28.5.24

FLIM oferece programação diversa no feriado

Inspirado na famosa Festa Literária de Paraty, no Rio de Janeiro, o evento envolve escritores, pesquisadores e artistas da comunidade e convidados. Tem contação de histórias, rodas de conversa, debates, lançamento de livros, além de música, dança, teatro, artesanato e homenagem ao escritor Graciliano Ramos Milhomem, poeta, compositor, um fazedor de cultura da ilha. Já fica a dica para o feriado de Corpus Christi. 

A charmosa bucólica, já a partir desta terça-feira, 28, é palco de uma rica programação que vai durar cinco dias, até 1º de junho, sempre das 10h às 22h, na Praça da Vila, com organização dos Escritores da Praia e do Gipace/IFPA e coordenação geral do Professor Lairson Costa. Apoio da Prefeitura de Belém, IFPA, UEPA e SECTET.

Há dois pontos chaves na organização deste ano, a gastronomia, que está contemplada com a realização de um concurso gastronômico para os empreendimentos da ilha e oficinas para qualquer pessoa interessada (inscrições seguem aberta no link da bio @flim_mosqueiro), e o viés educacional.

É marcante na iniciativa, a atenção dispensada aos alunos das escolas públicas de Mosqueiro. Além de inúmeras atividades em que serão envolvidos, eles participam de uma gincana escolar, uma das atividades mais aguardadas em todos os anos.  

Todos os dias, o público já confere uma exposição e venda de produções acadêmico-literárias de diversas editoras, artesanatos com materiais reciclados (Charmosa Artesanatos e Cláudia) e artesanato didático-pedagógico em feltro (Jucilene Silva/Criarte).

É permanente também a exposição Cordel: Rosa de Cetim, das autoras  Alice Vitória Neves e Ednelma da Silva, alunas da Escola Estadual Padre Eduardo. Orientação: Professor Wilson Lima, e a exposição de maquetes de prédios de Belém/Mosqueiro, com a criação de alunos da Escola Estadual Padre Eduardo, sob a orientação da Profa. Aelin Santos. Outra mostra é a fotográfica “Mosqueiro: um encanto de Ilha”, de Lairson Costa.

Cinco dias para mergulhar em conhecimento e cultura 

Ronalda Salgado, atriz, professora 
e contadora de histórias
Na abertura de hoje, às 10h tem contação de histórias com Ronalda Salgado  (Sismube), que narra “A Cigana Samaúma” e das 14h às 18h, a festa conta com apresentação de trabalhos científicos. 

À noite, às 19h, tem palestra sobre “Relação entre o trabalho e a educação dos jovens e adultos, considerando as experiências e desafios enfrentados por eles”, com a profa. Ma. Camila Prado, do Instituto Federal do Pará, seguido, às 20h, de um Sarau literomusical com participação de escritores, poetas e cantores de Mosqueiro e convidados.

Entre outras coisas, amanhã (29), às 10h tem apresentação do Palhaço Beterraba, com Luciano Lira (Sismube) e das 14h às 18h, oficina de gastronomia com sabores da Ilha, ministrada pelos Profs. Bruna Almeida, Mateus Cruz e alunos do Curso de Gastronomia da UEPA/SECTET. Das14h às 18h, haverá apresentação de trabalhos científicos e, às16h Apresentação do Boi Flor da Infância (Mestre Bacuí).

Em seguida tem a roda de conversa “Entre Panelas, Memórias e Sentidos”, com a pesquisadora e escritora Auda Piani, e participação de Roger Paes, diretor do Documentário “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”.  A mediação será do Prof. Lairson Costa, coordenador da FLIM.

À noite, começa às 18h, com autógrafos de livros psicografados por Eloisa Chagas, seguida às 19h, da palestra “Tecnologia e Aprendizagem: papel da tecnologia na educação de jovens e adultos e sua utilidade no ensino-aprendizagem”, e, às 20h, com a apresentação do espetáculo literomusical “Dá-me as Rosas”, com Ronalda Salgado e Luciano Lira (Sismube).

Feriado de Corpus Christi com saber e arte

Graciliano Ramos Milhomeme,
o homenageado
Na quinta-feira, 30, às 10h tem a roda de conversa: Conhecendo o escritor Graciliano Ramos Milhomem, tendo como mediadora a Profa. Ma. Chris Souza e às 11h, o autor concede autógrafos pela obra Aracapuri. Também haverá contação de histórias com a Profa. Dra. Rita Melém, da Biblioteca Itinerante BombomLER e Contadores de Histórias do Pará – RECONTAH.

E tem mais, às 16h tem roda de conversa sobre Literatura de Cordel, com Francisco Mendes (Estande dos Escritores Paraenses) e Juraci Siqueira (Sismube). A mediação é do Prof. O Dr. Geraldo Magella.

A partir das 18h tem conferência “Estética da Resistência: a arte como forma de resistência cultural na Amazônia”, com Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro e, às 20h, lançamento do livro "Mosqueiro: um encanto de Ilha", do Prof. Dr. Lairson Costa. O encerramento da noite será com apresentação musical do Choro com Café e Carimbó Curuperé.

Formação de leitores com batuques da Matinta

Escritor Claudionor Wanzeller
Na sexta-feira, 31, entre outras atrações, às 15h tem "A Lenda do Tambor Africano", com Ronalda Salgado e às 16h, uma roda de conversa com os autores Edgar Augusto e Edir Proença. Os mediadores são Iraneide Silva e Eloy Figueredo. 

A segunda roda vai reunir “Experiências de criação de espaços de formação de leitores , com Profs. Denise Adrião - Casa Cantos do Rio - Sala de Leitura; Raimundo Oliveira - Espaço Cultural Nossa Biblioteca; Rita de Cássia - Bibliotecária da E.E. Abelardo Leão Conduru; Ronalda Salgado e escritor Juraci Siqueira (com performances poéticas) – Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares. A mediação é do Prof. Roberto Santos.

A noite tem lançamento do livro "Luzes encurvam-se no Céu", do Prof. O Dr. José Jerônimo de Alencar Alves e às 20h, do livro "Ilha do Mosqueiro: Outras Histórias", do escritor Claudionor Wanzeller + Noite de autógrafos do escritor Jean Louis Werneck.

A programação encerra com o coletivo Batuque da Matinta (música, dança, literatura, artesanato, pintura etc.), e a apresentação de Paulo do Carmo, Elias Ribamar & Felipe Habib; Grupo Moqueio Tupinambá e Cia. de Dança Bira Marques.

Último dia traz mais lançamentos de livros

Aléxia Isadora, escritora
O último dia de evento , dia 1º de junho, às 10h, tem lançamento do livro “Lendas em Verso”, da escritora Aléxia Isadora Menezes Pavão (Editora Remando contra a Maré) e com o escritor Daniel da Rocha Leite, autor do livro "As Crianças que plantaram um rio”. Em seguida, às 11h, tem Contação de Histórias com as Profas. Patrícia Campos, Ayolândia Moraes e Isabela, do Movimento dos Contadores de Histórias da Amazônia.

A noite, inicia às 18h, com lançamento do romance “Arigós – Aconteceu na Amazônia”, do escritor, diretor, dramaturgo e ator Paulo Faria, seguida da roda de conversa: “Mosqueiro: preparando-se para a COP30, realidade e perspectivas”, com Waldomiro Chaves Machado, Leirson Azevedo e representantes da Coordenação do Fórum de Mudanças Climáticas COP30 da Prefeitura Municipal de Belém, e da Agência Distrital de Mosqueiro.  

A partir das 19h, tem Noite de autógrafos do escritor Roberto Santos, autor de “Tira-gosto: contos para ler no bar” e “O Manto e outros contos”, com Sandro Arlan, autor de Contos e Causos II: Mosqueiro e seu imaginário. O encerramento será com o show de Mateus Costa.

E assim vai mais um ano desta festa, realizada em parceria com a comunidade de Mosqueiro e que tende a se tornar um dos eventos literários mais importantes de Belém, a meu ver, já é assim. Falta expandir para termos uma ilha inteira respirando literatura, cultura, arte e saberes, em meio à natureza, arquitetura, gastronomia, que tal? Aguardemos o evento da COP!

Siga o perfil do projeto @flim_mosqueiro 

(https://www.instagram.com/flim_mosqueiro/)

Nenhum comentário: