7.5.15

Arte e empreendedorismo para ocupar o Boulevard

Exposições artísticas, shows, culinária, cerveja artesanal, esportes radicais. Diversas expressões culturais se encontram no BoulevArte, dia 7 de junho, dando início ao que pretende ser a primeira de várias edições para a ocupação da Boulevard Castilhos França.

O feriado prolongado não foi empecilho para que diversos artistas, produtores culturais e jovens empreendedores se reunissem na construção do BoulevArte. Eles estiveram reunidos, no sábado, 02 de maio, na Estação das Docas, fechando a parceria no projeto, que pretende devolver à cidade e à população, o corredor da Rua Marechal Hermes, que vai da Avenida Presidente Vargas até o prédio da Alfândega, passando pela Praça dos Estivadores, um local que tem passado despercebido na cidade.

Para o fotógrafo e historiador Michel Pinho, que vai participar do projeto monitorando passeios históricos entorno daquela área, o BoulevArte  provoca o “encontro desse cidadão com a história, com a arte, gastronomia, cultura, com a música, vivendo na cidade um momento de identidade. Eu não tenho dúvidas do sucesso do projeto, até porque as pessoas estão muito empolgadas e desejosas de que isso dê certo pelo próprio fomento da cultura. 

A programação do primeiro BoulevArte será extensa, com início às 6h da manhã, com música, dança, teatro, fotografia, grafite, moda, esportes, oficinas e muito mais, indo até às 18h. Na concha da praça serão realizados shows a batalha de MC’s, e na Tenda das Artes as peças de teatro e apresentações de DJs. 

Uma das pistas na Rua Marechal Hermes será fechada no evento, para que os skatistas e patinadores possam exercitar suas manobras ou passear tranquilamente - o Boulevard Castilhos França será asfaltada para que os skatistas com longboard possam descer a ladeira. 

Diversas barracas serão armadas na praça para a venda de vinis, artesanato, espaço para gastronomia, moda e cerveja artesanal. Diversas oficinas serão ofertadas para a população, além de passeios monitorados pelo centro histórico da cidade.

Ocupação - . Utilizar o centro histórico de Belém pra fazer esse intercâmbio é extremamente saboroso, a palavra é essa mesmo, é gostoso fazer isso”, explica Michel Pinho. Ana Marceliano, atriz e diretora teatral do Coletivo Dirigível de Teatro, acredita que este é um movimento de ocupação de um espaço abandonado pelas pessoas.

“A gente precisa tomar de volta o espaço da rua, das praças, pro nosso convívio social e humano. Um espaço como a Praça dos Estivadores precisa ser tomado pra ocupar e viabilizar entretenimento, lazer e cultura pras pessoas que não tem acesso.”

“A ideia do BoulevArte é estabelecer um uso e uma estética que dialoguem com toda a antropologia cultural do Boulevard Castilhos França. E com isso, fazer com que a população venha usufruir deste espaço com segurança e felicidade. Este é o conceito principal do BoulevArte: a cidade para as pessoas”, explica Ney Messias, um dos idealizadores do evento.

Resgate Histórico - O projeto, que tem a missão de resgate histórico de Belém aliada à vontade de ocupação artística, convida todos a participar da programação, não apenas como público, mas também expondo sua arte nos diversos espaços abertos do BoulevArte. 

O palco, por exemplo, estará aberto nos intervalos dos shows oficiais. O propósito é de que o evento seja contínuo, realizado em parceria de diversos artistas todo último domingo do mês, e que vá além disso, criando um corredor cultural e artístico no Boulevard Castilhos França, para que essa via seja ocupada devidamente pela população da cidade.

Para a chef de cozinha Tatiana Braun, que participa da programação pela dogueria Hells Dog, dia de BoulevArte será, principalmente, um dia feliz. Ela explica que “Belém precisa desse tipo de evento. É uma forma de mostrar o que a gente tá fazendo de novo na cidade. Esse tem que ser o primeiro de muitos e que incentive outras pessoas a organizar esse tipo de evento. O que a população vai encontrar por aqui é alegria, música boa, gente boa, bonita, comunicativa, espaço agradável. É uma forma de estar alegrando o povo paraense, a nossa cidade", afirma.

O projeto conta com o patrocínio do Banpará e apoio da Prefeitura Municipal de Belém e do Governo do Estado, por meio de vários órgãos parceiros, como Fumbel, Sesi e a OS Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas.

Programação Cultural

Palco
09h - Zarabatana Jazz Band
11h - Espoleta Blues
12h - Projeto Charmoso
13h -  Bruno B.O e Família Sempre Pelo Certo
15h - Arthur Espíndola & Convidados
17h - Dona Onete
18h - Arraial do Pavulagem - Batalhão
19h – Encerramento

Tenda das Artes
10h - In Bust
14h - Coletivo Dirigível
16h - Terceiro Mundo Sound System

Serviço
#BoulevArte . Dia 07 de junho – de 6h da manhã até 19h. Praça dos Estivadores, Boulevard Castilhos França, esquina com a Av. Presidente Vargas. Entrada franca. Para mais informações, acesse o site www.boulevarte.com.br.

Nenhum comentário: