25.7.16

Aula de Estudos Culturais na Casa das 11 Janelas

Nesta terça, 26, o Movimento de Ocupação Casa das Onze Janelas recebe a Profa. Dra. Maria Manuel Baptista, Coordenadora do Doutorado em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro – Portugal. Das 18h às 20h, ela ministrará aula pública de introdução em Estudos Culturais. 

A VIII Programação da Ocupação Movimento Casa das 11 Janelas pela derrubada do Decreto N. 1568, ganha participação da professora portuguesa Maria Manuel Bapstista, que realizará aula pública nesta terça-feira, 26, das 18h às 20h, trazendo como tema os Estudos Culturais.

Licenciada em Filosofia, pela Universidade do Porto (1986), ela também é Doutorada em Cultura, pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “A Paixão de Compreender: A Filosofia da Cultura em Eduardo Lourenço” e Mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação “Estereótipos de Adultos Moçambicanos Face à Aprendizagem”. 

Possui como áreas de investigação os Estudos Culturais, Filosofia e Cultura, em Portugal e nos PALOP’s, Educação, Psicologia Social e Cultural, História, Sociologia da Cultura. Docente da área de Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, ela é Membro do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Alimente-se de arte e cidadania

Enquanto os governantes insistem em fechar um espaço de arte em Belém e investem em espetáculos de verão que sujam praias e ferem também o patrimônio ambiental da Amazônia, os artistas do Movimento Casa das Onze Janelas realizam a melhor programação deste mês de julho, em Belém. 

A programação desta terça-feira, 26, começa às cinco da manhã e segue até 20h, iniciando com a “Feira do Urubu! ou Banho do Desapego! ou ainda Chá das 5!”, uma feira de trocas, o que não precisas, desapegas - trocas na Feira do Urubu!

Ainda pela manhã (10h), o músico Renato Torres fará apresentação e em seguida, das 10h às 12h. Das 10h às 13h tem bate papo Criados-Mudos, nascidos na ditadura, com o artista Arthur Leandro. Das 11h às 16h, tem Oficina Experimentos Tridimensionais – Casa, Casinha e Casarões do Centro Histórico de Belém (Módulo I, instrutor André Freitas) e ainda Desenho de Observação - Ver, olhar, Desenhar.

Das 12h às 13h tem Performances e Interferências Artísticas. Pela parte da tarde, das 16h às 18h, haverá sessão de Relatos de Experiências, como o artista visual Ricardo Macêdo e também será realizada a oficina de Gravura na Cuia: porque arte também é alimento, com Erica Almeida. Segue o Foto Varal Fotoativa, de estudantes de arte e de artistas plásticos. O dia encerra com a aula pública de Maria Manuel Baptista, das 18h às 20h.

Museu Fica – É tudo que se quer. O museu foi extinto pelo Governador Simão Jatene, sem consulta pública, via decreto, assinado em junho, para que o espaço se torne um centro gastronômico. 

A informação sobre extinguir o museu para tornar o espaço um centro de gastronomia, era desconhecida da população em geral, até que artistas fizeram uma denúncia na imprensa e realizaram um ato em frente ao espaço, situado no complexo Feliz Lusitânia, no dia 12 de junho.

Após a publicação do decreto, em Diário Oficial do Estado, os artistas iniciaram um movimento que já deu muito o que falar, inclusive na imprensa nacional, com matérias em jornais, revista e sites. A mais recente foi a do Portal Aprendiz, no UOL. Durante o mês de julho inúmeras programações de ocupação vem sendo realizada pelos artistas.

“Para nós, o mais importante é o direito legítimo humano a cultura, garantido pela carta universal de direitos humanos e pela constituição brasileira. Quando aprecem pessoas sensíveis, humanas como a professora Dra. Maria Baptista, faço o convite de maneira espontânea, sem compromisso com holofotes, contudo com a luta - Contra o genocídio, contra a morte de nossas raízes e humanos Negros e Índios no Brasil. Daí ocuparmos o Museu Contemporâneo Casa das Onze Janelas é prevenção da violência, pois fechar Museu é abrir mais presídios. Precisamos defender nossas crianças dos tráficos, de órgãos, de drogas, pedofilia e corrupções. Somos humanos e nos alimentamos não apenas de comidas”, diz Lúcia Gomes, uma das artistas do movimento.

De acordo com os artistas do movimento, o retorno da população em geral, da comunidade, intelectuais, turistas e estudantes, tem sido positivo e de adesão ao movimento, mas não houve nenhum sinal por parte do Governador em querer suspender o decreto.

Nenhum comentário: