22.3.19

Oi Futuro busca incentivar mais projetos do Pará

Victor D'Almeida é o 3o, da esquerda para a direita, atrás.
Victor D´Almeida, Gerente de Cultura do Oi Futuro (RJ), almoçou em Belém, nesta quinta-feira, 21, com jornalistas convidados para um bate papo sobre o Oi Futuro e o edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, cujas inscrições foram prorrogadas para o dia 5 de abril. 

A ideia de circular por algumas capitais do país para se comunicar mais diretamente com as cenas estaduais foi oportunizada com a prorrogação do edital, que encerraria nesta sexta-feira, 22. Belém foi uma das capitais escolhidas, sinalizando assim o desejo da empresa em contemplar mais projetos no Pará. 

“Historicamente, nós já patrocinamos muitos projetos do Pará. Na área da música, Gaby Amarantos, Jaloo, Felipe Cordeiro e a Gang do Eletro fizeram apresentações no Espaço Oi Futuro, em Ipanema, Rio de Janeiro. A Oi Futuro vê a cultura e a arte paraense, com um potencial enorme de grande importância paro país e para a companhia. Sempre estivemos perto da cultura paraense, mas existe o desejo de ampliar isso, não somente em relação aos formatos, mas também com relação às linguagens”, ressaltou Victor D’Almeida.

Podem ser apresentadas propostas de festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas e originais, mas a Oi Futuro está em busca de propostas inovadoras. Esqueça a caixinha do produto cultural e pense em conectar ideias e emoções, trabalhar em rede e com pessoas.

“Projetos que provoquem a ocupação das cidades, de forma colaborativa, que provoquem formas e obras inovadoras, que provoquem uma reflexão de qual é o nosso papel e realidade que a gente vive hoje. Esperamos que a arte, pelo afeto, toque as pessoas e as faça repensar o seu papel”, exemplifica o gerente de patrocínio do Oi Futuro. 

Neste caso, a inovação desejada, não passa apenas pelo viés das multiplataformas digitais, mas por “propostas arrojadas, que pensem nas cidades como um espaço a ser ocupado e, nas pessoas, como uma rede a ser costurada”, ressaltou Victor.

Projetos com Carta de Incentivo

Jornalistas de veículos diferentes participaram do bate papo 
O programa Oi Futuro destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos inscritos por proponentes com CNPJ, aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura, seguindo duas linhas de seleção: uma para iniciativas de todo o país e outra voltada para a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro. 

Victor D’Almeida explica que não há uma quantidade fechada de projetos a serem aprovados este ano, mas a expectativa é fechar em torno de 100 projetos, tanto para a seleção nacional, quanto a programação do centro cultural.  

“A quantidade de projetos a serem incentivados depende de orçamento, ano a ano. Dada a diversidade de formatos e linguagens, a gente pede que os produtores pensem os melhores cenários para os seus projetos. A gente analisa tanto tecnicamente quanto artisticamente e, depois, do ponto de vista estratégico para a companhia”, diz Victor.

Na última edição do edital Oi, só dois projetos do Pará foram aprovados, o Festival Se Rasgum e o Festival Amazônia Mapping, mas este ano, Victor disse que se pretende ao menos dobrar este número. Ele espera que haja muitas adesões aqui, para que se concretize outro desejo da companhia que é aumentar o investimento.

“Nos últimos anos, estivemos retraídos, mas estamos em um novo momento, em que será possível retomar esse investimento. Por isso é importante alcançarmos um conjunto grande de projetos inscritos”, comentou Victor.

Resultado do edital x validade da carta

O resultado desta nova seleção deve sair até o final desse primeiro semestre. Logo, quem tem um projeto que se identifique com o perfil que busca o edital, aprovado pela Lei Semear, e também fizer a submissão ao Edital Oi, deve ficar atento, assim como o próprio Oi Futuro, que espera maior participação de projetos paraenses. 

As cartas já habilitadas da Lei Semear de 2018, aptas a captar até 200 mil reais por projeto, vão expirar em junho e o edital não permite prorrogação. Caso o resultado do edital não saia em tempo hábil, os projetos inscritos pelo Pará poderão ficar de fora. Ano passado, cerca de 190 projetos foram habilitados pela Lei Semear, de acordo com a PORTARIA Nº. 289, de 18 de junho de 2018, publicada no dia 28 de junho no Diário Oficial do Estado. 

Muitos deles ainda não foram captados e destes, nem todos têm como proponentes Pessoas Jurídicas, mas também buscam oportunidades de patrocínio. Vale lembrar que não haverá projetos inscritos no Oi Futuro pela lei de incentivo municipal, a Tó Teixeira, uma vez que desde o ano passado a prefeitura não publica edital.

Para quem gostou da proposta de inovação do edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e ainda não estiver enquadrado na Lei, a boa noticia é que para a Seleção Nacional de Projetos Culturais 2019, o Oi Futuro não exige que os projetos já estejam previamente aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura para a inscrição até 5 de abril, mas ficarão na dependência de que a Fundação Cultural do Pará - FCP - lance o edital da Semear ainda neste primeiro semestre e dê o resultado também, antes do final de junho, informação que até agora não é confirmada. Em 2018, o edital foi lançado ainda em fevereiro. O atraso jé é motivo de preocupação, por parte de artistas e produtores culturais paraenses que contam com isso para dar continuidade a seus trabalhos ou iniciar outros.

Serviço
16ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Inscrições prorrogadas até o dia 5 de abril, às 17h (horário de Brasília). Produtores culturais podem inscrever suas propostas por meio do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). 

Nenhum comentário: