1.10.21

Exposição traz mosaicos para refletir memória

Mosaicos de Belém – da Pedra-do-peixe ao Ver-o-peso traz obras em mosaicos para refletir sobre o passado e o presente. Neste domingo, 3 de outubro, na 37a edição do Circular, o público poderá conferir a exposição, presencialmente, no Espaço Valmir Bispo dos Santos, entre 09h30 e 16h30. Entrada gratuita.  

Quatro ícones da paisagem histórica de Belém, uma das mais antigas metrópoles da Amazônia, foram escolhidos por Vania Santos, do Antiquário dos Azulejos,  para falar do tempo contado por patrimônios edificados. Com o apoio da Lei Aldir Blanc, o projeto apresenta oito mosaicos dedicados ao Complexo Ver-o-Peso, centro histórico da capital do estado do Pará: Praça Siqueira Campos (Praça do Relógio), Pedra do Peixe, Mercado Municipal Bolonha de Peixe (Mercado de Ferro) e o Solar da Beira.

Vânia Santos, que já desenvolve há muitos anos esse trabalho com mosaicos feitos com diversos materiais, inclusive casa do ovo, contou neste projeto com um coletivo de 6 aprendizes ligados aos cursos de arquitetura, artes visuais e patrimônio: Anaís Carvalho, Anna Beatriz Cardoso, Anna Clara Cardoso, Katharine Silva, Sophia Lins e Ynara Afonso. Na equipe de artistas/artesãos, Santos também contou com a parceria do mosaicista Moisés Andrade e da ilustradora e pintora amadora Denise Amorim, e ambos ainda atuam na produção do projeto.

"O mosaico é uma arte decorativa milenar, composta por fragmentos de diversos materiais para reproduzir temas diversos e em diferentes suportes”, explica Vania. Cada elemento arquitetônico foi representado em dois quadros na técnica mosaico, em base de madeira medindo 50x80 cm. E, para compor os quadros, oito artistas utilizaram fragmentos de azulejos, pastilhas de vidro, massa de modelagem caseira, arame, casca de ovo e palha de aço.

O percurso do projeto Mosaicos de Belém, que iniciou com pesquisa histórica e imagética sobre os quatros monumentos escolhidos, envolveu treinamento de novos mosaicistas em técnicas distintas, oficina com público infantil do Beco do Carmo, vídeos explicativos sobre como produzir mosaicos, exposição virtual e presencial e documentação em fotos e vídeos dos monumentos e das etapas do projeto.

Além dos mosaicistas (experientes e aprendizes), a equipe de Mosaicos de Belém – da Pedra-do-peixe ao Ver-o-peso contou com Janine Valente (Fotos, Video e Design), Marília Melo (Curadoria), Rodrigo Neves (Roteiro), Victor Santos (Edição de vídeo), Nina Darcier (Pesquisa, Narração e Comunicação) e Joice Santos (Comunicação). O Edital Patrimônio Cultural Material, Lei Aldir Blanc 2020, foi organizado sob a supervisão do Instituto Nova Amazônia-Inã, parceiro da Secretaria de Estado de Cultura do Pará – Secult.

Serviço

A exposição Mosaicos de Belém – da Pedra-do-peixe ao Ver-o-peso estará aberta para visitação no casarão do Espaço Cultural Valmir Bispo Santos, dia 3/10, das 09h30 às 16h30, durante a 37ª edição do Circular. O Espaço Valmir está localizado na Rua Padre Prudêncio, 681, entre Carlos Gomes e Gama Abreu. Acompanhe os produtos e novidades do projeto nos perfis do @antiquariodosazulejos e @espacoValmirBS no Facebook e no Instagram @azulejosantiquariodos e @espacoculturalvalmirbispo.

Nenhum comentário: