10.1.18

Sebastião Tapajós e amigos nos 402 anos de Belém

O show “Nosso Amor Por Belém - Sebastião Tapajós e Amigos” promete muitas emoções, nesta sexta-feira, 12, às 20h, no palco do Theatro da Paz. Um dos maiores violonistas do mundo vai receber Nanna Reis, Luiz Pardal, Paulinho Moura, Gilson Rodrigues, Mestre Solano e Nilson Chaves para homenagear a Cidade das Mangueiras em seus 402 anos com muita música. Na ocasião também será lançado o CD “Memórias”.  Ingressos gratuitos com distribuição desde a véspera, no dia 11, a partir das 9h, na bilheteria do teatro ou pelo site ticketfacil.com.br. A realização é do Governo do Estado.

Em quase 60 anos de trajetória, Sebastião Tapajós tem na discografia 45 títulos. É um dos instrumentistas brasileiros de maior prestígio no exterior e de grande popularidade na Alemanha, onde já esteve 90 vezes e lançou mais de 30 discos. 

Morando numa casa de frente para a praia de Pajuçara, próxima a Santarém, no Pará, atualmente com 76 anos, ele só deixa o refúgio para cumprir compromissos artísticos que considera importantes, como este show de aniversário de Belém, cidade que também é sua morada.

“Belém representa tudo para mim, foi o início, onde comecei minhas etapas nacionais e internacionais, estudei, toquei, depois fui para a Europa, Espanha e Portugal. Muitas composições surgiram quando eu passava algumas situações que as pessoas nem sabem. O meu coração está sempre por aqui e nesse show vou mostrar isso, ao lado dos meus amigos. Não dá para convidar todos os músicos que gostaria, mas chamamos alguns que representam outros, aqui só tem músico bom”, diz Sebastião Tapajós que chegou de Santarém ontem para os ensaios do show. 


Ao longo de mais de 60 anos de carreira, tocou com nomes consagrados da música brasileira e internacional, da importância de Hermeto Pascoal, Sivuca, Paulo Moura, Waldir Azevedo, Astor Piazzolla, Gerry Mulligan, Oscar Peterson e Paquito D’ Rivera.

Nascido em um barco que navegava pelo baixo Amazonas, ele começou a tocar cedo, encantado pelos seresteiros da região. Veio para Belém onde integrou o grupo de baile “Os Mocorongos”, sempre com destaque a seu virtuosismo. Estudou em Portugal e na Espanha, onde também se apresentou, causando sempre grande impacto em seu público.

Desistiu de ser professor de música em Belém e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, onde não parou de encantar o público e foi contratado por várias gravadoras, chegando a gravar oito discos em três anos pelo selo do argentino Astor Piazzola. Sua carreira internacional deslanchou. Caiu nas graças principalmente da Alemanha, onde gravou dezenas de discos. 

No show o estilo único e inconfundível

Harmonias densas e sofisticadas, melodias fluídas, delicadas ou marcadas pela percussão. Para o repertório do show foram escolhidas músicas que marcam sua carreira e declaram seu amor por Belém. 

Não ficarão de fora “Igapó”, “Um Pro Ney”, “Flores para Nossa Senhora” e “Barueri”. São algumas das músicas mais antigas e reconhecidas do violonista, mas também entram no show as composições mais recentes, como Rei Solano, do CD “Aos da Guitarrada”, o mais recente, e Anacã, música composta especialmente para um espetáculo da bailarina Ana Unger, entre outras, algumas delas trazendo letras.

Nilson Chaves cantará “Cidade Velha”, música instrumental de Tapajós, com letra de Lourdes Garcez, e Navio Gaiola. Nanna Reis canta “Desencanto”, canção feita em parceria com Billy Blanco e que também ganhará a interpretação de Luiz Pardal na gaita. Nanna, cantora da nova geração, também canta “Fernanda”, que também traz letra de Lourdes Garcez. 

Pardal permanecerá em cena para compor com Gilson Rodrigues e Paulo Moura, um trio de choro, fazendo alusão à Casa do Gilson, reduto tradicional da música instrumental e do choro paraense, com reconhecimento em todo o país. O trio tocará “Cheiro do Pará”, um choro conhecido e já regravado por outros músicos, e “Lua Juá”, parceria com Gilson Peranzetta, também muito conhecida no Brasil. 

Depois do choro, a guitarrada. Sebastião Tapajós recebe Mestre Solano tocando “Rei Solano”, e o guitarrista apresenta em seguida um de seus maiores sucessos “Americana” e ainda “Brinquedo de Miriti”, ambas de sua autoria.

CD Memórias: mais um presente ao público

O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente é o público. Uma das surpresas da noite será o lançamento do álbum “Memórias”, trazendo a reprodução de um show gravado ao vivo, em 2000, no Museu do Telefone, Rio de Janeiro, com participação de Gilson Peranzzeta, Maurício Einhorn, Ney conceição, Nilson Chaves e Billy Blanco. A produção é de 2017, com patrocínio do Governo do Estado. 

Ficha Técnica do show

Direção Musical: Igor Capela
Produção do Theatro da Paz: Carmen Ribas 
Produção Executiva: Lourdes Garcez 
Participações: Luiz Pardal, Nanna Reis, Nilson Chaves, Paulinho Moura, Gilson Rodrigues, Mestre Solano
Banda: Igora Capela - violão; Daniel Delatuche - Trompete; Andresson Dourado - Piano; Márcio Jardim - Percussão.

Serviço
“Sebastião Tapajós & Amigos - Nosso Amor Por Belém”. Show em homenagem aos 402 anos da capital paraense. Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, a partir das 20h, no Theatro da Paz. Ingressos gratuitos, com distribuição ao público a partir do dia 11, 9h - bilheteria do teatro ou on line pelo site ticketfacil.com.br. Realização: Governo do Estado do Pará.

(Holofote Virtual com a colaboração da jornalista Dominik Giusti)

Nenhum comentário: