17.11.23

Festa para Mestre Tomaz em São João de Pirabas

Tem “Festa Cultural de São João de Pirabas: valorizando o turismo e a cultura popular”, neste final de semana, em homenagem ao Mestre Tomaz, tocador de flauta e grande ativista do carimbó, falecido em 2018, no município. Haverá feira de artesanato e apresentações musicais na sexta, 17, e sábado, 18 de novembro, a partir das 19h, na Avenida Beiradão. 

Um dos mestres de carimbó da região do salgado, Tomaz Pinheiro faleceu aos 79 anos, em 2018. Ele foi responsável pela organização de cordões de pássaros e é autor de composições com letras e versos simples, características do carimbó de raiz. Agricultor e folclorista, Tomaz retratou as belezas do município e os hábitos da sua gente através de suas músicas. 

Mestre Tomaz nasceu no Município de Santarém Novo, trabalhou como cultivador da terra e do folclore paraense por meio de suas composições musicais inseridas naquele gênero musical. Em certo momento de sua vida, mudou-se para Barcarena e, posteriormente, São João de Pirabas, cidade localizada região dos Caetés, nordeste do Estado do Pará, cuja qualificações são a minha carinhosa atribuição de cidade dos ventos; o fato de estar situada no litoral brasileiro do Oceano Atlântico; e a sua incomparável variedade de pescados”, diz a turismóloga e presidente da Fumbel, Inês Silveira, que coordenou o projeto em sua cidade. 

Tomaz participou ativamente da campanha de reconhecimento do gênero e da cultura do carimbó como patrimônio imaterial cultural brasileiro, sendo um dos mestres de cultura inventariado pelo IPHAN, em 2009, ano em que lançou o álbum “Canarinhos de Pirabas”, pelo selo da gravadora Na Figueiredo.

Programação reúne os artistas e grupos da cultura popular

Mestre Tomaz e seu grupo, no doc sobre sua
vida e obra, disponivel no Youtube
Nesta sexta-feira, 17, o público vai conferir as apresentações do grupo de carimbó “Mãe Maria”, representando o município de Pirabas, seguido do grupo o Popular, de Salinas , encerrando com nada menos que “Os Quentes da Madrugada”, do município de Santarém Novo. 

Já no sábado, a festa continua, com apresentações de André Sants e banda, de São João de Pirabas; Eduardo Du Norte e Tambores Encantados,  e encerrando com Pinduca e Banda, ambos de Belém. 

O objetivo é difundir as manifestações artístico-culturais do nordeste paraense, integrando a cultura popular e o turismo a partir dos saberes e conhecimentos dos mestres e mestras da música e da dança, em especial o carimbó. 

O projeto de extensão “Festa Cultural de São João de Pirabas: valorizando o turismo e a cultura popular” foi financiado via emenda parlamentar do Senador da República Paulo Rocha. A realização é do Ministério da Educação do Governo Federal, UFPA, Proex, Fadesp e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - UFPA). 

Serviço

Lançamento do projeto de extensão “Festa Cultural de São João de Pirabas: valorizando o turismo e a cultura popular”. Dias 17 e 18 de novembro, a partir das 19h, na Avenida Beiradão.

Nenhum comentário: