20.1.11

Coletivo reflete a poesia de Dom Quixote através do teatro de sombras

A estreia é nesta quinta-feira, 20, mas ontem já houve uma prévia para convidados. A temporada, no Espaço Reator, vai de 20 a 23, e ainda nos dias 29 e 30, em janeiro, e nos dias 05 e 06 de fevereiro, sempre às 20h30.

O imaginário poético do famoso cavaleiro de uma obra escrita há 400 anos pelo dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes foi o mote escolhido pelo coletivo MiaSombra para construir “À Sombra de Dom Quixote”.

Contemplado pelo Prêmio de Teatro Funarte Myriam Muniz, o trabalho vem sendo desenvolvido há cinco meses pelo coletivo MiaSombra e agora traz ao público um resultado inusitado para o tradicional teatro de sombras, arte praticada milenarmente, tendo como berço o oriente.


Integrando o campo do teatro de animação, o teatro de sombras geralmente utiliza marionetes, bonecos, objetos e máscaras, além de técnicas relativamente simples, tendo uma tela branca onde um foco de luz se acende e sombras de silhuetas de figuras humanas, animais, ou objetos, recortadas em papel, são projetadas em conjunto.


Mas em “À Sombra de Dom Quixote” tudo ficou mais ousado. E através de das várias experimentações realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2010, nos laboratórios ministrados por David Matos (dramaturgia), Iara Regina (iluminação) e Aníbal Pacha (cenografia e bonecos para teatro de formas animadas), o espetáculo ganhou uma tecnologia específica, brincando com as cenas como numa montagem audiovisual.


Os bonecos, por exemplo, ao invés de meros recortes em papel, são coloridos e ganharam tridimensionalidade nas invenções do coletivo, coordenado nesta área por Maurício Franco, refletindo resultados a partir do que foi experimentando no laboratório de teatro de formas animadas com Aníbal, que vem do Grupo In Bust Teatro com Bonecos e hoje também é professor da Escolade Teatro e Dança da UFPA - ETDUFPA .

Outra nuance que traz a diferença neste trabalho é o da luz, que no espetáculo é manobrada pelo iluminador Thiago Ferradaes.


Não há apenas um, mas vários focos de luz que se alternam não só no espaço da tela branca, mas em cores, aumentando o grau de encantamento e magia visto na tela, um resultado que vem do laboratório da professora Iara, que integra o quadro docente da ETDUFPA.

David Matos, que participou da fase dos laboratórios e segue com o projeto até este momento, optou por uma dramaturgia que foge completamente ao texto de Cervantes. “No espetáculo, através da livre inspiração em Dom Quixote, estamos também falando de ecologia, da necessidade do ser humano se reconectar ao planeta. Estamos falando de paz, de harmonia", diz  David.

"Este grupo ele tem uma coisa que é intrínseca à obra do Cervantes. Dom Quixote não deixa de perseguir o objetivo dele, passe o que passar, encontre ou não a sua Dulcinéia, ele não desiste de cumprir a missão dele e assim é o MiaSombra”, explica. 

Em cena estão os atores sombristas Milton Aires, que também é o idealizador do projeto; Lucas Alberto, que faz o personagem Monstro Moicano e manipula o boneco de uma menina que é entregue para Dom Quixote cuidar; e Márcia Lima, que é Dulcinéia e manipula, junto com Milton Aires, a maioria dos outros bonecos feitos com material reciclado, sucata de computador, brinquedos coloridos, sombrinhas.

São personagens fantásticos que saltam da imaginação de tantos dons Quixotes espalhados pelo mundo. Estão à sombra do cavaleiro, uma sereia, um menino peixe, um caranguejo e ainda a maquete de uma cidade que não por acaso lembra Belém com seus prédios e palafitas. E claro estão em cena o próprio Dom Quixote e seu cavalo Rocinante, representado por um cavalinho de carrossel. 

 O espetáculo também tem um elemento indispensável, o som. A trilha sonora é assinada por Léo Bitar, que há 20 anos trabalha com teatro.

“Fiz uma pesquisa musical ampla. Busquei obras clássicas que já trilharam Dom Quixote, como o Richard Strauss que já compôs uma peça sobre ele. Fui procurar coisas bem folclóricas espanholas, e com influências francesas e árabes, enfim fiz uma pesquisa abrangente, busquei também bandas novas, tocando músicas tipicamente espanholas”, diz Leo.

Para Milton Aires, estrear o espetáculo é apenas o começo de uma longa jornada. “Costumo dizer que este espetáculo é fruto de um projeto que para mim tem uma vida que independe da vida do grupo. O coletivo pesquisa teatro de sombra e estamos descobrindo que acabamos fazendo um teatro de sombra que não é convencional. A expectativa que temos é de ir aperfeiçoando-o e ao mesmo tempo lhe dando outros desdobramentos”, finaliza Milton.

Coletivo - O espetáculo é uma criação do coletivo MIASOMBRA, artistas de diversos grupos de Belém, reunidos com o interesse comum em investigar o teatro de sombras como matéria prima de expressão cênica. Realizado com patrocínio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Munis – 2009; em parceria com: Studio REATOR, INTIMIDIA, Usina Contemporânea de Teatro, Companhia de Investigação Cênica e PRODUTORES CRIATIVOS. Apoio Cultural:  Restaurante Calamares, Lú Refeições, Refry, Hiléia, Sol Informática e Imagética Filmes.

FICHA TÉCNICA

Atores sombristas: Lucas Alberto, Márcia Lima e Milton Aires
Roteiro e criação: Coletivo MIASOMBRA
Direção: David Matos e Maurício Franco
Dramaturgista: David Matos
Direção de arte: Maurício Franco
Desenho de som: Leo Bitar
Iluminação e operação técnica: Thiago Ferradaes
Costureira: Cláudia Silveira
Produção: Leny Monteiro
Assessoria de Imprensa e fotos: Luciana Medeiros
Coordenação de produção: Milton Aires
Consultoria artística de design gráfico: Nando Lima

Condução dos Laboratórios

Aníbal Pacha – Teatro de formas animadas em sombras
David Matos – Dramaturgia da imagem no Teatro de sombras
Iara Souza – Dramaturgia da luz para o Teatro de sombras

Serviço
À Sombra de Dom Quixote. De 20 a 23, e 29 e 30, em janeiro e ainda nos dias 05 e 06 de fevereiro, às 20h30, no Reator – Trav. 14 de Abril, 1053, entre Magalhães Barata e Gov. José Malcher. Ingresso R$ 20,00 com meia entrada para estudantes e artistas. Ingressos podem ser reservados por telefone: 8112.8497 (apenas 30 lugares). Mais informações: MIASOMBRA - www.miasombra.blogspot.com / 



Nenhum comentário: