26.1.11

CineSesc Boulevard traz o tropicalismo e a genialidade de Waly Salomão

Embora ainda estejamos na quarta-feira, já é tempo de se agendar para este final. Em Belém, tudo promete ser mais musical do que nunca. Além das apresentações ao vivo em bares e teatros, o cinema também está contemplado a musicalidade brasileira.

O CineSesc Boulevard exibirá nos dias 28 e 29, às 16h, o filme “Pan-Cinema Permanente”, do diretor Carlos Nader. O longa traz no centro das atenções a trajetória de Waly Salomão, com depoimentos de grandes artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto entre outros. 

O documentário é vencedor da competição brasileira de melhor longa e média-metragem do festival “É Tudo Verdade” - evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. Não é para menos, pois conta a história de um dos maiores artistas baianos de sua geração, Waly Salomão (1943-2003). Poeta, ele foi um dos mais celebrados autores da literatura brasileira. 

Na década de 70, era um dos compositores preferidos de Tropicalistas, como Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem compôs sucessos como “Mel” e “Talismã”. Universal, a poesia de Waly não tem amarras, extrapola seu trabalho também para as artes plásticas e visuais. Continua, por isso tudo, causando surpresas e delícias aos novos que hoje entram em contato com sua obra.

Waly Salomão - Baiano de Jequié, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly Salomão (1943-2003) era um artista que se manifestava em múltiplas direções. Formado em Direito, tornou-se poeta, rabiscando os versos de seu primeiro livro numa cela no Carandiru.

Amigo de Hélio Oiticica, aproximou-se dos tropicalistas, tornando-se um dos compositores preferidos de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem compôs sucessos como "Mel" e "Talismã". Reunindo extenso material inédito filmado com Salomão, que procurava romper a fronteira entre realidade e ficção, o filme revela algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.

Serviço
Pan –Cinema Permanente. Direção: Carlos Nader. Elenco: Waly Salomão, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, outros. Duração: 83 min. Gênero: Documentário. Classificação: Livre. Exibição: 28 e 29/01. Horário: 16h. Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523). Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)/ 4005-9584/9587 (Comunicação). Entrada franca.

(com informações da assessoria de imprensa do Sesc Boulevard)

Nenhum comentário: