29.10.14

Jackye Carvalho expõe looks de moda sustentável

Ao todo são cinco looks conceituais e artísticos produzidos através do reaproveitamento de materiais que seriam normalmente descartados em casa. A exposição “ECO-LÓGICA MODA PARÁ - Ícones da moda paraense sob o olhar da arte e sustentabilidade”, de Jackye Carvalho, será aberta neste sábado, dia 1 de novembro, às 19h, no Pátio Shopping Belém.

As peças trazem a ressignificação de elementos típicos da região Amazônica, através de técnicas mistas e manuais, além de tingimentos naturais, resultando em peças únicas, concebidas com a utilização de pele de peixe, saca de papel reutilizadas de aveia, rolhas, rótulos, teclados de computador, toalha de mesa plástica, tururi.

Jackye Carvalho, hoje consultora de moda e estilo, inicia sua trajetória em 2006, quando ela participa da criação de um projeto inovador e de vanguarda da moda no Pará, o Caixa de Criadores, que estimulou um circuito fundamental para o crescimento do pensamento de Moda na Amazônia, fomentando um novo mercado na região e revelando novos profissionais na cena, como designers, estilistas, produtores, modelos, fotógrafos, entre outros.

Jackye Carvalho (Foto:Teresa Maciel)
“Hoje tenho me dedicado a pesquisa de conceitos entre arte, moda e sustentabilidade. E, paralelamente a isso, venho também ministrando oficinas de arte e moda em instituições públicas e privadas, entre a capital e o interior do estado do Pará, onde discuto essa relação da sustentabilidade na moda”, diz Jackye.

Foi nestas oficinas que ela iniciou sua pesquisa, em que experimenta também materiais como papel, plásticos, folhas, juta, pet, entre outros. As primeiras oficinas aconteceram, em 2010, na Fundação Curro Velho. 

Depois vieram convites para ministra-las em várias cidades do interior do estado do Pará, através de projetos como  Giro Cultural, Festival Viva Breves e mais recentemente, no SESC Boulevard que recebeu, pela primeira vez, uma oficina de moda.

Voltado à sustentabilidade, o trabalho de Jackye tem a moda como suporte de expressão artística. “Minhas primeiras fontes são a moda e a arte. E a ideia do sustentável só veio agregar valor e completar o meu trabalho. Já trabalhei em diversas áreas da moda,como o  estilismo, em eventos, produção, stylist, produção de moda para artistas e agora com estas oficinas”, conclui a consultora.

Serviço
Exposição ECO-LÓGICA MODA PARÁ - Ícones da moda paraense sob o olhar da arte e sustentabilidade, de Jackye Carvalho. De 1 de 10 de novembro de 2014, no Shopping Pátio Belém.  Abertura da exposição, 1º  de novembro, sábado, às 19h. Horário visitação das 10h às 22h. Patrocínio: Shopping Pátio Belém por meio da lei municipal Tó Teixeira.  Apoio: Monte Renove, blog holofote virtual, 11:11 arte, cultura e projetos e Dom Vino.

Nenhum comentário: