25.1.21

Workshop para mulheres na coordenação de palco

O palco é o centro nervoso de qualquer produção cultural. É lá que acontecem as apoteoses da programação, reunindo diferentes profissionais do mercado de shows e eventos. E para que tudo saia como planejado é necessário uma boa coordenação de trabalho. É aí que entra o Coordenador de Palco, profissional responsável em organizar todas as áreas envolvidas.

O curso será ministrado por Taca Nunes, que possui mais de 20 anos de experiência atuando como coordenador de palco. No workshop, voltado só para as mulheres, ele vai ensinar as técnicas para a realização de um bom trabalho de coordenação.

“Em todos esses anos de experiência, muito poucas vezes trabalhei com mulheres na coordenação de um palco de festival. Trabalho esse que não necessita de força muscular, mas sim de conhecimento e experiência. O Manas surgiu como uma vontade de contribuir para a mudança desse quadro”, explica. “Tudo gira em torno dos horários do palco, desde a passagem de som até o início e término do evento. Porque para você fazer a desprodução precisa ter o horário do palco”, completa.

As participantes serão escolhidas por suas trajetórias na produção cultural. “A experiência em produção cultural é importante e obrigatória pelo fato de que a coordenação de palco está linkada com a produção geral do evento, uma depende da outra. Veja, o receptivo, a produção executiva, o camarim tudo tá ligado ao palco. Portanto, essa vivência de modos de produção é fundamental para o aproveitamento do curso”, lembra Taca.

Com a chegada da pandemia, o setor de shows e eventos foi duramente atingido. “Fomos os primeiros a parar e com certeza seremos um dos últimos a voltar”, conta Taca. Aprovado no Edital de Música, da Lei Aldir Blanc, o Manas no Palco projeta novos profissionais no mercado, mas que também chegou em boa hora para movimentar o mercado de trabalho no setor de shows e eventos. “Eu sou um profissional que tenho me mantido com a Aldir Blanc. E hoje quem vai trabalhar comigo também foi desligado do trabalho, está desempregado. É uma forma de eu ajudar também”.

Serão três dias de atividades (02, 03 e 04 de fevereiro) unindo a teoria e a prática para uma boa e eficaz coordenação de palco. O curso é presencial e gratuito e para participar, basta enviar o currículo para o email manasnopalco@hotmail.com, explicando seu interesse no workshop. São 15 vagas e as inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 29 de janeiro. 

Outras participações no front do curso

Também participam do workshop Kelly Kathyúrsia, Especialista em Técnica e Operação de Áudio, que vai bater um papo sobre o trabalho de sonorização e Malu Rabelo, Cenógrafa e Iluminadora, que traz as nuances do designer de iluminação de shows e eventos.

Fonoaudióloga de formação, Malu Rabelo largou a profissão para trabalhar no teatro. Desde 2010, ela atua com iluminação nas Artes Cênicas e, atualmente, é designer de iluminação do Grupo de Teatro Palha e integrante do Coletivo Alumiá e do Movimento de Mulheres na Técnica-Pa. “Vou falar sobre a diferença de luz para teatro e luz para show. Mostrar os diferentes equipamentos e efeitos que são utilizados para cada espetáculo”, explica.

Kelly Kathyúrsia é Especialista em Técnica e Operação de Áudio, ela vai explicar como é o funcionamento dos equipamentos utilizados, como mesas de som analógicas e digitais, tipos de microfones e suas diversas utilizações, tipos de cabos, como são feitas as equalizações dos instrumentos. “Vamos dar um enfoque prático, diante das situações reais que acontecem durante os eventos”, completa.

Serviço

Manas no Palco – Workshop Presencial sobre Coordenação de Palco.  Dias 02, 03 (das 09h às 12h e 14h às 17h) e 04 de fevereiro (09h às 12h). Local: Espaço Live Jeffersom (Av. Pedro Álvares Cabral, 15, esquina com D. Romualdo Coelho). Inscrições até o dia 29 de janeiro. Contatos: manasnopalco@hotmail.com e 91- 99354 1266 (Brena). Manas no Palco é um projeto apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, do Estado do Pará com recursos provenientes da Lei Federal No. 14.017, de 29 de junho de 2020.

(Holofote Virtual com informações das assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: