Foto reprodução/internet |
Representantes da escola de samba paraense Deixa Falar, os compositores levarão sua obra para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, no desfile que terá como tema o enredo "Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós", dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
A final do concurso começou na noite de sábado (28) e teve cinco sambas na disputa. Com uma apresentação emocionante e forte apoio da comunidade, a obra caiu no gosto popular e se destacou por sua força musical e a capacidade de traduzir a essência amazônica e marajoara em suas melodias e versos.
Por volta de 3h30, a Grande Rio anunciou o samba vencedor, em um momento marcado por muita comemoração e o reconhecimento do talento do grupo para exaltar a cultura e religiosidade do Pará. Mestre Damasceno - Foto: Guto Nunes
A jornada até esse momento teve início muito antes. Em agosto, quando as inscrições para o concurso foram abertas, a Deixa Falar, tradicional escola de samba de Belém, já se preparava para a competição. A escola, que é símbolo do Carnaval paraense, com suas cores azul-claro e branco, foi representada na seletiva regional por Mestre Damasceno e seu grupo de compositores.
Inspirados no enredo proposto pela Grande Rio, "Pororocas Parawaras", o samba foi cuidadosamente trabalhado para integrar elementos da mitologia amazônica e do folclore paraense, como a Pororoca, a Caruana e as figuras míticas das águas, combinados com o ritmo cadenciado dos curimbós.
Deixa Falar, na Aldeia Cabana, em 2024 Foto: Amarílis Marisa |
Ao conquistar o concurso, a Deixa Falar reafirma a potência cultural do Pará no cenário nacional do samba, como também garante um lugar de destaque no maior evento carnavalesco do Brasil. O enredo "Pororocas Parawaras" e a força do samba vencedor prometem emocionar o público na Sapucaí em 2025, levando para a avenida um pedaço da cultura amazônica.
Fundado em 23 de abril de 1992, a escola é cria do bairro da Cidade Velha, tendo como atual presidente Esmael Tavares. Neste ano de 2024 desfilou com o Samba-Enredo "Carabao, O Segredo da Multiplicação, O Búfalo que Vale Ouro", iniciando a parceria com Damasceno cuja obra foi inspiração. Escola tradicional da capital, a Deixa Falar faz parte do grupo principal do Carnaval paraense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário