Tá estreando nesta segunda-feira, 26, na TV Cultura do Pará, a série de animação “Os Dinâmicos”, uma grande homenagem a Joaquim de Lima Vieira, músico que ficou conhecido como Mestre Vieira, o criador da guitarrada, falecido em fevereiro deste ano, em Barcarena-PA. Os 13 episódios, cada um de 5 minutos, serão exibidos de segunda a sexta, às 16h, com reprise às 19h, para todo o Pará, até o dia 12 de dezembro.
Depois de estrear nacionalmente pela TV Brasil, que não é transmitida no Pará em TV aberta, a série de aventura musical "Os Dinâmicos" chega enfim as nossas telinhas, exibida pela Tv Cultura do Pará. Inspirada na obra de Joaquim de Lima Vieira e nas animações dos anos 1970 e 1980, que traziam séries animadas com heróis e bandas musicais, é também uma homenagem ao grupo Vieira e Seu Conjunto, que existiu entre os anos 1970 e 1990 e lançou 14 LPs.
A série foi realizada entre 2016 e 2017 pela Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, produtora paraense, por meio do edital de financiamento Prodav 08 – 2014 - Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, que apoia a produção de conteúdos para Tvs públicas.
![]() |
Episódio "A Impostora" |
Guitarreiro (Mestre Vieira) é o líder que aciona o poder da guitarra Milagrosa, já Spectro (Idalgino) consegue ficar invisível. Enquanto Ciclone (Lauro) tem a velocidade do vento; Alado (Dejacir) ganha asas; Ja nosso Trakitana (Poça) é o mestre das tecnologias, e Aprendiz (Batera), como o nome enuncia, ainda está aprendendo a ser super-herói.
![]() |
Episódio "A Lambda da Baleia" |
O "Esse Bode dá Bode" é inspirado na música Melô do Bode, sucesso do segundo LP de Vieira e Seu Conjunto que estourou nas paradas de sucesso no Nordeste, vendendo mais de 300 mil cópias. Nem sempre, porém, a trilha sonora está diretamente ligada à história. Em "A Impostora", uma bruxa americana se traveste de Matinta Pereira para praticar suas maldades na Amazônia, a música tema é "Melô do Bandolim".
![]() |
Episódio "A Magia da Voz" |
O tráfico de animais silvestres está no episódio ‘Uma Boquinha’, que traz o Mapinguari (Lambada do Mapinguari) como herói. No episódio "Dragão Engolidor de Açaí" falamos da exploração indevida de nossas iguarias. Há episódios de botos e cobra grande, as lendas do Pretinho da Bacabeira e do Uirapuru. E lendas de fora da Amazônia. A do Cabra Cabriola, lenda nordestina, no episódio Esse Bode dá Bode, e a do Ipupiara, lenda contada no sudeste, e que está no episódio “Monstrinho de Estimação”.
As vozes que deram vida aos Dinâmicos animados! |
Com argumento, direção geral e produção executiva de Luciana Medeiros, roteiro de Adriano Barroso, também com direção de Afonso Gallindo, a série conta com atores Marton Maués, que faz a voz de Mestre Vieira; Henrique da Paz, a do Lauro; e Mário Filé, a do batera.
Da nova geração, convidamos Leoci Medeiros, que vem desenvolvendo carreira no cinema, e que fez um Dejacir espirituoso, além de Lucas Alberto Cunha, interpretando um Poça sensacional, vocês vão ver. Tivemos um não ator, o baterista e produtor Carlos Canhão Brito, para a voz de Idalgino. Gravamos os diálogos no Ápice, com o Assis.

EXIBIÇÃO NA TV CULTURA DO PARÁ
26 de novembro a 12 de dezembro
De segunda à sexta
16h com reprise 19h
SINOPSES
EPISÓDIO 1 – ESSE BODE DÁ BODE (5”)
Vieira e seu Conjunto ensaia na Casa da Árvore, quando toca o telefone trazendo um estranho convite para fazer um show no Ceará.
EPISÓDIO 2 – A IMPOSTORA (5”)
Um menino denuncia uma falsa Matinta Pereira, que está aprontando na floresta. Ela acaba encarando nossos heróis.
EPISÓDIO 3 – A MAGIA DA VOZ (5”)
O grupo Vieira e Seu Conjunto é convidado para fazer um grande show em Belém, mas durante os ensaios, Dejacir perde a voz.
EPISÓDIO 4 – CONFUSÃO NA BACABEIRA (5”)
Os Dinâmicos recebem um chamado desesperado de uma criança que está sendo castigada por um encantado raivoso.
EPISÓDIO 5 – A QUEBRADEIRA DO AMOR (5”)
Mestre Vieira fica encantado quando uma jovem passa por ele, com um perfume mágico. Enfeitiçado, ele perde o contato com o resto do grupo.
EPISÓDIO 6 – O DRAGÃO ENGOLIDOR DE AÇAÍ (5”)
Um monstro terrível está engolindo todo o açaí da ilha, trazendo sérios danos à floresta e à produção e sobrevivência ribeirinha.
EPISÓDIO 7 – UMA BOQUINHA (5”)
Depois de um almoço regado a muito açaí, Os Dinâmicos recebem um chamado de uma criança para salvar pássaros e outros animais da jaula de um colecionador.
EPISÓDIO 8 - A LAMBADA DA BALEIA (5”)
Uma baleia está encalhada na praia de Barcarena. Uma criança tenta salvá-la da fúria da população que já a enxerga como almoço.
EPISÓDIO 9 – O MONSTRINHO DE ESTIMAÇÃO (5”)
Uma menina e seu amigo boto lançam um chamado desesperado aos Dinâmicos. Um monstro desconhecido está capturando vários botos.
EPISÓDIO 10 – PERNAS PRA QUE TE QUERO (5”)
Os Dinâmicos recebem um chamamento para salvar uma criança e o Curupira das máquinas devoradoras da floresta.
EPISÓDIO 11 - BOITATÁ NÃO É BUMBÁ (5”)
Vieira e seu conjunto estão ensaiando pra tocar no "Festival Bumbá de Barcarena", quando recebem o chamado denunciando a floresta em chamas.
EPISÓDIO 12 – A DOR DE BARRIGA DA COBRA GRANDE (5”)
A Cobra Grande está com uma baita dor de barriga e vem se comportando com fúria, colocando em perigo os pescadores.
EPISÓDIO 13 - LAMBADA DO FANTASMA (5”)
Os Dinâmicos estão se preparando para lançar um novo disco, quando são acionados para resolver um problema de assombração.
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO
Luciana Medeiros/Afonso Gallindo
ARGUMENTO
Luciana Medeiros
ROTEIRO
Adriano Barroso/colaboração: Mariana Paz Barroso
TRILHA MUSICAL
DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada
ANIMAÇÃO
Muirak Studio LTDA
Direção de Animação - Cássio Tavernard / Eliezer França
Direção de Arte - Cássio Tavernard /Gustavo Medeiros
Desenho Sonoro e Finalização de Som - Victor Jaramillo/Casarão Floresta Sonora
Produção Executiva - Luciana Medeiros
Coordenação de Animação - Gustavo Medeiros / Eliezer França
Designer de Personagens - AD Gomes/ Everton Leão
Riggins - AD Gomes
Animadores - Eliezer França / Everton Leão/ Moaccyr K./ AD Gomes
Cenários - Cláudio Cordeiro/ Duann Paluma
Storyboard/ Animatic - Eliezer França
Composição e Edição de Vídeo - Gustavo Medeiros
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Luciana Medeiros
ELENCO/VOZES/HERÓIS
Marton Maués (Mestre Vieira – Guitarreiro)
Henrique da Paz (Lauro – Ciclone)
Mário Filé (Batera – Aprendiz)
Leoci Medeiros (Dejacir – Alado)
Carlos “Canhão” Brito (Idalgino – Spectro)
Lucas Alberto Cunha (Poça – Trakitana)
ELENCO/VOZES/LENDAS, VILÕES E CRIANÇAS
Adriana Cruz
Ester Sá
Astréa Lucena
Luana Medeiros Weyl
Lucas Tavernard
João Pedro Pinheiro Bittencourt
REALIZAÇÃO
Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia
INFORMAÇÕES
Cel. 91 98134.7719.
E-mail: lume.com@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário