5.7.22

A vertigem poética do novo álbum de Pedro Vianna

O escritor, compositor e cantor paraense Pedro Vianna lança nesta sexta-feira (8) nas plataformas digitais,  seu novo álbum, "Voragem", segundo registro autoral da carreira, com repertório de nove músicas inéditas, incluindo os singles Amargo Licor e No Mais, lançados em 2020 e 2021, e trazendo diversas participações.

Os arranjos sofisticados do álbum reverenciam a tradição da MPB, sem abrir mão da inovação, da ousadia, do experimentalismo. Ziza Padilha assina a direção musical na maioria das faixas, outras tem arranjos de Floriano, Jean Charnaux e Renato Torres. 

“Ao visitar essas parcerias construídas nesses 5 anos, percebi que algumas, espontaneamente, erguiam-se em torno desta metáfora-conceito: Voragem. São poemas, letras e músicas que despencam e são consumidas no abismo do amor romântico, dissolvendo consigo quem fui um dia”, diz Pedro sobre o título do disco, que também dá nome a um bolero, composto em parceria com Leandro Dias, referenciado em um texto do escritor Caio Fernando Abreu.

Todas as faixas são parcerias de Pedro Vianna com compositores como Floriano, Jean Charnaux, Leandro Dias, Paulinho Moura e com os poetas/ letristas Dudu Neves, Renato Torres e Vasco Cavalcante. Além da qualidade dos instrumentistas que assinam as gravações, o álbum traz as participações de Claudio Nucci, Fátima Guedes, Simone Guimarães e Zé Luiz Mazziotti. 

"Voragem" foi gravado nos estúdios Zarabatana, Midas e Guamundo entre 2017 e 2020, e teve a produção executiva de Narjara Oliveira, da Senda Produções. O projeto gráfico é do próprio Pedro sobre fotografias da artista visual Renata Aguiar. 

O disco foi parcialmente financiado através de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues, executada através de projeto de extensão do professor Valcir Santos, em parceria com a Proex, Fadesp e Universidade Federal do Pará. O show de lançamento está previsto para setembro, quando sairá também a versão de Voragem em disco de vinil. Pedro conta que trabalhou na direção artística do disco de forma atenta, afetiva e desconectada do ritmo e ditmes do mercado musical. 

Para seguir o artista:

https://www.instagram.com/pedroviannaneto/

Para seguir nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/holofote_virtual/

https://www.facebook.com/groups/holofotevirtual

Nenhum comentário: