2.7.20

Fotobiografia de Bibi Ferreira para ler e ver online

Considerada uma das artistas mais importantes dos palcos brasileiros, a atriz teria completado 98 anos, no dia 1º de junho. Documentando mais de 7 décadas de sua trajetória, foi lançada, ano passado, a segunda edição da fotobiografia “Bibi Ferreira, uma Vida no Palco”. A versão física segue à venda, mas agora a obra  também pode ser degustada online

Foram 77 anos de palco, incluindo o período compreendido entre 2001 e 2019, ano de sua morte aos 96 anos. O projeto editorial contempla capítulos temáticos, trazendo histórias de seu início de carreira, no circo, fala de sua relação com Procópio, pai e mestre, a estreia aos 18 anos, além de escândalos, amores , as melhores interpretações, premiações entre outras passagens de vida de Bibi.

No capítulo final, é possível acessar uma galeria de fotos, escolhidas pela atriz, com os papéis mais marcantes na sua vida. O miolo abriga textos biográficos, outros em primeira pessoa, reprodução de reportagens e recortes de críticas de jornais e revistas de várias épocas, com destaque para a matéria de página inteira publicada pelo The New York Times, em 2016. 

O livro atualiza a trajetória da atriz, em 20 anos. Traz depoimentos de Catulo da Paixão Cearense, Austregésilo de Athayde, Paschoal Carlos Magno e Sábado Magaldi, entre outros ilustres.  A 1a edição desta fotobiografia foi lançada em 2003, mas não chegou a ser comercializada. 

“Além de ser um documento histórico, o livro é um presente, é lindo fisicamente falando. Dá vontade de ter na mesa de centro da sala, para poder folhear sempre. São muitas histórias”, provoca Nilson Raman, da Raman Entretenimentos, que realiza o projeto. 

Ele, que assina a coordenação editorial, foi amigo, empresário, produtor e mestre de cerimônias dos shows de Bibi por quase três décadas. As entrevistas foram realizadas por Maria Alice Silvério, desde a primeira edição, ao longo de mais de 20 anos. 

São 289 páginas, foi impressa em papel couchê matte, e traz na capa e sobrecapa fotos de Wilian Aguiar, fotógrafo oficial de Bibi nos últimos 15 anos de sua carreira. Parte dos recursos vieram através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sob o patrocínio da Universidade Estácio de Sá.  São  Atendendo à contrapartida social de acessibilidade, proposta pela lei de incentivo, 600 exemplares estão sendo distribuídos, de forma gratuita, para as bibliotecas públicas de várias cidades do País. A distribuição nacional esta a cargo da Editora Giostri, do jornalista Alex Giostri.

Serviço
Na internet, o endereço para visualização gratuita é: raman.pt/fotobiografia, onde você também consegue fazer a compra on line.

Nenhum comentário: