5.6.20

Vamos circular pelas redes sociais neste domingo

O Circular Campina Cidade Velha surge há seis anos. Em 2017 é contemplado com o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade, do IPHAN, em reconhecimento a suas ações de valorização e educação do patrimônio. Construído por uma rede de colaboradores, agrega gestores de espaços culturais, trabalhadores e visitantes do centro histórico de Belém, atraindo gente de outros bairros, cidade e estados nas edições bimestrais. Passei a compor a equipe em 2015, coordenando a área da comunicação.

Este ano, ao invés de chamar todos para rua, o Circular clama para que a gente fique em casa. Em abril, quando seria realizada a primeira edição de 2020 com uma grande programação nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, já estávamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus. Foi então que se decidiu realizar a edição em formato digital. Foi assim em abril e cá estamos em junho. 

Neste domingo, 7, novas emoções estão reservadas a quem resolver que vai circular pelas redes sociais do projeto, no Facebook (@ocircular) e Instagram (@circularcampinacidadevelha). Das 8h às 22h, haverá mais de 40 conteúdos sendo disponibilizados, em horários previamente definidos, confirme indica a programação acessada também pelo site www.projetocircular.com.br.

Em março, quando tudo começou, pensamos que poderíamos voltar às ruas em junho, mas não será possível e não sabemos até quando, uma vez que a curva da Covid-19 está em plena ascensão, ao contrário do que as autoridades insistem em divulgar, forçando uma situação para abrir o comércio e outros serviços não essenciais.

As edições do Circular ocorrem de dois em dois meses. Ainda teremos ações em agosto, outubro e dezembro, sempre no primeiro domingo de cada um desses meses. Além das edições, o projeto realiza também um fórum de patrimônio, cidadania e sustentabilidade, este ano será a terceira edição, mas ainda não se sabe como será realizada; produzimos também uma revista digital, em que tratamos de todas estas temáticas do fórum e trazemos outros assuntos que dialoguem com os objetivos e premissas do Circular.

Estavam previstas, no projeto deste ano,  oficinas, como já foi feito em 2019. Vamos ver como as coisas se desenrolam, mas uma coisa é certa, creio que mesmo depois que voltarmos às ruas, nossa presença digital continuará sendo um ponto de investimento necessário.

Neste momento, também se sabe que manter o projeto vivo é uma forma de contribuir e se solidarizar com as pessoas, por meio da arte e da cultura. As pessoas são o principal patrimônio que hoje, mais do que nunca, devemos cuidar.

A edição desse domingo, 7 de junho, é fruto de uma construção coletiva; e traz conteúdos exclusivos, ou não, disponibilizados por parceiros e artistas que integram a rede, além dos que vamos em busca realizando uma espécie de curadoria, a fim de dar sentido a cada edição. A programação, com horários estabelecidos de cada postagem, facilita o entendimento do público. É como se eu escolhesse o que eu gostaria de ver neste ou naquele determinado horário. 

O público ganha entretenimento de qualidade, fica em casa, e participa com as interações, comentando e compartilhando. Os artistas também podem ver seus conteúdos circulando numa rede de público diverso e, muitas vezes, isso proporciona que mais gente conheça novos trabalhos. E o bacana é que depois, todos esses conteúdos riquíssimos em cultura ficam disponíveis. Participar em tempo rela, porém, é outra vibe, pois a galera que estará ligada, segue interagindo em tempo real. 

O que vai rolar nesta edição de junho

Artistas e parceiros que integram a rede Circular criaram vídeos, links e fotografias trazendo exposições, passeios virtuais, exercícios de respiração, aula de yoga; curta metragens, oficinas de fotografia; contação de histórias, pocket shows.

A parte da manhã traz um vídeo inspirador com o fotógrafo Miguel Chikaoka, um dos artistas convidados do Programa Convida, do Instituto Moreira Salles. Tem também passeios virtuais pela Casa Rosada, obra de Antonio Landi, e pelo Espaço Valmir Bispo. A Fotoativa oferece mini oficinas, além de um vídeo sobre Padre Bruno e áudio do show na Cuíra para Dançar, apresentado na última edição do Circular, em 2019.

Cleber Cajun, Leonel Ferreira e Lucas Alberto, do Casarão do Boneco, além de Angelo Saci, com seu personagem Seu Pequeno, garantem diversão com contação de histórias para a criançada que vai ver ainda uma série criada por mãe e filhas da família Bermeguy. São cinco episódios que trazem histórias muito pitorescas sobre o nosso cotidiano em Belém.

Entre outras atrações do audiovisual, estará o documentário “Boi Pavulagem é Boi do Mundo”, que acaba de ser lançado na internet, pelo Amazônia Doc, parceiro nesta edição do circular com várias outras obras que integram a Mostra Égua do Filme, como o curta Açaí com Jabá, o média Ópera Cabocla e o curta Promessa em Azul e Branco, além do filme em longa metragem Miguel Miguel.

Haverá homenagens a personalidades da cena cultural paraense que nos deixaram em meio a pandemia, como a poeta Olga Savary, o escritor Cláudio Cardoso, o ativista, músico e luthier Rubens Gomes, a atriz Nilza Maria, Padre Bruno Sechi, da República de Emaús, e a documentarista Ana Lobato, além do professor Roberto França, que costumava abrir as portas de sua casa nas edições do projeto, no bairro da Campina.

Viva a cultura popular e as artes visuais

E falando em período junino e cultura popular, a edição traz a memória da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural , em um programa relíquia da TV Cultura do Pará, o Cultura Paidégua; um vídeo sobre a retomada da Vaca Velha, da manifestação do Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas, além do Pássaro Junino, em filme de Adriano Barroso. O realizador Afonso Gallindo participa com dois video poemas, um deles traz um trecho de Banho de Cheiro, obra de Eneida de Moraes.

A Kamara Kó Galeria traz obras de Flavya Mutran; e o Atelier Jupati reúne trabalhos de 120 fotógrafos, que cederam fotos para ajudar o Pará a enfrentar o Covid-19 por meio da arte, inspirados na iniciativa “150 fotos para São Paulo”. Tem música com Matheus Moura e um vídeo inédito do show completo da Orquestra Aerofônica, feito no Circuito Mangueirosa.  E o Espaço Vem realiza uma feira de economia criativa virtual.

Veja, ainda, entre outras coisas, o filme “Miguel Miguel”, da obra de Haroldo Maranhão, um vídeo especial com declamação de poemas de Olga Savary, de Andrea Sanjad em parceria com o Circular; vídeos do Sistema Integrado de Museus – SIM - , um vídeo rápido com o desenhista, desgner e ilustrador Igor Diniz, do movimento Urban Sketchers Belém, além dos vídeos Mestres Salientes, do Estúdio Reator, e Terra dos Rios, do Espaço Na Casa do Artista.

O Laboratório da Cidade apresenta um de seus podcast discutindo a cidade e a pandemia; e a Associação Amigos de Belém mostra a visita que fez a República de Emaús, logo após a partida de Bruno Sechi. Também para a noite da edição, será exibido um vídeo da projeção especial realizada para o Circular, por Kauê Lima, em prédios de Belém.

Rodas de conversa são as lives do domingo 

Estarão presentes ainda, por meio de lives que serão transmitidas pelo Instagram. “Patrimônio e Memória no Bairro do Reduto” é a live que a professora da Faculdade de Geografia da UFPa, Maria Goretti Tavares, coordenadora do Projeto Roteiro Geo-Turístico, vai realizar, às 11h, com Auriléa Abelém, pelo instagram da professora (@goretti_tavares).

A segunda live do domingo discute a potência do trabalho de criação e das ações coletivas. Tainah Fagundes, sócia criativa da marca sustentável Da Tribu, conversa com Sâmia Batista, conselheira do empreendimento, sobre “Transitivo fluir: travessia coletiva para um outro tempo”, às 16h, pelo Instagram @datribu.

A terceira e última live da programação, esta pelo Instagram do Circular (@circularcampinacidadevelha), traz como tema “Fome de Cultura – Gastronomia e Patrimônio”, com o professor e historiador Michel Pinho, parceiro que promove passeios pelo Centro Histórico nas edições do Circular, às 18h. Participa com ele, a professora Sidiana Ferreira, da UFPa. 

PROGRAMAÇÃO

8h00 – Programa ConVida – IMS – Instituto Moreira Salles
Miguel Chikaoka (4”48”)

8h10 – Yoga – Os Cinco Ritos Tibetanos
Tunga Vidya Devi Dasi (15’00”)

8h30 – Tour Casa Rosada – Alubar
Passeio Virtual

9h00 – Fotoativa – Mini Oficinas
Câmera Obscura em Casa (5’45”)
DSRL em Pinhole (4”30’)

9h30 - Contação de História
O Aniversário do Seu Pequeno – Ângelo Saci (3’55”)

9h35 – Contação de História
Alexandre e Outros Heróis - Cleber Cajun (3’50”)

9h40 – Casarão do Boneco
O misterioso canto do pássaro mágico - Lucas Alberto (4’40”).
Pé de Vento – Leonel Ferreira (12’44”)

10h – Vídeo Homenagem
Rubens Gomes - Ativista, músico e luthier (6’30”)

10h10 – Espaço Valmir Bispo
Visita Digital (48”)

10h10 – Espaço Vem – Feira Virtual
Pelo Instagram @espacovem

10h15 – Novelinha da Família Bermeguy
5 Episódios (11’30”)

10h30 - SIM – Sistema Integrado de Museus
Vídeo Paulo Canto (4’00”)
Vídeo Museu do Círio (4’00”)

10h40 – UsK – Belém
Desenho com Igor Diniz (5’00”)

11h – Live Patrimônio e Memória no Bairro do Reduto
Goretti Tavares e Aurileia Abelém - Instagram @goretti_tavares

11h10 – Homenagem a Cláudio Cardoso
Editor e escritor (3’00”)

11h15 – Mostra Égua do Filme – Amazônia Doc
Promessa em Azul e Branco (17'02") – Dir. Zienhe Castro

12h – Kamara Kó Galeria – Flávya Mutran
Bioshot_Lapso (1’53”)
Lapso  (11’40”)

12h20 – Pocket Show  - Pra que ter medo de não ser feliz? (4’00”)
Larissa Medeiros (voz e percussão), Mateus Moura (voz e violão), Reebs Carneiro (rabeca)

12h25 – Atelier Galeria Jupati - Exposição
Arte Ajudando quem precisa nesse momento

12h30 - Homenagem Nilza Maria
Curta Metragem Açaidinha (7’11”)

12h40 – Mostra Égua do Filme – Amazônia Doc
Curta Açaí com Jabá (11’50) – Homenagem Nilza maria

13h – Carimbó Patrimônio Cultural
Programa Cultura Paidégua (57”00)

14h00 – Estúdio Reator
Mestres Salientes – Dir. Ana Lobato (20’00”)

14h20 – Na Casa do Artista - Homenagem a Ana Lobato
Vídeo Terra dos Rios (13’00”)

14h35 – Mostra Égua do Filme – Amazônia Doc
Miguel Miguel (1h’20’00”) – Da Obra de Haroldo maranhão – Dir. Roger Elarrat

16h00 – Live Transitivo fluir: travessia coletiva para um outro tempo
Tainah Fagundes e Sâmia Batista – Instagram @datribu

16h00 - Da Tribu - Vídeo
Sustentabilidade e Meio Ambiente (2`14”)
Campanha Ponteios (1’00”)

16h00 - Laboratório da Cidade - Podcast
Papo da Cidade é: Como as cidades podem reagir ao Covid-19 com inovação? (23’00”)

16h30 -  SIM – Vídeos
Paulo Canto (4’00”)
Museu do Círio (4’00”)

16h40 – Amigos de Belém
Visita à República de Emaús (1’00”)

16h40 – Fotoativa
Singela Homenagem a Padre Bruno (10’00”)

16h50 - Mostra Égua do Filme – Amazônia Doc
Ópera Cabocla (28’00”) – Direção Adriano Barroso

17h20 – Boi de Máscaras
O retorno da Vaca Velha – (5’00”)

17h25 – Homenagem a Olga Savary
Leitura de Poemas (8’00”)

17h40 – Vídeo poema: Desligada
Olga Savary - Afonso Gallindo (25”)

17h45 – Vídeo poema: Banho de Cheiro
Eneida de Moraes - Afonso Gallindo (2’10”)

18h00 – Live Fome de Cultura – Gastronomia e Patrimônio
 Michel Pinho e Sidiana Ferreira – Instagram @circularcampinacidadevelha

19h00 – Orquestra Aerofônica
Pocket Show - Circuito Mangueirosa (23’00”)

19h30 - Projeção Kauê Pinheiro
Homenagens no concreto

20h00 – Mostra Égua do Filme – Amazônia Doc
Boi Pavulagem é Boi do Mundo (57’00”) – Homero Flávio e Ursula Vidal

21h – Arquivo/Fotoativa
Show Na Cuíra para Dançar

22h –Encerramento
Agradecimentos

Serviço
Circular Campina Cidade Velha, 31a edição. Neste domingo, 7 de junho, das 8h às 22h, pelas redes sociais @ocircular (FB) e @circularcampinacidadevelha (IGtv e Instagram). Mais informações no site www.projetocircular.com.br. Realização: Amigos de Belém e Equipe Gestora Circular, com patrocínio Lei Rouanet, Ministério da Cidadania, Banco da Amazônia e Alubar. Apoio Cultura Rede de Comunicação.

Nenhum comentário: