28.7.14

Tela de cinema com música ao vivo no Olympia

A última semana de julho reserva ótima programação para os amantes da sétima arte. Nesta terça-feira (29), às 18h30, o Cine Olympia exibe mais um clássico do cinema mudo dentro da programação do projeto "Cinema e Música", em que a sessão de cinema recebe acompanhamento musical ao piano. Realizada sempre na segunda terça-feira de cada mês, a sessão de julho foi transferida para a última semana do mês em função dos jogos da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo.

Neste retorno, o público poderá conferir o filme "A Caixa de Pandora", do diretor alemão Georg Wilhelm Pabst, considerado um dos mestres do cinema silencioso alemão e descobridor de talentosas atrizes. 

A produção, de 1929, tem duração de quase duas horas e traz no elenco a bela atriz Louise Brooks, interpretando o papel de Lulu, uma dançarina, amante de um rico dono de jornal que termina um noivado para casar-se com ela. A trama resulta em uma série de acontecimentos trágicos.

Para a sessão, o pianista Paulo José Campos de Melo fará improvisação ao piano com temas da música alemã. "Por se tratar de uma temática alemã, que inspirou com essa personagem Lulu grandes obras (como a ópera de Alban Berg) vamos nos ater aos compositores alemães como base, mas com as influências que a música americana introduziu na cultura alemã da época", explicou o músico.

O projeto Cinema e Música é uma parceria da Fundação Carlos Gomes (FCG), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) que faz o público voltar no tempo ao reviver as sessões de cinema do século passado, em que as cenas ganhavam trilha ao vivo executadas por um pianista.

Paulo Melo destaca a importância do projeto, que faz o resgate de obras significativas da história do cinema: "O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Belém que visa resgatar não só a importância do Cinema Olympia como sala de cinema mais antiga do país em funcionamento, como também destacar historicamente filmes da maior importância, que não perderam nada de sua atualidade e que continuam obras primas sem igual e sem os quais a história do cinema poderia ser outra, bem menos interessante".

Serviço
Filme: A Caixa de Pandora. Nesta terça-feira, 29 de julho, às 18h30. No Cinema Olympia. Entrada franca.

Nenhum comentário: