1.7.23

Celebração da cultura no Tamo Junto e Misturado

Durante 10 dias de programação na Praça Waldemar Henrique, o evento realizado pela prefeitura, por meio da FUMBEL, abraçou a cultura popular. O encerramento nesta sexta-feira (30), contou com a premiação das quadrilhas e misses juninas, além de show do mestre Pinduca.

A apuração dos votos para eleger as misses, quadrilhas e também técnicos envolvidos nas apresentações dos grupos, iniciou logo cedo da tarde e seguiu até o início da noite, quando o prefeito Edmilson Rodrigues e demais autoridades entregaram os prêmios aos representantes das quadrilhas e misses presentes.

Tudo caminhava para uma programação intensa, após a cerimônia, mas com as chuvas fortes que caíram, as apresentações que haveriam no Piano Palco foram suspensas. Os grupos que não puderam se apresentar, já estão sendo convocados para a celebração da Semana do Folclore, que será realizada pela Prefeitura, por meio da Fumbel, no mês de agosto.

Na Cuia Acústica manteve-se a apresentação de Pinduca, que só ocorreu após às 22h, quando as chuvas cessaram completamente. Quem não desistiu de chegar à praça, não se arrependeu. O mestre entrou em cena com o vigor de seus 86 anos que aliás, ele completou no último dia 4 de junho, e encantou a plateia do palco da Cuia Acústica. Cantou grandes sucessos de sua autoria, além de uma sequência de hits juninos que levou a plateia ao delírio.

Um palco aberto à cultura popular

O Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém promoveu um verdadeiro festival de cultura, música e tradições juninas. Ao unir artistas locais, premiar talentos, envolver a comunidade e encerrar com uma performance especial de Pinduca, o evento deixa uma marca indelével na história cultural da região, inspirando a todos a valorizar e celebrar a riqueza de suas raízes culturais.

As quadrilhas, mais uma vez, foram um espetáculo particular dentro desse universo. Cada vez mais profissionais, elas emocionam o público e despertam a paixão de suas torcidas. O júri formado por artistas e outros profissionais da cultura popular geralmente tem dificuldade na hora de pontuar os quesitos. 

Na entrega da premiação, o prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou a potencia da cultura popular que pulsa em Belém e, ao comentar sobre a performance das quadrilhas, lançou uma nova proposta para os anos seguintes. Assim como as escolas de samba possuem sambas próprios, estimular que as quadrilhas também tragam composições próprias, mas de autores paraenses, para suas coreografias, buscando colocar em conexão a cultura popular com a produção musical da cidade.

Amor de um Mensageiro
"Ideais novas às vezes assustam, mas quero que vocês amadureçam essa ideia e quando formos  discutir o novo regulamento do ano que vem, vamos levar essa isso pra frente", provocou prefeito. 

O arraial teve início no dia 15 de junho, uma quinta-feira de noite estrelada, com uma apresentação icônica de Dona Onete. Bois Bumbás, Grupos de Toadas, Carimbó e grupos Parafolclóricos, além das tradicionais quadrilhas foram protagonistas nos palcos do Piano e da Cuia. Aos sábados, os Pássaros Juninos e Cordões de Bichos também encantaram o público no teatro do CCBEU e na Biblioteca Pública de Belém, Avertano Rocha.

PREMIAÇÃO

Quadrilhas: do 10° ao 1° Lugar (troféus e premiação em dinheiro)

1° lugar Fúria Junina

2° lugar Tradição Junina

3° lugar Fuzuê Junino

4° lugar Rainha da Juventude

5° lugar Amor de Um Mensageiro

6° lugar Roceiros da Barão

7° lugar Paraíso Junino

8° lugar Reino de São João

9° lugar Balão de Ouro

10° lugar Folguedos Anarriê

Premiação Técnica

Melhor Marcador

Fuzuê Junino 

Melhor Coreógrafo

Rainha da Juventude

Melhor Estilista de Traje Junino

Encanto da Juventude

Melhor Música de Autor Paraense

Sedução Ranchista

Misses 

Miss Caipira 

Amor de Um Mensageiro - Nayara Matoso

Miss Simpatia 

Reino de São João - Jhully Souza

Miss Negritude

Reino de São João - Talita Garcia 

Miss LGBTQIA+

Império Junino

Miss Melhor Idade - Associação 3a Idade - ARCTIP

Luzia Almeida

Nenhum comentário: