROS
CNPJ/CPF: 352.806.462-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

80-PROJETO: ARRASTÃO DO PAVULAGEM: CORTEJOS DE CULTURA POPULAR 2009
PROCESSO: 198/09
PROPONENTE: LUIZ MARIA DE JESUS SOARES JÚNIOR
CNPJ/CPF: 184.920.292-34
AREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 120.000,00

81-PROJETO: ACÚSTICO
PROCESSO: 199/09
PROPONENTE: SILVIA CRISTINA FIGUEIREDO DE SOUZA
CNPJ/CPF: 401.920.402-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

82-PROJETO: CD CORES, SONS E SENSAÇÕES
PROCESSO: 200/09
PROPONENTE: FABRÍCIO DE JESUS LEAL DA COSTA
CNPJ/CPF: 651.585.122-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 71.800,00

83-PROJETO: FUNDO REINO
PROCESSO: 202/09
PROPONENTE: ANDRÉA AUGUSTA MENDES ROCHA
CNPJ/CPF: 219.624.802-91
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 60.000,00

84-PROJETO: MÚSICA - ANANINDEUA
PROCESSO: 203/09
PROPONENTE: FUNDAÇÃO AMAZÔNICA DE MÚSICA - FAM
CNPJ/CPF: 02.025.456/0001-31
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

85-PROJETO: MÚSICA – SANTA CRUZ DO ARARI
PROCESSO: 204/09
PROPONENTE: FUNDAÇÃO AMAZÔNICA DE MÚSICA - FAM
CNPJ/CPF: 02.025.456/0001-31
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

86-PROJETO: ORQUESTRA MARAJÓ
PROCESSO: 205/09
PROPONENTE: PRÍAMO DE CARVALHO BRANDÃO
CNPJ/CPF: 377.518.082-68
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

87-PROJETO: 1º FESTIVAL DE REGGAE PARAENSE
PROCESSO: 206/09
PROPONENTE: LEILA MARIA PIMENTEL DE OLIVEIRA
CNPJ/CPF: 294.538.012-91
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

88-PROJETO: OS PALHAÇOS E O TRÂNSITO NA ESCOLA 02
PROCESSO: 207/09
PROPONENTE: PAULO ROBERTO MILÉO DE OLIVEIRA
CNPJ/CPF: 116.573.672-15
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 85.400,00

89-PROJETO: DESENCANTARES – ANDRÉA PINHEIRO INTERPRETA WALTER FREITAS
PROCESSO: 208/09
PROPONENTE: ANDRÉA MARA DE MIRANDA PINHEIRO
CNPJ/CPF: 352.859.902-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

90-PROJETO: CONDACC FEST
PROCESSO: 210/09
PROPONENTE: WALTER LEONARDI FRANCO
CNPJ/CPF: 886.459.082-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 60.000,00

91-PROJETO: PROJETO CULTURAL ROCEIROS DA PEDREIRA
PROCESSO: 211/09
PROPONENTE: MARIA DAS GRAÇAS DE ASSIS RODRIGUES
CNPJ/CPF: 235.804.882-87
AREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 10.000,00

92-PROJETO: FESTIVAL ESCOLAR DE DANÇA DO PARÁ
PROCESSO: 212/09
PROPONENTE: LUIZA MONTEIRO DE SOUZA
CNPJ/CPF: 789.808.102-10
AREA DE ATUAÇÃO: DANÇA
VALOR: R$ 20.000,00

93-PROJETO: A IMAGEM DO SABOR DA AMAZÔNIA
PROCESSO: 213/09
PROPONENTE: TAINÁ PAIVA GODINHO
CNPJ/CPF: 713.017.042-53
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 105.000,00

94-PROJETO: AMAZÔNIA CHE TI FA BENE
PROCESSO: 214/09
PROPONENTE: TAINÁ PAIVA GODINHO
CNPJ/CPF: 713.017.042-53
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 110.000,00

95-PROJETO: CIRCUITO CULTURAL FLORESTA SONORA
PROCESSO: 215/09
PROPONENTE: LEONARDO CHERMONT RODRIGUES
CNPJ/CPF: 752.950.322-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

96-PROJETO: PRELÚDIO DAS VAMPIS
PROCESSO: 217/09
PROPONENTE: MARIA DOS PRAZERES DA COSTA CAXIADO
CNPJ/CPF: 166.601.962-34
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 61.500,00

97-PROJETO: ARTE MOV. FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE EM MÍDIAS MÓVEIS
PROCESSO: 218/09
PROPONENTE: GISELI CORREA VASCONCELOS
CNPJ/CPF: 604.787.722-20
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 300.000,00

98-PROJETO: O SOM DA POESIA PARAENSE
PROCESSO: 219/09
PROPONENTE: FERNANDO LUIZ DE SOUZA PESSOA
CNPJ/CPF: 004.304.472-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 79.000,00

99-PROJETO: CD SAMBA, TEM – GRAVAÇÃO E LANÇAMENTO
PROCESSO: 221/09
PROPONENTE: LETÍCIA BARROS SECCO
CNPJ/CPF: 711.717.462-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

100-PROJETO: AOS FILHOS DE NOSSA ALDEIA
PROCESSO: 222/09
PROPONENTE: MARIO ROBERTO COSTA DE MORAES
CNPJ/CPF: 236.682.962-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 69.176,00

101-PROJETO: BELROCK 2.0
PROCESSO: 224/09
PROPONENTE: ALBERY CARLOS DA SILVA RODRIGUES
CNPJ/CPF: 647.870.442-49
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 150.000,00

102-PROJETO: DVD MINISTÉRIO VEM COM A RUA GLÓRIA
PROCESSO: 226/09
PROPONENTE: FILIPE FONSECA BITENCOURT
CNPJ/CPF: 859.772.762-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 80.000,00

103-PROJETO: 3º FESTIVAL DA CANÇÃO DE ICOARACI
PROCESSO: 227/09
PROPONENTE: RAIMUNDO MACEDO FILHO
CNPJ/CPF: 128.666.792-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$: 100.000,00

104-PROJETO: GRAVAÇÃO DO DVD DA ORQUESTRA ASAFE 40 ANOS COMO DISCIPULO TEU
PROCESSO: 229/09
PROPONENTE: IVANIA PANTOJA DEA LBUQUERQUE CARVALHO
CNPJ/CPF: 775.984.742-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 74.000,00

105-PROJETO: O SOM DA MARÉ – TERCEIRA EDIÇÃO
PROCESSO: 230/09
PROPONENTE: EVARISTO MELO FERREIRA
CNPJ/CPF: 132.752.162-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

106-PROJETO: KAOS
PROCESSO: 231/09
PROPONENTE: PAULO ROBERTO ALVES
CNPJ/CPF: 146.415.422-87
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 50.000,00

107-PROJETO: TURNÊ DE SHOWS DE COMÉDIA STAND-UP PELO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ
PROCESSO: 232/09
PROPONENTE: DIEGO DUARTE BORGES
CNPJ/CPF: 799.530.262-20
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 62.000,00

108-PROJETO: CORDÃO DE FLOR “A ROSA JUVENIL”
PROCESSO: 233/09
PROPONENTE: FRANCISCA AURICÉLIA GOMES COSTA
CNPJ/CPF: 786.245.922-91
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 36.200,00

109-PROJETO: WILSON FONSECA: SÉRIE MEMÓRIA DA MÚSICA PARAENSE
PROCESSO: 234/09
PROPONENTE: LAURENIR SANTOS PENICHE
CNPJ/CPF: 576.017.632-44
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 120.000,00

110-PROJETO: GRAVAÇÃO DO CD E SHOW DE LANÇAMENTO – “ADRIANA CAVALCANTE”
PROCESSO: 235/09
PROPONENTE: ADRIANA COSTA CAVALCANTE
CNPJ/CPF: 616.214.632-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

111-PROJETO: AMAZÔNIA - ÁGUA DO MUNDO
PROCESSO: 237/09
PROPONENTE: CÉZAR ESCÓCIO DE FARIA JUNIOR
CNPJ/CPF: 117.716.420-78
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

112-PROJETO: VER-O-PESO DA MÚSICA GOSPEL
PROCESSO: 238/09
PROPONENTE: DANIEL COELHO MACIEL
CNPJ/CPF: 097.379.102-06
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

113-PROJETO: MIGUEL MIGUEL
PROCESSO: 239/09
PROPONENTE: ROGER ELARRAT DO CARMO
CNPJ/CPF: 686.150.942-68
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 250.000,00

114-PROJETO: ATELIER BRASIL
PROCESSO: 240/09
PROPONENTE: ÍTALO SOARES DE BRITO
CNPJ/CPF: 593.566.502-68
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 208.000,00

115-PROJETO: ROCK RURAL
PROCESSO: 241/09
PROPONENTE: WALMEIRE ALVES DE MELO COSTA
CNPJ/CPF: 049.350.982-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 59.012,00

116-PROJETO: CURA DAS NAÇÕES
PROCESSO: 243/09
PROPONENTE: LILIAM DE SOUZA RIBEIRO
CNPJ/CPF: 919.688.952-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 74.950,00

117-PROJETO: LIVRO DE POESIA – TRATADO ACERCA DAS FLORES
PROCESSO: 244/09
PROPONENTE: NEY ROBERTO NASCIMENTO COHEN
CNPJ/CPF: 165.894.752-53
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 12.000,00


118-PROJETO: PROJETO TRELELÊ
PROCESSO: 245/09
PROPONENTE: FELIPE AUGUSTO SERRA CORDEIRO
CNPJ/CPF: 719.971.052-68
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 65.000,00

119-PROJETO: KITSCH POP CULT – FELIPE CORDEIRO
PROCESSO: 246/09
PROPONENTE: FELIPE AUGUSTO SERRA CORDEIRO
CNPJ/CPF: 719.971.052-68
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

120-PROJETO: I NATAL AMAZÔNICO
PROCESSO: 247/09
PROPONENTE: LAERTE ALMEIDA DE FIGUEIREDO
CNPJ/CPF: 140.552.362-04
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 100.000,00

121-PROJETO: TEMPO DESTINO
PROCESSO: 249/09
PROPONENTE: ERALDO COSTA SOARES BEZERRA
CNPJ/CPF: 228.455.502-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 78.660,00

122-PROJETO: I FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE ICOARACI
PROCESSO: 252/09
PROPONENTE: GIMENNA MARCELY GOMES RAPOSO
CNPJ/CPF: 991.062.242-91
AREA DE ATUAÇÃO: PATRIMONIO
VALOR: R$ 39.000,00

123-PROJETO: APONTAMENTOS HISTÓRICOS SÓCIO-ECONÔMICOS CULTURAIS, TURÍSTICOS E RELIGIOSOS DO MUNICÍPIO DE BUJARU.
PROCESSO: 253/09
PROPONENTE: SÉRGIO VICTOR SARAIVA PINTO
CNPJ/CPF: 184.383.502-91
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 42.950,00

124-PROJETO: LANÇAMENTO DO DVD DA BANDA DE BOBERA
PROCESSO: 254/09
PROPONENTE: FABRICIO GOMES CRISTINO
CNPJ/CPF: 802.136.422-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 75.000,00

125-PROJETO: INTERVENÇÃO HISTÓRICO, CULTURAL, ANTROPOLÓGICO E ARQUEOLÓGICO COMO PREPARAÇÃO DA IGREJA DE SANTANA DE BUJARU.
PROCESSO: 255/09
PROPONENTE: PARÓQUIA DE SÃO JOAQUIM
CNPJ/CPF: 02.727.757/0001-07
AREA DE ATUAÇÃO: PATRIMONIO
VALOR: R$ 210.000,00

126-PROJETO: BANDA FANFARRA – ARTE MÚSICA E EDUCAÇÃO
PROCESSO: 257/09
PROPONENTE: MARIZETE FERREIRA DA SILVA
CNPJ/CPF: 630.804.512-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

127-PROJETO: CRÔNICAS AMAZÔNICAS DE CAMILLO VIANA
PROCESSO: 258/09
PROPONENTE: CAMILLO NARTINS VIANNA
CNPJ/CPF: 000.318.282-72
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 60.000,00

128-PROJETO: CIRCUITO APARECIDA
PROCESSO: 259/09
PROPONENTE: IVA ROTHE NEVES
CNPJ/CPF: 372.975.972-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

129-PROJETO: TEM MÚSICA NO CORETO
PROCESSO: 260/09
PROPONENTE: WALDONEIDE GARCIA MARQUES
CNPJ/CPF: 210.619.472-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

130-PROJETO: DVD IRREVERÊNCIA
PROCESSO: 261/09
PROPONENTE: ANDERSON KLEITON DA SILVA CARDOSO
CNPJ/CPF: 824.049.172-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 80.000,00

131-PROJETO: DVD ADELBERT CARNEIRO
PROCESSO: 262/09
PROPONENTE: ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO
CNPJ/CPF: 440.896.192-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 80.000,00

132-PROJETO: GRAVAÇÃO DO SEGUNDO CD DE TURNÊ DE LANÇAMENTO – LA PUPUNÃ.
PROCESSO: 264/09
PROPONENTE: ADRIANO SOUSA DO NASCIMENTO
CNPJ/CPF: 646.904.742-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 140.000,00

133-PROJETO: GRAVAÇÃO DO CD DE FELIPE RIBEIRO E ANDRÉ CORUJA E SHOWS EM ESCOLAS
PROCESSO: 265/09
PROPONENTE: ANDRÉ PAIVA AMOEDO
CNPJ/CPF: 751.679.212-87
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 73.440,50

134-PROJETO: SHOW DE LANÇAMENTO DO CD AMOR AMOR DE LIA SOPHIA
PROCESSO: 266/09
PROPONENTE: ELIANE CARVALHO MOURA
CNPJ/CPF: 376.049.612-15
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 60.000,00

135-PROJETO: RETALHOS DE UMA MENTE LOUCA
PROCESSO: 267/09
PROPONENTE: MARCIO NAZARENO SILVA ARAÚJO
CNPJ/CPF: 460.509.492-04
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 44.200,00

136-PROJETO: INVASÃO (AINDA RESTA UMA ESPERANÇA)
PROCESSO: 268/09
PROPONENTE: LUCIENE NAZARÉ ALVES DE ALMEIDA
CNPJ/CPF: 837.261.602-72
AREA DE ATUAÇÃO: TEATRO
VALOR: R$ 55.000,00

137-PROJETO: DANÇAMAZÔNIA
PROCESSO: 271/09
PROPONENTE: MARINA BENARRÓS
CNPJ/CPF: 045.153.742-49
AREA DE ATUAÇÃO: DANÇA
VALOR: R$ 100.000,00

138-PROJETO: ÁGUA (PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA EM MÍDIA LOCATIVA)
PROCESSO: 272/09
PROPONENTE: VALZELI FIGUEIRA SAMPAIO
CNPJ/CPF: 236.795.142-04
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 150.000,00

139-PROJETO: 34º FESTIVAL DO FOLCLORE DE CURUÇA
PROCESSO: 274/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO DAS PESQUISAS SISTEMÁTICAS CULTURAIS ÍNTEGRAS
CNPJ/CPF: 07.559.331/0001-05
AREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 30.000,00

140-PROJETO: TURNÊ, VILAREJO ÍNTIMO
PROCESSO: 275/09
PROPONENTE: T. S VELOSO
CNPJ/CPF: 10.935.780/0001-15
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

141-PROJETO: COLETÂNEAS MÚSICA PARAENSE
PROCESSO: 279/09
PROPONENTE: N. FIGUEIREDO DOS SANTOS
CNPJ/CPF: 34.882.738/0001-41
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

142-PROJETO: A NOVA MÚSICA DA AMAZÔNIA
PROCESSO: 281/09
PROPONENTE: N. FIGUEIREDO DOS SANTOS
CNPJ/CPF: 34.882.738/0001-41
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

143-PROJETO: CD KATARINA ÁVILA DOIS LADOS – GRAVAÇÃO E LANÇAMENTO
PROCESSO: 282/09
PROPONENTE: ANA KATARINA OLIVEIRA AMARAL
CNPJ/CPF: 613.799.992-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 60.000,00

144-PROJETO: PAULO LEVI INTERPRETA NEGO NELSON
PROCESSO: 283/09
PROPONENTE: NELSON BATISTA FERREIRA
CNPJ/CPF: 055.914.652-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

145-PROJETO: CONEXÃO PARAENSE DE MÚSICA
PROCESSO: 284/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO CULTURAL AMAZÔNIA INDEPENDENTE- ACAI
CNPJ/CPF: 10.511.256/0001-17
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

146-PROJETO: PROJETO CONEXÃO
PROCESSO: 286/09
PROPONENTE: MARCEL RIBEIRO ARÊDE
CNPJ/CPF: 515.946.762-91
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

147-PROJETO: JANELA VIRTUAL
PROCESSO: 287/09
PROPONENTE: RENATO REIS SILVA
CNPJ/CPF: 725.370.942-04
AREA DE ATUAÇÃO: FOTOGRAFIA
VALOR: R$ 56.000,00

148-PROJETO: SHOW 50 ANOS DE ROBERTO CARLOS
PROCESSO: 289/09
PROPONENTE: ALANYSE CONCEIÇÃO TAVARES
CNPJ/CPF: 092.474.082-53
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

149-PROJETO: VÍDEO-CONEXÃO
PROCESSO: 290/09
PROPONENTE: PROSCILLA RÉGIS BRASIL
CNPJ/CPF: 640.722.312-15
AREA DE ATUAÇÃO: VÍDEO
VALOR: R$ 121.000,00

150-PROJETO: A CULTURA POPÚLAR VAI A PRAÇA
PROCESSO: 291/09
PROPONENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA MOREIRA
CNPJ/CPF: 104.244.402-10
AREA DE ATUAÇÃO: FOLCLORE
VALOR: R$ 40.232,00

151-PROJETO: AH SE EU SOUBESSE VOAR
PROCESSO: 292/09
PROPONENTE: FABRÍCIO CAVALCANTE
CNPJ/CPF: 760.020.632-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 65.000,00

152-PROJETO: PROJETO CARNAVAL CIDADÃO DE CAMETÁ
PROCESSO: 293/09
PROPONENTE: BENEDITO VALDIR FARIAS MARQUES
CNPJ/CPF: 184.999.372-68
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

153-PROJETO: GRAVAÇÃO DO CD E SHOW DE LANÇAMENTO – “JUCA CULATRA E POWER TRIO”
PROCESSO: 295/09
PROPONENTE: GUSTAVO SABOIA DE OLIVEIRA
CNPJ/CPF: 673.573.852-72
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

154-PROJETO: DIOGO 30 ANOS, CANTANDO O PARÁ
PROCESSO: 296/09
PROPONENTE: DOMINGOS EVANDO DA CUNHA BRITO
CNPJ/CPF: 223.100.372-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

155-PROJETO: TERRA DOS RIOS
PROCESSO: 297/09
PROPONENTE: MARIA CHRISTINA MONTEIRO BARBOSA
CNPJ/CPF: 109.540.152-15
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 130.000,00

156-PROJETO: ZULEIKA
PROCESSO: 298/09
PROPONENTE: AFONSO CARLOS LISBÔA GALLINDO
CNPJ/CPF: 008.790.357-14
AREA DE ATUAÇÃO: VPIDEO
VALOR: R$ 170.000,00

157-PROJETO: FOTOJORNALISMO PARAENSE
PROCESSO: 299/09
PROPONENTE: MARIA CHRISTINA MONTEIRO BARBOSA
CNPJ/CPF: 109.540.152-15
AREA DE ATUAÇÃO: FOTOGRAFIA
VALOR: R$ 120.000,00

158-PROJETO: ASPECTOS NATURAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS DO ARQUIPELAGO DO MARAJÓ.
PROCESSO: 300/09
PROPONENTE: ROBERTA FREIRE MÁRTIRES
CNPJ/CPF: 635.064.242-20
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 120.000,00

159-PROJETO: MINA DOS SABERES
PROCESSO: 301/09
PROPONENTE: ADLSIP – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DE PARAUAPEBAS
CNPJ/CPF: 06.975.632/0001-57
AREA DE ATUAÇÃO: BIBLIOTECA
VALOR: R$ 130.000,00

160-PROJETO: CULTURA MIX
PROCESSO: 302/09
PROPONENTE: PATRÍCIA LIA ARAÚJO DE MACEDO
CNPJ/CPF: 690.684.022-34
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

161-PROJETO: OFICINAS DE FORMAÇÃO EM CURTA - METRAGEM
PROCESSO: 303/09
PROPONENTE: COMPANHIA AMAZÔNICA DE FILMES S/S LTDA
CNPJ/CPF: 05.928.108/0001-62
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 230.000,00

162-PROJETO: AS FILHAS DA CHIQUITA – LANÇAMENTO DE DVD
PROCESSO: 304/09
PROPONENTE: COMPANHIA AMAZÔNICA DE FILMES S/S LTDA
CNPJ/CPF: 05.928.108/0001-62
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 50.000,00

163-PROJETO: CANTANDO E DANÇANDO A AMAZÔNIA, EM PROL DO ABRIGO JOÃO DE DEUS A “RUY BARATA, WALDEMAR HENRIQUE E WALTER BANDEIRA”
PROCESSO: 306/09
PROPONENTE: ABRIGO JOÃO DE DEUS – INSTITUIÇÃO DE AMPARO AOS MENDIGOS
CNPJ/CPF: 02.347.035/0001-52
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 73.886,00

164-PROJETO: FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA ANO II
PROCESSO: 308/09
PROPONENTE: GIBSON GIL PADRÃO MASSOUD
CNPJ/CPF: 766.916.752-15
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

165-PROJETO: VIRADA CULTURAL PARAENSE
PROCESSO: 30909
PROPONENTE: GISANDRO GIL PADRÃO MASSOUD
CNPJ/CPF: 661.452.442-91
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 110.000,00

166-PROJETO: SHALA – FINALIZAÇÃO E EXIBIÇÃO
PROCESSO: 310/09
PROPONENTE: JOÃO INÁCIO DE SOUZA NETO
CNPJ/CPF: 620.495.342-72
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 100.000,00

167-PROJETO: 6º FESTIVAL DE BELÉM DO CINEMA BRASILEIRO
PROCESSO: 311/09
PROPONENTE: E.F. ENTRETENIMENTOS CULTURAIS LTDA
CNPJ/CPF: 07.660.253/0001-30
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 200.000,00

168-PROJETO: CIRCUITO ITINERANTE DE CINEMA
PROCESSO: 312/09
PROPONENTE: AMAZÔNIA IMAGINÁRIA
CNPJ/CPF: 04.580.807/0001-00
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 300.000,00

169-PROJETO: STUDIO VIVO PA
PROCESSO: 317/09
PROPONENTE: RENATO CHALU PACHECO HUHN
CNPJ/CPF: 600.207.412-00
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 150.000,00

170-PROJETO: O AZUL DO DIA
PROCESSO: 318/09
PROPONENTE: LUCIANA MARTINS CHALU PACHECO
CNPJ/CPF: 452.849.892-87
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 150.000,00

171-PROJETO: DOCUMENTÁRIO “ESTAÇÃO DA SAUDADE” - PARTE
PROCESSO: 319/09
PROPONENTE: LUCIANA MARTINS CHALU PACHECO
CNPJ/CPF: 452.849.892-87
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 100.000,00

172-PROJETO: MÚSICAPARÁ .COM
PROCESSO: 320/09
PROPONENTE: ASSSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PARAENSE DE ROCK – PRÓ ROCK
CNPJ/CPF: 06.153.545/0001-14
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

173-PROJETO: BAFAFÁ PRÓ MÚSICA
PROCESSO: 321/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PARAENSE DE ROCK – PRÓ ROCK
CNPJ/CPF: 06.153.545/0001-14
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 82.417,00

174-PROJETO: A ÚLTIMA ESTAÇÃO
PROCESSO: 322/09
PROPONENTE: ASACINE PRODUÇÕES LTDA EPP
CNPJ/CPF: 37.981.206/0001-50
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 200.000,00

175-PROJETO: FEST SAMBA ENREDO
PROCESSO: 326/09
PROPONENTE: ANA VANILDA PEREIRA FERNANDES
CNPJ/CPF: 030.316.912-53
AREA DE ATUAÇÃO: MUSICAÍ
VALOR: R$ 97.500,00

176-PROJETO: CULTURA EM CIRCUITO
PROCESSO: 327/09
PROPONENTE: AFONSO CARLOS LISBOA GALLINDO
CNPJ/CPF: 008.790.357-14
AREA DE ATUAÇÃO: AUDIOVISUAL
VALOR: R$ 130.000,00

177-PROJETO: MEMORIAL DE PAULO FONTELES
PROCESSO: 328/09
PROPONENTE: INSTITUTO PAULO FONTELES
CNPJ/CPF: 09.249.357/0001-82
AREA DE ATUAÇÃO: BIBLIOTECA
VALOR: R$ 130.000,00

178-PROJETO: 1º FESTIVAL DA CANÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA
PROCESSO: 329/09
PROPONENTE: JOELMA KLAUDIA CARVALHO PINTO
CNPJ/CPF: 854.966.002-78
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 130.000,00

179-PROJETO: OS OLHOS DA MINHA ALMA
PROCESSO: 330/09
PROPONENTE: JANETE ELUAN LIMA
CNPJ/CPF: 134.980.102-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 45.000,00

180-PROJETO: SONS E TONS DA AMAZÔNIA
PROCESSO: 331/09
PROPONENTE: WAYDSON LUIZ LOBATO NUNES
CNPJ/CPF: 375.549.722-00
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 50.000,00

181-PROJETO: CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA
PROCESSO: 334/09
PROPONENTE: JOSÉ GUILHERME DOS SANTOS MOURA
CNPJ/CPF: 403.840.552-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

182-PROJETO: TAPAJAZZ FESTIVAL
PROCESSO: 335/09
PROPONENTE: JOSÉ GUILHERME DOS SANTOS MOURA
CNPJ/CPF: 403.840.552-49
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

183-PROJETO: CAIXA DA MEMÓRIA: MATERIAL DIDÁTICO DA ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA
PROCESSO: 336/09
PROPONENTE: FUNDAÇÃO HILÁRIO FERREIRA
CNPJ/CPF: 08.803.474/0001-83
AREA DE ATUAÇÃO: LITERATURA
VALOR: R$ 105.000,00

184-PROJETO: DVD GRUPO MUIRAQUITÃ
PROCESSO: 337/09
PROPONENTE: ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL GRUPO PARAFOLCLÓRICO MUIRAQUITÃ
CNPJ/CPF: 05.259.178/0001-75
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 70.000,00

185-PROJETO: PRODUÇÃO DE RÉPLICAS E CATALOGAÇÃO DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DE SANTARÉM ( 2 ETAPA))
PROCESSO: 340/09
PROPONENTE: INSTITUTO SANTARENO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CNPJ/CPF: 05.410.725/0001-71
AREA DE ATUAÇÃO: PATRIMONIO
VALOR: R$ 120.000,00

186-PROJETO: EDIÇÃO DO CD CABINHO LACERDA – MÚSICA E PARCERIA
PROCESSO: 341/09
PROPONENTE: EDNILDO DA COSTA CARDOSO
CNPJ/CPF: 770.113.922-20
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 80.000,00

187-PROJETO: DVD CAMINHO DE CANOA (POESIA, TEATRO, DANÇA E MÚSICA)
PROCESSO: 342/09
PROPONENTE: MÁRCIO ALAN NOGUEIRA NAVEGANTES
CNPJ/CPF: 610.932.972-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

188-PROJETO: AMAZÔNIA DOC – MOSTRAS ITINERANTES 2009
PROCESSO: 343/09
PROPONENTE: RENNAN ROSA
CNPJ/CPF: 934.757.802-91
AREA DE ATUAÇÃO: CINEMA
VALOR: R$ 300.000,00

189-PROJETO: NOITES COM SOL
PROCESSO: 345/09
PROPONENTE: CLÁUDIO AUGUSTO SOUZA DE FIGUEIREDO
CNPJ/CPF: 306.196.612-91
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 90.000,00

190-PROJETO: I FESTIVAL DE CARIMBÓ DE SALINÓPOLIS – MARIA PAJURÁ
PROCESSO: 346/09
PROPONENTE: PATRÍCIA NORAT GUILHON
CNPJ/CPF: 278.669.552-04
AREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 100.000,00

191- PROJETO: NATAL DE LUZ
PROCESSO: 347/09
PROPONENTE: PAULO ROBERTO SOUZA SANTOS
CNPJ/CPF:269.795.002-87
ÁREA DE ATUAÇÃO: MÚSICA
VALOR: R$ 120.000,00

19.11.09

CD Guitarra Magnética de Mestre Vieira já está à venda


O CD, já comentamos aqui, chama-se “Guitarra Magnética”, e já está nas mãos de Mestre Vieira. Para ter um há duas maneiras. Na Loja Na Figueredo ou com o prórpio Mestre Vieira.
Quem estiver fora daqui, pode solicitar e receber o CD via correios. Na Figueredo também está disponiobiolizando o Cd em lojas fora do Pará.

Abaixo, um texto/crítica (publicado no blog em sua homenagem, veja na minha lista de blogs ao lado)sobre o primeiro CD solo de Mestre Vieira, por Givaldo Pastana e, os contatos para aquisição da obra.

CD GUITARRA MAGNÉTICA

A mesma “textura sonora” que emulou o ambiente ribeirinho no LP “Lambada das quebradas vol. 1”, ressurge agora nesse ousado cd.

Vieira não abriu mão da tecnologia – de cara a primeira faixa (um merengue pipocado) apresenta uma guitarra base segura, com efeitos do velho wah-wah. O mestre embala a rede sonora com uma melodia simples e marcante (característica de um bom guitarreiro), depois “ponteia” fraseados com o wah-wah.

A segunda faixa é porrada, difícil se manter quieto...

A terceira começa com cara de “rock arena” – uma guitarra com “over drive” anuncia os novos horizontes sonoros assimilados pelo mestre Joaquim ao longo desses 50 anos de carreira - pra quem não sabe o rock and roll também influenciou o criador da guitarrada.

No “LP Vieira e seu Conjunto”, lançado em 1985, pela Continental, Vieira fez uma singela homenagem ao festival de rock brasileiro que trouxe o Yes, Queen, Iron Maiden e outros dinossauros ao Brasil intitulando a faixa 6 do lado B do LP de ‘”Rock in Rio”.

São 12 faixas muito bem gravadas e como diz meu pai Pastana: entremeadas. Tem merengue, Xote, Forró, Cúmbia... melodiadas pela guitarra singular do expoente maior da guitarrada.

O CD foi lançado por esses dias pelo selo "Ná Figueredo". Pra comprar via internet é só entrar em contato comigo: 91 8284.5794 / 91 3754.2426. Email: mirapasta@hotmail.com ou: NÁ FIGUEREDO - AV. Gentil Binttencourt, 449 Bairro: Nazaré - Fones: (91) +55 3224 - 8948 / 2592 - Belém – Pará. NÁ FIGUEREDO - Estação das Docas - Fones: (91) +55 3212 - 3421 - Belém – Pará.

Givaldo M. Pastana.

JJ Jackson está em Belém para temporada de três noites no Baiacool Jazz Club

JJ Jackson está na cidade desde ontem. Chegou para fazer três dias de show no novo Baiacool Jazz Clube, de hoje a sábado, a partir das 23h.

Norte-americano, ele está radicado no Brasil há décadas. Foi amigo de Jimi Hendrix, acreditem.

O maior guitarrista da história do rock, foi simplesmente integrante de seu primeiro grupo, o Rocking Teens.

Hoje, considerado um dos maiores intérpretes da música americana, JJ impressiona pela versatilidade vocal.

Casado com uma paraense, descobriu Belém e desde então vira e mexe está por aqui, onde não cansa de elogiar os músicos paraenses, com quem toca, especialmente o pianista Robenare Marques, que estará acompanhando nosso blues man nesta quinta, 19, sexta, 20 e sábado, 21.

“Ele é um dos melhores do mundo, do mundo”, disse ontem em entrevista à Rosa Moreira, do programa Fonograma da Rádio Cultura do Pará. Também devem acompanhá-lo, Magrus Borges (bateria), Marcos Puff (saxofone) e Minni Paulo (Baixo).

A veia de Jackson é blues, mas com a formação jazzística da banda que o acompanha em Belém, não falta no repertório grandes interpretações do jazz.

O cantor tem estilo próprio, dá um verdadeiro show no palco. É um show man, que interage com o público e provoca êxtase aos ouvidos. Na simpatia e na ginga negra que tem, ele ganha a todos, podem ter certeza. Já dividiu palco com B. B. King e Lightinin Hopkin. No palco, as músicas "Lucille", "Hey Blues!" e "You Don´t Give a Damn About Me" estão sempre presentes no repertório.

JJ está com CD novo e já prometeu vir lança-lo aqui também. “Pop com sonoridade retrô!", foi o termo mais próximo que Fabá Jimenez, produtor musical, encontrou para definir seu mais novo trabalho fonográfico.

“Buscamos resgatar a bagagem artístico musical do artista, que passeia por Sam Cook, anos 50, até temas autorais da década de 90, ainda inéditas”, disse o produtor. No trabalho com a banda, tomou-se o cuidado para manter a autenticidade das gravações, sem utilizar recursos pirotécnicos.

Fabá diz que simplicidade parece ter sido a palavra de ordem no contexto geral de todo processo, desde a escolha do repertório, da formação da banda até a montagem do repertório.

O CD foca no básico com qualidade, destacando o talento dos músicos que o acompanham, assim como o poder de interpretação do cantor.

Na temporada do Baiacool, JJ prometeu dar uma palhinha do que vem no CD. Vamos aguardar.

Hoje à noite tem! Mas atenção para quem nunca mais tinha ido ao Baicaool Jazz Clube. O espaço mudou de lugar e agora fica na Rua dos Mundurucus, esquina da Dr. Moraes. Tem que fazer reserva de mesa, tá? O telefone de contato é o 8161.1992.

18.11.09

Evento literário marca lançamento da Polichinelo número 11


Evento literário de primeira, nesta sábado, 21, na Casa Antar Rohit. A partir das 17h, acontecerá o lançamento da revista Polichinelo número 11, que também ganha lançamento em São Paulo, no dia 24, junto ao do livro de poemas “A sombra da ausência”, de Antonio Moura.

Na programação de Belém, o evento conta com exposição de desenhos de Acácio Sobral, recital com Antonio Moura, Denis Bezerra e Izabela Leal e projeção da revista virtual Não Lugar. Imperdível. A Casa Antar Rohit fica na Trav. Campos Sales nº 574, entre Aristides Lobo e Riachuelo, no bairro do Comercio.

A Polichinelo teve seu primeiro número em 2004. O objetivo dos idealizadores da revista é provocar através desta publicação, a leitura crítica, junto a textos que contemplem a escrita literária, como ensaios, poemas e contos.

A idéia é divulgar, entre outras, obras de “escritores de pouca difusão, outro mais, reativar a escrita de autores que renovaram a escrita literária, atravessando as fronteiras do regional, erigindo conexões outras para literatura” (do blog da revista - http://www.polichinello2004.blogger.com.br).

Em São Paulo a programação será no Museu da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (Monte Alegre, 984, Perdizes). Além do livro de poemas, Antonio Moura também lança uma coletânea com traduções de Jean-Pierre Rabearivelo, “Traduzido da noite”. Ambos pela Lumme Editor.

17.11.09

Centro Cultural BB Itinerante chega em Belém e outras dicas

Na semana que vem chega em Belém o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, com uma grande programação que vai acontecer no Hangar.

Além de exposição, teatro, shows musicais e cinema, o projeto traz oficinas, entre a de percussão com o músico Nana Vasconcelos (foto). As inscrições já podem ser feitas pelo site: www.vozesdemestres.com.br

A programação vai durar cinco dias, de 24 a 29, e o público terá a oportunidade de conferir atrações inéditas, como o Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular, que tem com o objetivo promover a valorização da diversidade cultural brasileira. O evento conta com a participação de artistas e grupos de reconhecimento nacional e local.

Na área audiovisual o Centro Cultural BB Itinerante apresenta duas mostras de vídeos: Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante, que oferece a oportunidade de assistir ou rever produções que fizeram a diferença em 2008, e a Sessão Criança Itinerante, que apresenta obras de valor artístico e interessantes para formação de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial.

Dança - As diretorias da Associação Paraense de Dança (APAD) e do Movimento Dança Pará estão elaborando o regimento eleitoral para abril do ano que vem, quando deve ser eleita a nova diretoria da associação para o biênio 2010 x 2012. Por isso, estão precisando que os artista da dança entrem em contato urgente com Marilene Melo, Waldete Brito, Ana Cláudia ( IAP) ou Ana Flavia (Moderno). O e-mail da Marilene é o marilenemelobelem@hotmail.com.

Trailler - A minissérie Miguel Miguel, gravada no mês de julho, em Belém, já tem trailler no ar em: http://www.youtube.com/watch?v=FaHnPxcUqAc. O novo site também está à caminho e deve entrar na rede ainda esta noite. A informação é de Célio Cavalcante, que fez a assistência de direção da obra.

Guitarrada - Nesta semana tem show “Guitarradas”, com Mestre Vieira, Mestre Curica e Aldo Sena que se apresentam no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, dentro do projeto “Uma Quarta de Música”. Os ingressos na bilheteria do teatro. A partir das 20h. Mais informações: (91) 3202-4316.

Oi Futuro - Boa notícia para produtores culturais. A Oi prorrogou para o dia 30 de novembro, as inscrições dos projetos culturais que concorrem a patrocínios da empresa no próximo ano. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos em todo o País aprovados em leis de incentivo à cultura.

As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis por meio do site www.oifuturo.org.br ou www.oi.com.br. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto.


Moda - O universo mitológico da beleza é a inspiração da estilista Ana Miranda, que apresenta sua nova coleção na terceira edição do Amazônia Fashion Week, que acontece a partir das 20h, desta nesta terça-feira, 17, no Hangar - Centro de Convenções.

Na passarela mulheres belas e bem sucedidas que não atuam profissionalmente como modelos. Quem são elas, é segredo ainda. Os convite4s podem ser retirados na loja da estilista, na Trav. Tupinambás, 258, entre Mundurucus e Tamoios. Mais informações: (91) 3222-1309 e http://estilistaanamiranda.blogspot.com/.

Romance - Depois de enveredar pelo cinema e teatro, o poeta e escritor Carlos Correia Santos lança o seu primeiro romance, Velas na Tapera, obra vencedora do Prêmio Dalcídio Jurandir 2008.

A sessão de autógrafos é nesta quinta-feira, às 19h, no hall Ismael Nery, do Centur. Na oportunidade, serão também lançadas as obras vencedoras do prêmio nas categorias conto, crônica (Paulo Vieira) e poemas.

O evento também marcará a divulgação do edital do Prêmio Dalcídio Jurandir 2009/2010.

Carlos diz que o livro é resultado de vários anos de empenho, pesquisa e dores. Velas na Tapera tem como pano de fundo a colossal história de Fordlândia, núcleo urbano erguido pela Cia Ford nos anos 20.

Em plena selva amazônica, a empresa produzia látex destinado à fabricação de pneus que seriam utilizados pela poderosa empresa automobilística.

Em seu blog, o autor publicou um trecho do romance. Leia em: http://nadasantostudoalma.blogspot.com/2008/09/velas-na-tapera-prmio-dalcdio-jurandir.html

África-Brasil - Na galeria Theodoro Braga foi inaugurada, na última sexta-feira, 13, a exposição de fotografias 'Curiosos olhares', resultado de um trabalho realizado por Chico Carneiro, Francisco Weyl, Geraldo Ramos e Hilton Silva, em diversas viagens pelas cidades retratadas.

A mostra é um retrato do que há de comum entre a África: Guiné, Moçambique, Cabo Verde e o Brasil: Quilombolas, Salvaterra, Marajó. Amazônia. São visões de um mundo tão velho quanto novo. Passado e presente, representados. A galeria fica no sub-solo do Centur.