7.7.16

Casarão: "Amostra Aí" na despedida do semestre

Borbô, do projeto Camapu
O Casarão do Boneco encerra o primeiro período de atividades de 2016 com o evento Amostra Aí, neste sábado, 9 de julho, e a programação tem participação do Dirigível Coletivo de Teatro e do Coletivo Agapão, que desenvolvem atividades periódicas no casarão e terá ainda um convidado potente: o Projeto Camapu. Tudo a partir das 18h30. O ingresso é quanto você puder pagar! E vale lembrar que, o que você paga, soma na construção e realização de sonhos compartilhados com todos nós!

A programação inicia com a apresentação de “A Fogueira dá Luz”. Geane Oliveira, Tamilis de Abreu e Tetê Cantanhede, com a direção de Paulo Ricardo Nascimento, estão perdidos na cidade de Estalinho, até que vão parar no anfiteatro do Casarão do Boneco. Enquanto descansam, elas explicam como as primas Joanina e Antonina inventaram a tradição da fogueira de São João.

Logo depois, o Dirigível Coletivo, já às 19h30, conta a divertida história d’O Raminho de Arruda, que viaja pela cidade espalhando seu poder de cura e boa sorte. Ana Marceliano e Enoque Paulino são Dona Maria e Seu Zé, que vieram do interior só para dizer também que precisamos de transformações positivas neste mundo.

Também estará no encerramento da programação deste semestre a delicadeza do Projeto Camapu, trabalho especial de San Rodrigues e Nina Brito. Eles nos apresentam Borbô,  que traz marionetes que imitam uma maravilha natural: o fenômeno que nos dá aos olhos a transformação de uma lagarta em borboleta. Este é um desses espetáculos indissolúveis, que se tornam a imagem fundamental da ideia central em Borbô: Nada muda se você não se deixar transformar.

Recesso para que novos sonhos fluam à gosto

Marionetes do Camapu
A “Amostra Aí” deste sábado, 09, será uma despedida emocionante, uma parada necessária e um convite a mergulhar num mundo com mais sonhos realizados. O Casarão do Boneco, depois de sábado, passará por manutenção nas calhas do telhado e nas traves que estruturam os aparelhos de circo no anfiteatro.

Retornará às atividades abertas ao público em agosto para cumprir mais um período, que irá até dezembro. Em princípio, a programação que foi realizada no primeiro período se manterá no segundo, com o Abre As Portas, o Telão Casarão, o Casarão Conversa Com e o Amostra Aí, além das diversas oficinas.

Quem está lá - Toda atividade do Casarão é realizada pelos seus habitantes, os integrantes dos grupos In Bust Teatro com Bonecos, Produtores Criativos, Causo Companhia, Sorteio de Contos, Projeto Vertigem, Cia de Teatro Madalenas, Vida de Circo, além do Dirigível e o Agapão já citados, e dos parceiros Bando de Atores Independentes, Desabusados Companhia, Coletivo Mergulho, Coletivo Mia Sombra. As atividades são financiadas por estes grupos e pelo público frequente e o Casarão contou com apoios da Distribuidora Estrela do Norte, do Refrigerantes Refry, da Panificadora 16 de Novembro e Blog Holofote Virtual.

História para saber onde se pisa

Quando adquiriu o espaço, no início de 2002, o In Bust já encontrou o Casarão, datado de 1890, com problemas estruturais. 

É claro que após tais problemas só foram acentuando ao longo dos anos. Após alguns anos driblando as questões e conseguindo fazer certa manutenção do espaço, o grupo resolveu ter como meta uma reforma mais completa. 

Foi em busca de recursos para o restauro e com os demais grupos que integram o Casarão atualmente, se fez até campanha de financiamento coletivo, mas não chegaram à meta. É então que entra a força desse coletivo que passou a ocupar o Casarão do Boneco, somando os esforços com a In Bust. 

A reforma de adaptação para as necessidades dos grupos e a manutenção têm sido feitas a partir da arrecadação do grupo com seu fazer artístico e doação de amigos do Casarão. A entrada para os espetáculos é sempre quanto as pessoas podem pagar. Isso tem ajudado, mas ainda está longe de garantir a reforma completa e necessária. 

A ideia, neste momento, é conseguir reformar o telhado. Mas a fachada está precisando de um bom reparo. 

No projeto inicial se pretendia também construir nas duas salas da frente um teatro fechado (Caixa Preta), permitindo assim maior conforto ao público em dias de chuva ou para receber determinados espetáculos. Ainda não foi possível.

O espaço físico do Casarão do Boneco abriga todas as atividades dos grupos que o habitam. Possui dois salões para ensaio, um salão de exposição, três ateliês de construção, grande área de serviço, extensa área externa abrigando jardins e a Arena dos Tajás, um anfiteatro para 80 pessoas, que recebeu este nome por causa das plantas que o rodeiam.

Serviço
Amostra Aí: 18h30 - A Fogueira dá Luz, Coletivo Agapão de Teatro; 19h15 – O Raminho de Arruda, Dirigível Coletivo de Teatro: 20h – Borbô, Projeto Camapu. Endereço do Casarão do Boneco - Av. 16 de novembro, 815 (próximo a praça Amazonas).  O Ingresso é Pague quanto puder. 

Nenhum comentário: