18.9.19

Mostra abre encontro internacional de artes visuais

O projeto “Territórios” iniciou no último domingo, 15, com a chegada de artistas vindos da Alemanha, França, Inglaterra, Etiópia e de outros estados do Brasil, além de paraenses. A abertura oficial com participação do público será nesta quarta-feira, 18, às 19h, com a exposição homônima, na Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU). O projeto é uma parceria entre o espaço Na Casa do Artista e a Ponte Cultura, da Alemanha.

São 25 artistas envolvidos e que na exposição de abertura apresentarão mais de 30 trabalhos em técnicas diversas como instalação, objeto, pintura, vídeo, escultura e performance, com o tema Terra e curadoria de Pablo Mufarrej.  A ocasião será oportunidade para encontrar e dialogar diretamente com os autores, que estarão em Belém até dia 30 de setembro. Anna Handick, Annette Rollenmiller, Berit Klasing, Brigitte Schwacke, Gerlind Pistner, Lisa Haselbek, Marianne Stuve, Reinhild Gerum, Stefani Peter e Thomas Volkmar Held (Tevauha) vieram da Alemanha. 

Há ainda a participação de Benoit Flamand, da França, Sarah Wood, da Inglaterra e Wondwosen Nega Germa, da Etiópia. O grupo se completa com a participação dos brasileiros Ana Cristina Mendes, Cledyr Pinheiro, Galvanda Galvão, Herbert Rolim, Izer Campos, José Viana, Lucia Gomes, Mariana Rossy, Michelle Cunha, Nina Matos, Werne Souza Oliveira e Wilson Neto.

A exposição, mais do que marcar poéticas individuais, marca um encontro internacional de arte que é uma relação estabelecida pela Ponte de Cultura e o espaço Na Casa do Artista, que cria esses momentos propícios de intercambio. Para o curador Pablo Mufarrej, a estrutura do texto e a parte mais escrita dela se dá numa atmosfera mais para mapear essa plataforma do que é o Territórios, a Ponte de Cultura, a possibilidade de intercambio, desse grande encontro internacional e dessa vivência durante duas semanas. E a exposição em si é permeada por conceitos. 

“Um que é dessa territorialidade da matéria e das obras, que têm um espaço que é próprio e particular, mas de qualquer forma há uma contaminação, de determinados limites que não deixam tão claro onde termina uma obra e começa a outra. O exercício curatorial e reflexivo mais prático da matéria é essa disposição muito rigorosa no espaço”, explica.

Mufarrej trabalhou tanto numa pesquisa do diálogo e fez uma pesquisa profunda no trabalho desses artistas, mas também atuou de forma muito intensa participando da montagem, segundo ele “para que o espectador possa entrar nesse território que é da arte e que não é marcado pelo tempo e espaço. Podemos pensar em algumas questões, mas ele nos convida muito mais a uma convivência”, finaliza.

Obras ficam retidas em Lisboa e Tembés cancelam visita

Sim. Houve contratempos, mas que foram assimilados como parte do processo. Na quinta-feira, 19, a exposição Territórios receberá ainda novas obras que ficaram retidas no aeroporto de Lisboa, em Portugal. Por conta disso, os artistas europeus, inventivos, produziram obras que se aproximam das que não chegaram a tempo para não deixar a exposição incompleta. Também foi cancelada uma visita à tribo de índios Tembé em Santa Luzia do Pará.

"Estava tudo certo, tínhamos todas as autorizações, mas por conta dos recentes conflitos com os indígenas e a situação tensa que se estabeleceu, as autoridades e a própria tribo que estava entusiasmada em participar de atividades conjuntas, cancelaram tudo. Ficamos muito decepcionados, mas também faz parte do intercâmbio,  pois precisamos lidar com as realidades de cada lugar", diz Marianne Stuve, da Ponte Cultura. 

A artista de 80 anos foi uma das que teve obras retidas em Portugal e aprontou para esta quarta-feira algo similar, onde ela retrata minhocas, responsáveis pelo enriquecimento e tratamento dos solos na agricultura , entravadas em pedaços de concreto. "É uma alusão aos territórios que perderam a terra, substituída por asfaltos e grandes edificações, como também supermercados, onde os alimentos  estão industrializados, enlatados", explica.

Os artistas convidados do projeto desenvolvem essas questões que são pertinentes não só à Amazônia mas a todo o planeta. Para a artista Galvanda Galvão, nele se discute territorialidades, por meio de diversas expressões. “Essas correspondências entre os vário artistas, entre as artes que nos tornam comum, nos trazem também a diversidade desses conflitos e desses limites. Estou propondo uma instalação com colagem, procurando trazer a relação dessa linguagem come essa fala que reproduzimos”, comenta a artista cearense que mora há 18 anos em Belém e que desenvolve no Pará vários trabalhos nestas perspectivas trabalhando com comunidades quilombolas, pescadores e pescadoras artesanais.

Até 30 de setembro haverá imersões e outras atividades

A partir desta quarta-feira, 18, também, será inaugurado um atelier aberto, instalado na antiga Estação de Trem de Icoaraci, onde os artistas produzirão trabalhos inéditos para o encerramento do projeto, no espaço Na Casa do Artista. O encontro se estenderá até dia 30 de setembro, com rodas de conversas, pintura de mural, performances artísticas, além de imersões no Marajó e em Castanhal. 

Serão realizadas visitas à praia e outros lugares de referência como a Vila de Pescador Cururu e a comunidade Quilombola – Pau Furado, em Salva Terra, e ainda à praia Barra Velha e manguezais, em Soure. Em Castanhal, na Arte Fazenda em Apeú, os artistas visitarão uma exposição de artistas locais e participarão da roda de conversa com Luiz Fernando-Movimento Artístico no Território Castanhal, além de presenciar a performance artística com Márcia Kambeba. 

A programação lá também conta com a exibição do filme Terra dos Rios. Em Icoaraci, haverá criação de mural, com a artista Michelle Cunha Na Casa do Artista e a instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand na Orla do Cruzeiro. 

De acordo com Werne Souza Oliveira, artista, organizador e participante da exposição, a proposta de realizar encontros como esse em Belém, surgiu depois de sua participação em um dos encontros realizado na França, em 1999 pela Ponte Cultura .

“Em 2001 propus um encontro aqui em Belém e em 2009 realizamos outro, com o tema Água. Em 2014, no final de mais um encontro na França, decidimos pelo tema Terra, por causa das migrações europeias, guerras na Síria, fome e violência em países da África", explica. 

Antes do evento em Belém, houve uma grande exposição em São Paulo e outra em Nuremberg na Alemanha. "Quando propus o encontro para Belém, foi também em cima das questões dos povos originários, índios, das invasões de suas terras e dos quilombolas e também a migração do povo venezuelano. Como se trata de várias questões relacionadas à terra, chamamos o projeto Territórios”,  finaliza Werne Souza, que coordena também o espaço Na Casa do Artista com a produtora Auda Piani.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 18 - QUARTA-FEIRA
10h às 17h – Atelier aberto – Estação de Icoaraci
19h - Abertura da exposição "Territórios" na Galeria do CCBEU

DIA 19 - QUINTA-FEIRA
09h - Visita ao Bairro do Paracuri - Olarias
10h às 18h – Atelier aberto – Estação de Icoaraci
17h - Performance artística de Lucia Gomes PIPAZ e instalação de escultura de Wondwosen
Local: Orla do Cruzeiro – Icoaraci

DIA 20 - SEXTA - VIAGEM AO MARAJÓ
06h - Embarque – Icoaraci/Salva Terra
10h - Dinâmica com artistas – Pousada Boto
15h - Visitas à praia e outros lugares de referência (Vila de Pescador Cururu)

DIA 21 - SÁBADO – SOURE
08h - Visita à comunidade Quilombola – Pau Furado

DIA 22 – DOMINGO – SOURE
09h - Visita à praia Barra Velha e manguezais em Soure
17h - Retorno para Belém

DIA 23 - SEGUNDA-FEIRA – RETORNO A BELÉM
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h às 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci

DIA 24 - TERÇA-FEIRA - ARTE FAZENDO APEÚ/CASTANHAL
09h - Exposição de artes Visuais com artistas locais
12h - Almoço – (artistas cozinham)
18h - Roda de conversa: Luiz Fernando-Movimento Artístico no Território Castanhal e Performance Artística com Márcia Kambeba
19h - Exibição do filme Terra dos Rios
20h - Jantar com convidados
Local - Arte Fazenda Apeú/Castanhal

DIA 25 - QUARTA-FEIRA
09h - Retorno para Icoaraci
15h as 18h – Atelier aberto – Estação de Icoaraci
16h – Pintura Mural com Michele Cunha

DIA 26 - QUINTA-FEIRA
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h as 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci

DIA 27- SEXTA-FEIRA
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h as 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci
16h - Instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand
Local: Orla do Cruzeiro
09h as 20h - Montagem da exposição Na Casa do Artista

DIA 28 – SÁBADO
09h - Apresentação do mural de Michelle Cunha
Local: Na Casa do Arista - Icoaraci
20h - Abertura da exposição de encerramento para convidados
Música regional e Coquetel com degustação de sabores paraenses

DIA 30 - SEGUNDA-FEIRA
10h - Abertura da exposição Territórios
Local: Na Casa do Artista - Icoaraci

Serviço
Abertura da exposição Territórios nesta quarta-feira, 18, às 19h, com visitações abertas ao público de segunda a sexta de 10h às 12h; e 14h às 19h; e sábado de 9h às 13h até o dia 28 de setembro, na Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU) – Trav. Padre Eutíquio, 1309.

Nenhum comentário: