1.10.22

Grupo Pretinta lança a nova cartilha em Salvaterra

O Coletivo Pretinta está lançando, neste sábado, 1, em Salvaterra, a cartilha “Aonde eu me encontro”, publicação que traz representatividade ao público infantil, em especial às crianças negras. O lançamento no Marajó conta com uma programação presencial, também nos dias 15 e 16 de outubro. E para o acesso do público em geral, o lançamento virtual da cartilha ocorrerá no dia 12 de outubro, pelas redes sociais, em alusão ao dia das crianças.

O Pretinta lançou em 2021, a cartilha "Como eu me vejo". Este ano, com o apoio do Prêmio Preamar de Arte e Cultura (Governo do Pará - Secult) a nova edição da cartilha foi elaborada e chamada "Onde eu me encontro", com objetivo de proporcionar aos alunos um olhar de curiosidade sobre o território em que estão inseridos e sua comunidade, com o sentido de reconhecer e valorizar esses elementos através da pintura e do desenho. 

A nova cartilha está sendo lançada hoje, primeiramente na comunidade Quilombola do Bairro Alto e num segundo momento, nos dias 15 e 16,  na Vila Ceará, ambas no Município de Salvaterra, a partir da articulação feita em parceria com a Professora Alaise Pampolha, coordenadora de Educação Escolar do Município de Salvaterra/Marajó; e também de Elinalda Figueiredo, professora dos anos iniciais na “Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ceará”. Ao todo serão distribuídos 31 kits de arte com cartilha didática e material artístico, com atividade para crianças de 7 a 11 anos.

Coordenado por jovens negros que trazem o pensamento anti racista e buscam elevar a autoestima de pessoas pretas afro-amazônidas, o Pretinta reúne artistas visuais e de terreiro, com formação multidisciplinar. Gabriela Monteiro é comunicadora; Bruno Pedroso é professor licenciado em Artes Visuais; e Fernanda Monteiro, é Psicóloga.

Atuante desde 2018, o grupo vem ministrando aulas de iniciação artística para crianças e acredita na transformação social desde a infância, através da arte-educação. Assim, o movimento também vem ocupando espaços culturais diversos, escola, biblioteca comunitária, ocupações urbanas, praças, Institutos de ensino de matriz africana etc. Já são quatro anos mostrando trabalhos autorais, dando representatividade a crianças negras, trabalhando valores de autoestima, identidade, simbologia, autonomia, autoconfiança e ancestralidade.

Lançamento da Cartilha 

Hoje (01), com atividades aos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Quilombola do Bairro Alto. As ações seguem ainda, com o lançamento virtual da cartilha, no dia 12 de outubro. No final de semana, sábado, 15, e domingo, 16, a programação será na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ceará. Mais informações: @projetopretinta

Nenhum comentário: