26.11.18

Tv Cultura exibe série de animação "Os Dinâmicos"

Tá estreando nesta segunda-feira, 26, na TV Cultura do Pará, a série de animação “Os Dinâmicos”, uma grande homenagem a Joaquim de Lima Vieira, músico que ficou conhecido como Mestre Vieira, o criador da guitarrada, falecido em fevereiro deste ano, em Barcarena-PA. Os 13 episódios, cada um de 5 minutos, serão exibidos de segunda a sexta, às 16h, com reprise às 19h, para todo o Pará, até o dia 12 de dezembro. 

Depois de estrear nacionalmente pela TV Brasil, que não é transmitida no Pará em TV aberta, a série de aventura musical "Os Dinâmicos" chega enfim as nossas telinhas, exibida pela Tv Cultura do Pará. Inspirada na obra de Joaquim de Lima Vieira e nas animações dos anos 1970 e 1980, que traziam séries animadas com heróis e bandas musicais, é também uma homenagem ao grupo Vieira e Seu Conjunto, que existiu entre os anos 1970 e 1990 e lançou 14 LPs.

A série foi realizada entre 2016 e 2017 pela Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, produtora paraense, por meio do edital de financiamento Prodav 08 – 2014 - Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro, que apoia a produção de conteúdos para Tvs públicas.  

Episódio "A Impostora"
Cada episódio inicia com ensaios da banda, num estúdio-casa que fica na copa de uma Samaumeira, próxima a uma praia na cidade de Barcarena. A aventura começa quando nossos músicos são  interrompidos com a cirene acionada, trazendo o pedido de socorro de alguma criança, sempre que a floresta está em perigo. Aí a palavra mágica é pronunciada: “DI NA MI ZAR”!! Mestre Vieira empunha sua guitarra mágica transformando todos em super-heróis.

Guitarreiro (Mestre Vieira) é o líder que aciona o poder da guitarra Milagrosa, já Spectro (Idalgino) consegue ficar invisível. Enquanto Ciclone (Lauro) tem a velocidade do vento; Alado (Dejacir) ganha asas; Ja nosso Trakitana (Poça) é o mestre das tecnologias, e Aprendiz (Batera), como o nome enuncia, ainda está aprendendo a ser super-herói. 

Episódio "A Lambda da Baleia"
As aventuras dos Dinâmicos revelam, através do mágico universo da animação, as características, o linguajar, os costumes e as lendas da Amazônia presentes na obra de Mestre Vieira, como a  história de uma baleia que encalhou em 1974 na praia em frente a cidade e se tornou letra da música "Lambada da Baleia", gravada no primeiro LP de Vieira e Seu Conjunto. Essa história já faz parte do imaginário da população de Barcarena, eternizada nessa música, então era sem dúvida era um episódio obrigatório.

O "Esse Bode dá Bode" é inspirado na música Melô do Bode, sucesso do segundo LP de Vieira e Seu Conjunto que estourou nas paradas de sucesso no Nordeste, vendendo mais de 300 mil cópias. Nem sempre, porém, a trilha sonora está diretamente ligada à história. Em "A Impostora", uma bruxa americana se traveste de Matinta Pereira para praticar suas maldades na Amazônia, a música tema é "Melô do Bandolim". 

Episódio "A Magia da Voz"
É também importante dizer que não  se roteirizou a história das lendas ou as letras das músicas, que são o pano de fundo das aventuras.  A ideia era tratar de forma sutil, engraçada e educativa as várias questões que temos na Amazônia.  Então se tratou do desmatamento no episódio ‘Pernas pra que te quero’, onde o Curupira (Lambada do Curupira), guardião da Floresta se vê em apuros.

O tráfico de animais silvestres está no episódio ‘Uma Boquinha’, que traz o Mapinguari (Lambada do Mapinguari) como herói. No episódio "Dragão Engolidor de Açaí" falamos da exploração indevida de nossas iguarias. Há episódios de botos e cobra grande, as lendas do Pretinho da Bacabeira e do Uirapuru. E lendas de fora da Amazônia. A do Cabra Cabriola, lenda nordestina, no episódio Esse Bode dá Bode, e a do Ipupiara, lenda contada no sudeste, e que está no episódio “Monstrinho de Estimação”. 

As vozes que deram vida aos Dinâmicos animados!
Uma animação se faz em várias frentes de trabalho, envolve muitos processos, ainda mais quando se trata de uma série. Foram 18 meses de dedicação, reuniões, decisões a serem tomadas, leitura de roteiros, com os atores que escolhemos para dar voz a nossos heróis, a gravação dos diálogos e a edição de som, a animação em si, até a finalização com acessibilidade.

Com argumento, direção geral  e produção executiva de Luciana Medeiros, roteiro de Adriano Barroso, também com direção de Afonso Gallindo, a série conta com atores Marton Maués, que faz a voz de Mestre Vieira; Henrique da Paz, a do Lauro; e Mário Filé, a do batera. 

Da nova geração, convidamos Leoci Medeiros, que vem desenvolvendo carreira no cinema, e que fez um Dejacir espirituoso, além de Lucas Alberto Cunha, interpretando um Poça sensacional, vocês vão ver. Tivemos um não ator, o baterista e produtor Carlos Canhão Brito, para a voz de Idalgino. Gravamos os diálogos no Ápice, com o Assis. 

Na equipe de animação, temos Cássio Tavernard, e os meninos do estúdio Muirak, coordenados por Gustavo Medeiros, Eliezer França. Na edição e finalização de som, contamos com Leo Chermont e Dan Bordalo, do Floresta Sonora. Os primeiros episódios foram sonorizados por Victor Jaramillo.

EXIBIÇÃO NA TV CULTURA DO PARÁ
26 de novembro a 12 de dezembro
De segunda à sexta
16h com reprise 19h

SINOPSES

EPISÓDIO 1 – ESSE BODE DÁ BODE (5”)
Vieira e seu Conjunto ensaia na Casa da Árvore, quando toca o telefone trazendo um estranho convite para fazer um show no Ceará. 

EPISÓDIO 2 – A IMPOSTORA (5”)
Um menino denuncia uma falsa Matinta Pereira, que está aprontando na floresta. Ela acaba encarando nossos heróis. 

EPISÓDIO 3 – A MAGIA DA VOZ (5”)
O grupo Vieira e Seu Conjunto é convidado para fazer um grande show em Belém, mas durante os ensaios, Dejacir perde a voz. 

EPISÓDIO 4 – CONFUSÃO NA BACABEIRA (5”)
Os Dinâmicos recebem um chamado desesperado de uma criança que está sendo castigada por um encantado raivoso.

EPISÓDIO 5 – A QUEBRADEIRA DO AMOR (5”)
Mestre Vieira fica encantado quando uma jovem passa por ele, com um perfume mágico. Enfeitiçado, ele perde o contato com o resto do grupo.

EPISÓDIO 6 – O DRAGÃO ENGOLIDOR DE AÇAÍ (5”)
Um monstro terrível está engolindo todo o açaí da ilha, trazendo sérios danos à floresta e à produção  e sobrevivência ribeirinha. 

EPISÓDIO 7 – UMA BOQUINHA (5”)
Depois de um almoço regado a muito açaí, Os Dinâmicos recebem um chamado de uma criança para salvar pássaros e outros animais da jaula de um colecionador.

EPISÓDIO 8 - A LAMBADA DA BALEIA (5”)
Uma baleia está encalhada na praia de Barcarena. Uma criança tenta salvá-la da fúria da população que já a enxerga como almoço. 

EPISÓDIO 9 – O MONSTRINHO DE ESTIMAÇÃO (5”)
Uma menina e seu amigo boto lançam um chamado desesperado aos Dinâmicos. Um monstro desconhecido está capturando vários botos. 

EPISÓDIO 10 – PERNAS PRA QUE TE QUERO (5”)
Os Dinâmicos recebem um chamamento para salvar uma criança e o Curupira das máquinas devoradoras da floresta.

EPISÓDIO 11 - BOITATÁ NÃO É BUMBÁ (5”)
Vieira e seu conjunto estão ensaiando pra tocar no "Festival Bumbá de Barcarena", quando recebem o chamado denunciando a floresta em chamas. 

EPISÓDIO 12 – A DOR DE BARRIGA DA COBRA GRANDE (5”)
A Cobra Grande está com uma baita dor de barriga e vem se comportando com fúria, colocando em perigo os pescadores.

EPISÓDIO 13 - LAMBADA DO FANTASMA (5”)
Os Dinâmicos estão se preparando para lançar um novo disco, quando são acionados para resolver um problema de assombração. 

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO
Luciana Medeiros/Afonso Gallindo

ARGUMENTO 
Luciana Medeiros

ROTEIRO
Adriano Barroso/colaboração: Mariana Paz Barroso 

TRILHA MUSICAL
DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada 

ANIMAÇÃO 
Muirak Studio LTDA 

Direção de Animação - Cássio Tavernard / Eliezer França 
Direção de Arte - Cássio Tavernard /Gustavo Medeiros 
Desenho Sonoro e Finalização de Som - Victor Jaramillo/Casarão Floresta Sonora
Produção Executiva - Luciana Medeiros 
Coordenação de Animação - Gustavo Medeiros / Eliezer França 
Designer de Personagens - AD Gomes/ Everton Leão 
Riggins - AD Gomes 
Animadores - Eliezer França / Everton Leão/ Moaccyr K./ AD Gomes 
Cenários - Cláudio Cordeiro/ Duann Paluma 
Storyboard/ Animatic - Eliezer França 
Composição e Edição de Vídeo - Gustavo Medeiros 

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Luciana Medeiros

ELENCO/VOZES/HERÓIS
Marton Maués (Mestre Vieira – Guitarreiro) 
Henrique da Paz (Lauro – Ciclone) 
Mário Filé (Batera – Aprendiz) 
Leoci Medeiros (Dejacir – Alado) 
Carlos “Canhão” Brito (Idalgino – Spectro) 
Lucas Alberto Cunha (Poça – Trakitana) 

ELENCO/VOZES/LENDAS, VILÕES E CRIANÇAS
Adriana Cruz 
Ester Sá 
Astréa Lucena
Luana Medeiros Weyl 
Lucas Tavernard 
João Pedro Pinheiro Bittencourt 

REALIZAÇÃO
Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia 

INFORMAÇÕES
Cel. 91 98134.7719.
E-mail: lume.com@gmail.com

Nenhum comentário: