2.12.14

Ronaldo Silva e Allan Carvalho lançam CD de folias

Na próxima quarta, dia 03 de dezembro, os músicos Ronaldo Silva e Allan Carvalho lançam o CD ‘Folias de Belém’, o resultado de pesquisas musicais com manifestações tradicionais de devoção aos santos católicos no interior do Pará. O show de lançamento será no Teatro Margarida Schiwasappa, dentro do projeto ‘Uma quarta de música’. A realização é do Instituto Arraial do Pavulagem.

Ronaldo Silva e Allan Carvalho lançam o primeiro CD juntos. A partir das folias, tradicionalmente realizadas nas peregrinações de santos no interior do Brasil, os músicos trouxeram o seu olhar sobre essas sonoridades para chamar a atenção sobre esses rituais de devoção e louvação. 

“O disco é uma vontade muito grande de poder estimular as novas gerações de compositores a dar uma contribuição para que esse segmento não estagne”, afirma Ronaldo. O CD traz 14 músicas e tem as participações de Eudes Fraga, Luê, Nazaré Pereira, Sammliz, Marianne Lima e Nana Reis. A direção musical é de Alcir Meireles. A produção executiva é de Júnior Soares e a produção artística de Walter Figueiredo. Tem o apoio da UFPA, por meio do prêmio PROEX de Arte e Cultura, e do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

A noite de lançamento do CD coincidirá com a ‘Noite do Cantagalo’, uma ação do Projeto ‘Cordão do Galo’, realizada em Cachoeira do Arari, na Ilha o Marajó, há seis anos por Ronaldo Silva. Uma noite para arrecadar alimentos, que serão distribuídos no município no mês de janeiro. Boa parte dos custos do CD vai para o Cordão do Galo.

O Cd é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem, que acredita mostrar com este trabalho o resultado de pesquisas junto à Marujada de Bragança, com a Folia de São Benedito, no Nordeste do Pará, e em Cachoeira do Arari, onde acontece a Folia de São Sebastião. Outras folias do Brasil e de Portugal também fizeram parte da pesquisa dos músicos.

Ronaldo e Allan fizeram mergulho nessas culturas locais para observar a devoção, os instrumentos e os ritmos tradicionais.  “Mantendo o acervo de cada lugar, a gente acaba tendo uma lição de vida e devoção”, declara Ronaldo Silva. A intenção é trazer uma memória musical também, aliada a essa devoção, com instrumentos que produzem uma sonoridade adaptada pela vivência dos foliões.

A primeira experiência com as folias foi em 2003, com o CD Folias do Marajó, um registro-memória da passagem da Folia de São Sebastião por Belém. Um disco duplo de registro e releitura dessas folias.

As folias - O ‘Folias de Belém’ traz uma pesquisa mais profunda. Ronaldo Silva conta que as folias são as rezas da Igreja Católica, trazidas de Portugal. Na origem são escritas em latim e historicamente vem sendo apropriadas no Brasil das mais diversas formas. As folias são peregrinações de rua, onde os devotos percorrem a cidade, visitando as casas em louvor a um santo católico. São historicamente associadas às peregrinações humanas pelo mundo e a mais significativa seria a caminhada dos reis magos, guiados pela luz divina.

As folias são louvações cantadas. “Nós em momento algum tivemos a intenção de reproduzir os dogmas da Igreja Católica, mas a gente procurou, na medida do nosso limite também, uma certa fidelidade no direcionamento disso”. 

São manifestações culturais repassadas pela oralidade. E naturalmente, em função disso, muita coisa se perde. Pra que isso se mantenha é preciso que seja recontado. É o que está  fazendo o Arraial do Pavulagem.

Serviço
Lançamento do CD "Folias de Belém", nesta quarta-feira, 3, no Teatro Margarida Schivasappa, às 20h. Ingresso: R$10,00 +  2 quilos de alimento não perecível.

Nenhum comentário: