29.8.09

Caravana da Imagem abre inscrições para oficinas de cinema em Salinas

O projeto Caravana da Imagem desembarca nesta segunda-feira (31), no município de Salinópolis, localizado na zona do Salgado – Amazônia Atlântica. Conhecido por suas belas praias e um dos destinos mais concorridos do verão, o município receberá oficinas de cinema, uma mostra de filmes brasileiros e um seminário que orientará os professores a como utilizar o cinema em sala de aula. O projeto é uma realização da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio cultural da Prefeitura de Salinópolis. Todas as atividades são gratuitas.

Salinópolis é a sexta cidade do Pará a receber o projeto Caravana da Imagem, que inicia agora sua terceira edição. Criado em 2002, pela produtora cultural Márcia Macêdo, o projeto já passou pelos municípios de Santarém, Bragança, Vigia, Ourém e Monte Alegre. Ainda em 2009, o Caravana da Imagem vai estar em Mosqueiro.

Em sua passagem por Salinas, o projeto está levando oficinas de cinema, nas três áreas básicas para a realização de um documentário: direção, roteiro e produção. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (31), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Ginásio Zeca Faustino. As oficinas serão ministradas por profissionais experientes na área do audiovisual: o diretor e roteirista João Inácio Neto (oficina de roteiro), o produtor Cláudio Figueiredo (produção) e o diretor Silvio Figueiredo (direção).

As oficinas acontecerão nos dias 12 e 13 de setembro, das 8h às 18h, na Escola Dom Bosco. São 25 vagas por oficina e, como pré-requisito para participar, é necessário ser maior de idade. Após as oficinas, os alunos partirão para a gravação do documentário, nos dias 19 e 20 de setembro. Em seguida, nos dias 21 e 22, será feita a edição do material.

Nos dias 10 e 11 de setembro, das 19h às 22h, o projeto oferecerá aos professores da rede pública de ensino o seminário “Cinema como Recurso Pedagógico na Escola”. Ministrado por João Inácio Neto, diretor do curta-metragem “Shala”, o seminário é uma oportunidade para os professores trocarem informações sobre os benefícios que o cinema pode oferecer em sala de aula. O seminário acontecerá no Auditório Orlando Nunes.

Em seu sétimo ano de existência, o projeto Caravana da Imagem volta a ser patrocinado pelo Banco da Amazônia, que apoiou a primeira edição do projeto, em 2002. Como resultado do projeto, os participantes das oficinas em cada município realizaram os documentários “O Lavrador de Toadas” (Ourém), ”As Pedras Que Contam” (Monte Alegre), “A Última Sessão” (Santarém), “A Vila Que Era” (Bragança) e “31 de Agosto” (Vigia). Estes cinco documentários revelam a identidade de cada município e vão formando uma espécie de acervo visual do interior paraense.

Serviço:
As inscrições para as oficinas do projeto Caravana da Imagem podem ser feitas de 31 de agosto a 10 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Ginásio Zeca Faustino, em Salinópolis. Inscrições gratuitas. O projeto é uma realização da Central de Produção, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio cultural da Prefeitura de Salinópolis. Informações: (91) 3343-3567 / 9624-7994.

Texto e informações:
Carlos Henrique Gondim - Assessoria de Imprensa Caravana da Imagem

Nenhum comentário: