20.6.20

Pavulagem em formato virtual nesta quadra junina

Lives, cortejos virtuais, podcasts e solidariedade
Adversidades só fortaleceram o Arraial do Pavulagem, nestas mais de três décadas de trajetória, realizando uma das manifestações de rua mais intensas da nossa quadra junina. Este ano, porém, o cenário pediu pra #ficaremcasa e, inovando, mais uma vez, o grupo lança neste sábado, 20, o “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”. 

O projeto trouxe para este momento, o encontro “Oralidades”, projeto desenvolvido pelo Arraidl desde 2012, e que será apresentado neste sábado, 20, às 16h, pelo canal do Arraial do Pavulagem, no YouTube. Pesquisadores, artistas, mestres e outros fazedores de cultura foram convidados para debater com o público diversos temas relacionados à cultura popular na Amazônia. Você pode assistirA mediação é do Doutor em Sociologia e Antropologia, Edgar Chagas Júnior; além de estar aberto para receber perguntas do público através da rede social.

Já os tradicionais cortejos juninos do Arraial do Pavulagem que ocorrem nos domingos do mês de junho, serão realizados de forma virtual, até ainda em julho, dias 5 e 12, sempre às 10h, também pelo Youtube. Neste domingo, 21, te liga que a banda vai apresentar algumas de suas músicas mais populares, recebendo Patrícia Bastos e Allan Carvalho. A cada domingo, haverá outros convidados.

E atenção para quem já é brincante e quer participar mais ativamente dos cortejos. Os integrantes do Batalhão da Estrela estão realizando ensaios virtuais. As inscrições estão através de links disponibilizados nas redes sociais do Pavulagem, mas apenas quem já participou de oficinas de Dança, Percussão ou Artes Circenses nos anos anteriores pode se inscrever. Para a percussão também é necessário ter o instrumento.

O projeto é realizado com o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Semear, da Fundação Cultural do Estado do Pará, e apoio cultural da Funtelpa. Para o presidente da Equatorial Energia Pará, Marcos Almeida, o patrocínio da empresa no Arraial vem em um momento de reinvenção. 

“É de extrema importância investir também em cultura nesse cenário em que as pessoas têm que resguardar a saúde, ficando em casa se puderem. E sabemos que o Arraial do Pavulagem é uma das manifestações culturais de maior sucesso no país, por isso não poderíamos deixar de incentivar que o movimento se reinventasse para fazer a alegria dos paraenses mesmo nesse período de distanciamento social”, avalia Marcos. 

Temáticas variadas e campanhas solidárias

Além da diversidade, a cada tema, a live traz um repertório musical, convidados e participações especiais diferentes. A primeira live (21/06), vai falar da brincadeira do boi na Amazônia, no Brasil, e a do Boi Pavulagem. E haverá a “Levantação do Mastro”. Na segunda (28/06), a campanha “Marajó Vivo” discute o encontro do arquipélago com outras cidades paraenses, e a síntese dessas culturas amazônicas, uma característica do Pavulagem.

A terceira live (05/07) traz a campanha “Viva Mestres”, mostrando como os mestres influenciaram e ainda influenciam a construção do Pavulagem, sendo importante a nossa solidariedade com eles nesse momento de pandemia. A última live (12/07) será sobre o “Brincante do Futuro”, abordando as novas gerações que são formadas dentro do Pavulagem. Encerrando, ainda, com a “Derrubada do Mastro”, que é o fechamento da quadra junina e a renovação do ciclo da cultura popular.

Apoie também - A programação também será destinada a promover duas campanhas solidárias. A primeira destina-se a arrecadar fundos de apoio aos mestres de cultura popular, que ao longo das últimas décadas foram parceiros do Arraial do Pavulagem e atualmente encontram-se com dificuldade financeira. Para tanto, será aberta a Vakinha “Viva Mestres”, cujo QR-Code será disponibilizado durante as lives de domingo.

Por fim, o projeto apoia a divulgação da Campanha “Marajó Vivo”, numa parceria entre o Museu Goeldi, o Museu do Marajó, a Prelazia do Marajó, a Diocese de Ponta de Pedras, a Irmandade do Glorioso São Sebastião, a Fundação pela Inclusão do Marajó, o Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social do Marajó, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Instituto Iacitata Amazônia Viva. Trata-se de uma rede de solidariedade para ajudar os mais vulneráveis no combate ao coronavírus. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com os coordenadores da campanha pelos números: (91) 99989-6061, 98821-6263 e 99192-7741.

Dica: Quem ainda não viu, indicamos assistir ao documentário "Boi Pavbulagem, Boi do Mundo", na MostraÉgua do Filme, no site do Amazonia Doc. Fica disponível até dia 30 de junho.

#ArraialDoFuturo  #LiveArrastao2020  #VivaMestres  #MarajoVivo  #ArraialSolidario 
#PavulagemEmCasa #ArraialDoPavulagemOficial

(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: