5.3.15

Drika Chagas comanda oficina no Ateliê de Grafite

Expressão estética e poética, a arte urbana é foco no “Mês da Francofonia”, que comemora a diversidade cultural dos países francófonos. Como parte da festividade, o Ateliê de Grafite abre inscrições para oficina com Drika Chagas e Andrew Ramdowar. De 9 a 13, das 14h às 18h, na Aliança Francesa de Belém.

Com um surgimento que vem dos guetos de Nova York e da Filadélfia, na década de 60, o grafite nasceu como uma ferramenta de reivindicação e de voz da periferia. No Brasil, a expressão cultural chegou ao fim da década de 60 e se popularizou em meado dos anos 80, por meio do breakdance.

O ateliê é voltado para designers, pintores, artistas e público em geral que aprecia o universo artístico visual e deseja conhecer e trocar experiências. A oficina tem início com um momento teórico de reflexão sobre o que é o grafite e sua representação social, além da discussão das visões básicas e conceituais deste tipo de arte como intervenção urbana na visão contemporânea, desenvolvimento de diferentes estilos e muito mais. 

Além disso, ao final da oficina, os participantes entram em ação colocando seus conhecimentos em prática com uma imensa grafitagem em homenagem à Francofonia, na parte externa da Aliança Francesa de Belém.

Não precisa ser expert para se inscrever

Para participar, basta ter alguma noção básica de desenho ou pintura. Os interessados (a partir de 13 anos) devem se inscrever na Aliança Francesa de Belém. 

A paraense Drika Chagas é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará e uma das referências quando se trata de street art. A artista já expôs várias vezes seus trabalhos na Guiana Francesa, graças a uma parceria entre Aliança Francesa de Belém, Aliança Francesa da Guiana e a Direção dos Assuntos Culturais da Guiana (Direction des Affaires Culturelles). 

Drika também ministra cursos e oficinas de Grafite em diversas instituições e já foi contemplada, em 2010, com o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez pelo Ministério da Cultura.

Serviço
Ateliê de Grafite. De 9 a 13 de março , na Aliança Francesa de Belém – Tv. Rui Barbosa, 1851. Carga horaria: 20h. Horário: 14h às 18h. Taxa: 4 x R$ 65,00 no cartão de crédito ou R$ 250 à vista (todo o material incluido). Vagas limitadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito de participar dessa oficina mas cheguei tarde, vejo que a foi realizado no mês de março. gostaria de saber quando havera outra ofica de grafite, estou muito interessada! desde já agradeço!! contato : mahhoppus@hotmail.com / 91 982080856