27.5.15

Teatro e arte para uma educação ambiental

Fotos: Flávio Contente
O Projeto Arte na Trilha leva educação ambiental com vivência em artes plásticas e teatro para crianças de 18 escolas públicas de Belém. Cada escola leva em média 50 alunos para participarem de oficinas, mini-horta e espetáculos na trilha interpretativa dentro da floresta, com vivencias no Parque dos Igarapés.

Em sua segunda edição, o projeto é realizado pelo Instituto Ariri Vivo, com patrocínio do Grupo Líder, via Lei Semear de Incentivo à Cultura. As oficinas oferecidas às crianças das escolas públicas culminam com uma trilha interpretativa, onde atores se utilizam do teatro para contar histórias e lendas da floresta amazônica.

Todas as atividades são realizadas no Complexo Parque dos Igarapés, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação e do PEAM – Programa de Educação do Estado do Pará, com o objetivo de fortalecer conhecimentos e incentivar o movimento nas escolas com práticas alternativas educacionais e ambientais.

Oferecendo oficinas de teatro, artes visuais, musicalização, reciclagem e fotografia, o “Arte na Trilha” traz também um viveiro educativo com a produção de mudas, sementeiras e mini horta. Além disso, cada estudante recebe ainda uma cartilha educacional, onde a vivência na natureza relaciona informações de disciplinas da grade curricular como matéria e língua portuguesa, busca a integralidade da educação.

Educação ambiental ampla e transformadora

Grande aliado das oficinas de educação ambiental, o teatro interativo utilizado como trilhainterpretativa no projeto, foi a forma encontrada pelo Instituto Ariri Vivo de colocar a questão ambiental de jeito prático e palatável aos estudantes. 

O texto criado pelo teatrólogo, ator, diretor e escritor Adriano Barroso, dá vida ao espetáculo encenado na floresta tem direção de Monalisa Paz e nove atores: Leonardo Cardoso, Suely Brito, Romana Melo, Suani Corrêa, Antônio Do Rosário e Luis Girard,  interpretando papéis dos seres da floresta amazônica, como o Mapinguari, Curupira, Matinta-Perera, Amazonas, dentre outros que, como metáforas, demonstram a necessidade do uso sustentável dos recursos naturais, e do convívio pacífico, inteligente e consciente com a natureza. A apresentação é interativa, aguçando o aprendizado dos alunos.

No espetáculo, crianças e adolescentes são conduzidos por estes  personagens do imaginário local dentro da trilha “IMIRA” (que significa “entrando na mata no dialeto TUPI”).  Intitulado “A Caça ao Tesouro Encantado de El Dourado”, o teatro interativo se apresenta como proposta inovadora de aprendizado, relacionando as práticas de educação, o lúdico e o meio ambiente em uma dinâmica diferenciada no processo ensino-aprendizagem. 

Assim, o Circuito Educacional Arte na Trilha pretende que alunos do ensino fundamental tornem-se Desbravadores Mirins, em uma viagem pelo imaginário amazônico entrelaçado em diversas áreas, saberes e conhecimentos que envolvem a temática ambiental e  objetivando facilitar o entendimento dos alunos quanto às questões culturais, sociais e ambientais.

O Arte na Trilha é uma realização do Instituto Ariri Vivo em parceria com o Complexo Ecológico Parque dos Igarapés, patrocinado pelo Grupo Líder, através da Lei Semear de Incentivo à Cultura. As atividades ocorrem entre os dias 28 de abril e 03 de julho de 2015, entre terça e sexta-feira, com média de 100 estudantes por semana. 

A abertura do projeto foi com estudantes da Escola Bosque de Outeiro sendo que mais cinco outras escolas públicas já foram atendidas neste mês de maio, para junho estão agendadas as escolas São Pedro Mattos Costa, ambas de Icoaraci.

Serviço
Projeto Circuito Educacional Arte na Trilha. De 28 a de abril a 03 de julho no Parque dos Igarapés
Cerca de 02 escolas por semana, de terça a sexta-feira, com 50 alunos por escola cadastrada. Início às 8h com cada escola.

Nenhum comentário: