29.3.10

ABDeC-Pa lança mostra e realiza sessão especial para comemorar os 30 anos da entidade

Para comemorar seus 30 anos de atuação, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará - ABDeC-PA realiza, nesta terça-feira, 30 de março, uma sessão especial no cineclube Pedro Veriano.

A entidade é filiada a ABD Nacional, que está presente nos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo uma das poucas entidades representativas de classe em todo o país.

No Pará, está presente em vários movimentos responsáveis por conquistas como a parceria com a Fundação Curro Velho para a criação do Cineclube Pedro Veriano, passando pelo processo de manutenção do Cinema Olympia, até a implantação do Núcleo de Produção Digital no Pará e projeto Cine Mais Cultura, entre muitas outras atividades, filmes realizados em parceira, festivais e afins.

Na programação de aniversário, a entidade pretende fazer um balanço de suas atividades e lançar a “Mostra ABDeC”, além de exibir curtas-metragens e documentários, dirigidos por abdistas. Tudo de graça, a partir das 18h.

Realizado em parceria com a ABD Nacional, a “Mostra ABDeC” pretende mapear a produção audiovisual paraense, através de um mini-festival onde os filmes exibidos passarão por um júri popular, que votarão nos que considerarem melhor. Os filmes mais votados vão compor uma caixa de DVD que farão parte do acervo da ABDeC, que se responsabilizará pela divulgação e distribuição nos projetos em que estiver envolvida.

Programação - O curta “O Dia que o Padim voltou ao Crato”, animação de Rodrigo Aben-Athar, é vencedor do Prêmio Aquisição BNB no Festival do Minuto, com o tema Padre Cícero, em Novembro de 2009.

Já “Severa Romana” (foto) de Bio Souza, Rael Hélyan e Sue Pavão, tem duração de 15 minutos. Vencedor do Prêmio Estímulo da Prefeitura Municipal de Belém em 2002, o filme conta a história de uma jovem dona de casa, assassinada no dia 02 de novembro de 1900, por um militar, ao resistir a uma agressão sexual.

'Severa Romana' traz no elenco Laydiane Rodrigues (como Severa), Cláudio Marinho (no papel do soldado Pedro, marido de Severa), Luiza de Abreu (que vive a dona da pensão onde vive o casal), Natal Silva (como a vizinha de Severa) e Lúcio Martins (que interpreta Cabo Ferreira, assassino de Severa).

O vídeo-documentário de 06’, “O Mundo de Célia” é resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital. Com direção coletiva de membros da ABDeC do Pará, o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém.

Encerrando a sessão será exibido o DOC TV “A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados” (2005).

O filme, do documentário de Luiz Arnaldo Campos que registra/recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia.

Serviço
Aniversário da ABDeC-Pa, terça-feira, dia 30, às 18h no Cineclube Pedro Veriano, que fica na Casa da Linguagem (Avenida Nazaré com Assis de Vasconcelos). Lançamento da Mostra ABDeC e exibição dos filmes “O Dia em que o Padim voltou ao Crato”, “Severa Romana” e “A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados”. Entrada franca.


Um comentário:

Dani Franco disse...

Valeu Lu! Te aguardamos lá...

Bjs

Dani Franco