28.10.21

Banda Florisse disponibiliza novo clipe no Youtube

"Fora do Eixo" é um grito de liberdade de expressão. Coragem para mudar o que pode e deve ser mudado. Ser autêntico o suficiente para ser mostrar quem você é. E tudo isso acompanhado de uma sonoridade marcante, um baião de suwing paraense. Trazendo várias participações especiais, o clipe foi lançado na semana passada e pode ser conferido a um clic no canal de Youtube da Florisse. A direção é do publicitário e baixista Neyvicton Trindade, e da vocalista Gabriela Maurity. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital de música da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Pa).

A faixa visual faz parte do primeiro EP intitulado Florisse, o mesmo nome da banda que, por sua vez, é carregado de singnifcados, como fazer florescer através da música, mergulhar no fluxo dos rios em confluência com a urbanidade belenense, perceber detalhes e pluralidades que formam uma identidade amazônica. Para protagonizar o videoclipe foram convidades Flores Astrais, Layse Almeida, Mametu Nangetu, Heitor Sebastian e Lorena Savedra. 

A construção criativa do roteiro, partiu de referências que  Gaby tinha de imagens metafóricas que falavam do nascimento e outras imagens que achava que seria essencial pra expressar parte de muitas personalidades que compõem nosso mundo. “Também deixamos a Flores assumir uma parte disso no momento em que pedimos uma performance que no fundo seja ela”, explica a cantora. Flores à quem Gaby se refere é a artista e produtora Flores Astrais.

Atuando no audiovisual há 5 anos, ela foi a protagonista do videoclipe. "Produzir arte em Belém do Pará é desafiador e cansativo, devido as adversidades históricas do investimento e valorização da arte e cultura, como também é ao mesmo tempo revigorante e fortalecedor pelos encontros com tantas pessoas incríveis que insistem e resistem na produção artística na cidade. Com a Banda Florisse tive um encontro potente de produções de fora do eixo que se fortalecem em suas narrativas. Acredito que é na força dessas trocas que a cena artística e cultural de Belém tem se mantido viva”, afirma a artista.

Neyvicton Trintade além de segurar o groove no baixo da banda, atua no audiovisual paraense há 6  anos, dirigindo comerciais, documentários e alguns clipes. Ele afirma que a criação do roteiro do clipe vem da ideia de um nascimento social, onde pessoas vão se descobrindo com convivência, vivência e experiências, num processo natural que cria e molda  identidades. “Tivemos cuidado em deixar as pessoas livres, para não alterar suas respectivas identidades. Conversamos com a Flores e pedimos uma perfomace, como ela se sentia com a música”, finaliza o também editor do videoclipe.

Jornada intensa na trajetória de quatro anos

A Florisse nasceu no início de 2017 e traz em suas composições, um passeio na cultura popular, marcada pelo uso dos tambores e de instrumentos como guitarra, bateria e baixo. Em suas letras autorais, a forte presença de temas da região amazônica, como a água, o pescador, a mata e a dança. 

A sonoridade da banda é composta de forma coletiva pelas influências musicais de Ney Victon, no baixo; Dayvid Campos e Carlos Almeida, na percussão; Paulo Henrique na bateria, Diogo Craveiro na guitarra e Gabriela Maurity como compositora e cantora. 

Na cena musical de Belém já se apresentou no espaço cultural Apoena, Núcleo de Conecções Ná Figueredo e Casarão do Boneco pelo projeto Circular Campina e Cidade Velha, entre outros. No ano de 2019, a banda Florisse participou de eventos como Amazônia Comicon e esteve entre os finalistas do festival Outros Nativos.

No mesmo ano foi contemplada com o edital de patrocínio do Banco da Amazônia para gravar o primeiro EP, no qual teve o show de lançamento no Teatro Experimental Waldemar Henrique, pelo premio “Pauta por todo Pará”. Em seguida lançou o clipe da música “ Tento Carolina” com as imagens do show. Este ano, dando continuidade ao trabalho, mas cumprindo o distanciamento social, participou do festival “Embalando a arte na rede”, promovido pela Fumbel, com a música e vídeo “Suindara”. 

Para ver o clipe na íntegra, acesse o canal Florisse:

Nenhum comentário: