11.1.11

Exibição de filmes de Líbero Luxardo nos parabéns dos 395 anos de Belém

O Cine Líbero Luxardo inicia a temporada deste ano exibindo programação de homenagem à cidade das mangueiras.

Entram em cartaz nesta quarta-feira, 12, duas raridades do cinema paraense, os longas “Um dia qualquer” (1962) e “Brutos Inocentes” (1973), de Líbero Luxardo.

A exibição, porém, não será em película e sim em DVD, e é uma parceira com o Museu da Imagem e do Som do Pará. E a partir de agora, as sessões regulares (de quarta a domingo) do cineminha do Centur estão de volta, com o novo horário, às 19h.

E tem mais, a Fundação Cultural do Pará, com a nova gestão do cantor e compositor Nilson Chaves, chama atenção para a nova reprodução, ampliada, da foto do cineasta Líbero Luxardo, que fica exposta no hall de entrada. De autoria do fotógrafo paraense Luiz Braga, a imagem foi feita em 80, mesmo ano da morte do cineasta, sendo uma das suas últimas imagens.

Parte de um ensaio fotográfico para o suplemento cultural “Bandeira 3”, que era publicado no antigo jornal “A Província do Pará”, a obra foi incorporada ao acervo do Cine em 2000, quando um grupo de amigos do Líbero, encabeçados pela jornalista Dedé Mesquita, fez uma exposição de alguns objetos do cineasta no hall de entrada do cinema em homenagem aos 20 anos de sua morte. Luiz Braga, a pedido da jornalista, doou a imagem a esta exposição e assim ao cinema.

O resgate desta obra pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN - tem a intenção de contribuir para a preservação da memória desta sala e do nome e da obra do importante cineasta que é Líbero Luxardo, e ainda de presentear a cidade que o cineasta paulista escolheu para viver.

“Um dia qualquer” é o primeiro longa metragem paraense. Nele Líbero escalou o advogado Hélio Castro e a bela Lenira Guimarães como os protagonistas de uma história que se desdobrava em outras em apenas um dia, e conseguiu introduzir todas as paisagens marcantes de Belém: Ver-O-Peso, Avenida Presidente Vargas, Praças da República e Batista Campos, Igreja do Carmo, Maloca, entre outros. Além também de manifestações culturais como o Círio de Nazaré.

Brutos Inocentes é o último filme de Líbero e o primeiro em cores. O filme contou com atores conhecidos como Rodolfo Arena e com música de Paulo André Barata. Em 1974 houve um Festival do Cinema Brasileiro em Belém, e Líbero Luxardo queria inscrever o filme no festival, porém como depois de pronto a metragem não chegava a 60 minutos, mínimo exigido para que o filme fosse considerado um longa-metragem, Líbero fez novo episódio chamado a “Promessa” e uniu as partes.

Fonte: Holofote Virtual, com informações da FCPTN

Nenhum comentário: