7.2.19

Dejacir em desenho é admirado pelo Dejacir real

Dejacir Magno é protagonista de uma história que há 10 anos atrás estava adormecida na cidade de Barcarena. Ele foi o primeiro crooner (vocalista) do grupo Vieira e Seu Conjunto, banda de Joaquim de Lima Vieira, o criador da guitarrada. 

Ao lado dos amigos Luis Poça (tecladista), Idalgino Cabral (baixista) e Lauro Honório (guitarra Base), ele é um dos que mais vibra ao se ver na TV, transformado em desenho animado na série "Os Dinâmicos" e, melhor ainda, em um super herói, o Alado. 

Em reexibição na TV Cultura do Pará (13h), a série estreou esta semana na TV Cultura de São Paulo (5h40) e na TVE do Rio de Janeiro (10h15 e 13h55), com exibições em todas, sempre de segunda a sexta. Já está no 4o episódio (são 13). Atualmente, Os Dinâmicos verdadeiros estão na ativa em Barcarena (PA), isso mesmo, e por meio da obra de Joaquim de Lima Vieira, o criador da guitarrada, é também inspiração para a televisão brasileira. 

O projeto foi contemplado pela chamada pública do edital Prodav 8 - Região Norte (Ancine/FSA/BRDE).  Mestre Vieira, que partiu há um ano (completado no último dia 2 de fevereiro), não chegou a ver a estreia, em outubro de 2018, mas chegou a assistir os episódios já finalizados, em 2017. Nem preciso dizer o quanto a série tem causado na cidade e pelo que me contam as crianças estão aprovando e dinamizando por lá. Assistam. E leiam o que vem a seguir. Republico uma reportagem feita em Barcarena, em que a metalinguagem é o que mais me impressiona. Leiam!

Dejacir Magno em desenho 
é admirado por Dejacir Magno da realidade

Reportagem: Jornal Barcarena - Por Jonatha Chaves

Desde que estreou na Tv Cultura do Pará o desenho animado "Os dinâmicos" em homenagem ao Mestre Vieira, Dejacir Magno não perde um episódio. Ele foi por muitos anos vocalista da banda do mestre. Agora tem a oportunidade de se ver na televisão em forma de desenho. As animações falam um pouco sobre as canções de Vieira, sobre a Amazônia e educam as crianças.

Seu Dejacir se transforma junto com o mestre e amigos em herói. Ele se torna o "Alado", que voa pela Amazônia. Para Dejacir, é algo muito prazeroso se ver na TV. "Eu volto a ser criança. Por vezes me pergunto: 'será que sou eu?' Porque assisti tantos desenhos e hoje me vejo num personagem de desenho", disse. Sobre a recepção, seu Dejacir disse que muitos o chamam de super-herói. "Geralmente as pessoas me chamam de herói. É maravilhoso isso, tanto porque muitas crianças podem assistir", lembrou.

Ao assistir o desenho, o ex vocalista explica que sente saudades de Vieira. "Lembro muito dele. O nosso contato foi desde as décadas de 60 e 70 e hoje podemos ver ele como uma identidade secreta desse desenho e isso é muito interessante", lembra.

Em um episódio, o personagem de Dejacir perde a voz e a banda dos dinâmicos fica preocupada e sem tocar. Mas os heróis conseguem ajudar o "alado" que volta com todo o charme na voz. Sobre isso, Dejacir diz que foi inspirado na realidade. "Aquilo foi verdade. Porque a gente ia tocar e eu cantava muito e ficava sem voz. Era preciso tomar vários remédios caseiros, que o desenho mostra, para voltar a voz", explica.

Dejacir comenta ainda que o desenho vai ser essencial para eternizar a memória de todos. "Se as pessoas souberem valorizar a própria cultura, será muito bom. O mestre já foi embora. Dos antigos só resta eu. Então, se as pessoas quiserem fazer algo por mim que faça agora, porque depois não adianta mais", pediu.

Saiba mais:
A estreia da série: http://bit.ly/2WNf7zk
O trailer inicial: http://bit.ly/2OijhyP

Nenhum comentário: