11.8.09

E lá se vão 25 anos de Fotoativa

Parece ontem, quando resolvi que queria fazer fotografia e consegui uma vaga na turma de 1989 de um curso da Fotoativa, após ser entrevistada pelo Miguel Chikaoka. As vagas eram limitadíssimas naquela época e, com,o um dos critérios favoráveis, era preciso dispor de uma câmera própria. Naquele tempo nada de câmeras digitais. O melhor era mesmo ter aquelas que nem fotômetro tinha. Para se obter boas fotos, nosso teste era no olhômetro mesmo.

No meu caso, final dos anos 80, foi um esforço tremendo para comprar minha Zenite 12XP e ainda um ampliador fotográfico que me permitiu, em casa, fazer os primeiros experimentos com laboratório P&B que estava aprendendo no curso.

O fim da minha querida camera russa, velha de guera, foi triste. Um ladrão entrou em casa, na surdina de uma madrugada de sábado (e sim, eu estava e casa), e não conseguindo levar mais nada, colocou seus olhos na camera e a levou para sempre.

Não me tornei uma fotógrafa profissional. O jornalismo me levou por outras veredas, mas continuo dando meus clics aqui e ali, desta vez, digitais, para postagem neste blog, coisas pessoais e outros trabalhos, como quando estou atuando na continuidade de um filme. Ah, as digitais são a melhor ferramenta de um continuista.

Fazer Fotoativa, porém, foi mais do que entrar em contato com o maravilhoso mundo da imagem. Foi em uma das atividades de campo que o curso tinha sempre, por exemplo, que pela primeira vez cheguei a Algodoal, ainda um paraíso. Só isso já me valeu. Mas também foram muitos os amigos que fiz à época e que até hoje mantenho contato.

Com quase três décadas de existência, a gente costuma brincar que em Belém todo mundo já fez, conhece alguém ou tem algum parente que já fez ou está fazendo os cursos da Fotoativa. E é verdade.

Mas chega de saudosismo, abaixo segue o texto de divulgação da programação que comemora os 25 anos da Fotoativa.

Contribuindo para
a cultura da fotografia paraense


Fundada em Belém em 1984, numa iniciativa capitaneada por Miguel Chikaoka, a Associação Fotoativa se consolidou como núcleo de referência para o desenvolvimento de uma cultura fotográfica na região amazônica e como uma das mais atuantes e criativas organizações culturais do Brasil, além de ter atingido reconhecimento internacional. Este ano, a entidade chega ao 25º aniversário, com muitas razões para comemorar, celebrando a repercussão crescente de seu trabalho.

Desde janeiro, a Fotoativa vem desenvolvendo ações de grande importância, tornando esta fase ainda mais significativa, a exemplo da participação no Fórum Social Mundial, do evento Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas no SESC/SP, da ampliação do contrato de comodato referente à sua sede junto à Prefeitura Municipal de Belém e da renovação do Ponto de Cultura Olhos de Ver Belém através do IPHAN.

Agora, a Associação dá sequência à programação oficial pelos 25 anos, iniciada em junho. A agenda deste mês começa no dia 14 de agosto, data do aniversário, quando será aberta uma exposição comemorativa na Galeria Fotoativa. Na ocasião, serão lançados, ainda, um selo relativo aos 25 anos da entidade e a página oficial na Internet.

No dia 17, haverá a segunda edição especial do Café Fotográfico, com Patrick Pardini e o tema “A Paisagem como Experiência”, discutindo a questão da paisagem na fotografia, não como gênero visual ou tema para a História da Arte, mas como “experimento artístico”, tendo por referência o projeto “Arborescência – fisionomia do vegetal na paisagem amazônica”, que completa dez anos neste mês.

Por fim, no dia 23, o já tradicional Largo Cultural das Mercês leva música, exibição de audiovisuais e fotovaral ao centro histórico. Para a programação musical, já estão confirmados o Clube do Vinil, Danny Lúcio e Trio, Careca Braga e Quarteto, MG Calibre e a participação de Sebastião Tapajós.

O evento conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação Carlos Gomes, Teatro Waldemar Henrique, Viana Print Center, SEURB, SEMMA, SESAN, Doceria Abelhuda, IPHAN Belém, Ministério da Cultura e Sol Informática.

Nos meses seguintes, continuam as edições comemorativas do Café Fotográfico. Ainda passarão pela Galeria Fotoativa para conversas com o público até o fim do ano Luiz Braga, Boris Kossoy, Walda Marques e Miguel Chikaoka.

Serviço

14 de agosto – Aniversário da Associação Fotoativa. Abertura de exposição comemorativa, lançamento do site oficial e do selo pelos 25 anos, às 19h, na Galeria Fotoativa.

17 de agosto Café Fotográfico com Patrick Pardini, às 19h, na Galeria Fotoativa. Tema: “A Paisagem como Experiência”. Entrada franca.

23 de agosto – Largo Cultural das Mercês, com programação musical, fotovaral e exibição de audiovisuais na Praça das Mercês, a partir das 16h.

A Associação Fotoativa fica na Praça das Mercês, 19. Informações: 3225-2754 / fotoativa@amazon.com.br / a.fotoativa@gmail.com / www.fotoativa.blogger.com.br.

Nenhum comentário: