1.12.21

10 anos de Guitarrada Patrimônio na Feira do Livro

Mestre Vieira criador de um patrimônio paraense
Foto: Renato Reis/Acervo Projeto 50 Anos de Guitarrada
A Guitarrada, gênero musical que desde 2011 é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, vai ganhar destaque, neste domingo, 5, em três momentos da 24ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, aberta na quarta-feira, 1, no Mangueirinho, em Belém do Pará. 

A Guitarrada estará presentes em três momentos distintos da programação. No início da tarde, às 14h, haverá uma sessão especial de exibição da série de animação Os Dinâmicos", uma produção 100% paraense, inspirada nas músicas de Vieira e Seu Conjunto, o grupo com o qual Vieira gravou 13 LPs. Os músicos Lauro Honório, Luis Poça e Dejacir Magno, que integram o grupo vão participar da abertura sessão. 

Ao todo são 13 episódios de 5 minutos. O  projeto foi selecionado pelo Edital de financiamento PRODAV-8/FSA/Ancine. Cada episódio inicia com ensaios da banda, num estúdio-casa que fica na copa de uma Samaumeira, próxima a uma praia na cidade de Barcarena.  A aventura começa quando os músicos são  interrompidos pelo som de uma a sirene, trazendo o pedido de socorro de alguma criança sempre que a floresta está em perigo.  

Aí a palavra mágica é pronunciada: “DI NA MI ZAR”!! Mestre Vieira empunha sua guitarra mágica transformando todos em super-heróis. As aventuras dos Dinâmicos revelam, através do mágico universo da animação, as características, o linguajar, os costumes e as lendas da Amazônia presentes na obra de Mestre Vieira.  Há lendas também de duas outras regiões, o Cabra Cabriola, do Nordeste, e o Ipupiara, do sudeste.

Em seguida, às 15h, haverá um bate papo comigo e com o historiador de Barcarena, o professor Luiz Antônio Valente Guimarães. Vamos falar de guitarrada enquanto patrimônio, por meio da trajetória e projetos que envolvem a difusão e salvaguarda da obra de Mestre Vieira. Participo dessa conversa junto ao professor Luiz Antônio Valente Guimarães, historiador de Barcarena, com mediação de Bruno Rabelo, músico guitarrista, pesquisador e um dos autores do blog Lambadas das Quebradas, além de estar a frente junto com outros músicos, do Clube da Guitarrada.

A ideia é passear por vários temas e entrar em alguns detalhes sobre os projetos que foram desenvolvidos com objetivo de difundir e salvaguardar a obra e trajetória de Mestre Vieira. Vou falar de como tudo aconteceu para realizarmos o projeto dos 50 Anos de Guitarrada e todos as demais ações que vieram e ainda estão sendo apresentadas, envolvendo o reconhecimento da obra de Mestre Vieira como um importante legado deixado à cultura paraense.

Os Dinâmicos fazem o show de encerramento da feira 

Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada, formada por
por músicos do grupo Vieira e Seu Conjunto. 
Depois do bate papo ainda teremos à noite, música, com a apresentação do show de "Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada", comandada por Lauro Honório (guitarra), Dejacir Magno (vocal) e Luís Poça (teclado). 

Além deles,  a banda conta ainda com Cassinao Neto (baixo), filho do baterista do grupo Vieira e Seu Conjunto, Cassiano Pereira, já falecido; Jairo Rocha (bateria), Dhiosy Marques (guitarra base), que também são de Barcarena, e Carlos Canhão Brito (percussão). 

Após o encontro iniciamos novo projeto intitulado “Mestre Vieira e Os Dinâmicos”, apresentado naquele mesmo ano Festival Se Rasgum. Outras apresentações vieram em 2012, como a gravação do DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada, no Theatro da Paz, e a participação da Feira da Música de Fortaleza, realizada no Centro Cultural Dragão do Mar. Em 2014, o projeto encerrou, mas me inspirou a fazer a série de animação que vamos mostrar na feira. 

Bruno Rabelo e Mestre Curica
Foto: Ariana Jardim
Em 2015, determinados a seguir com o grupo, mesmo sem ter Vieira como guitarrista solo, Os Dinâmicos resolveram entrar em estúdio. Gravaram o primeiro CD da carreira, já com nova formação, dando inicio a carreira autoral do grupo. O álbum intitulado Os Dinâmicos e Mestre Vieira foi lançado pelo selo Na Music, com produção de Mestre Vieira.

A banda estava desativada há quase 40 anos quando em 2011, reunimos novamente os músicos, que seguiam suas vidas já longe da música, mas que nunca haviam esquecido tudo que aconteceu durante o percurso de 12 anos do grupo Vieira e Seu Conjunto. 

Os Dinâmicos recebem no palco, neste domingo, Mestre Curica e Bruno Rabelo. Curica dispensa maiores apresentações, e mesmo Bruno Rabelo, que integrou a banda Cravo Carbono, e chegou a tocar com Vieira, entre 2015 e 2016, assim como Carlos Canhão Brito Jr. Pela primeira vez, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult),  será realizada na Arena Guilherme Paraense –  o Mangueirinho. 

Vicente Cecim e Zeneida Lima são os autores homenageados

Os autores homenageados deste ano foram anunciados ainda no ano passado: o escritor Vicente Cecim, que faleceu em junho deste ano, e a pajé e escritora Zeneida Lima, que terão espaços de destaque para suas obras. 

Este ano, a feira abre espaço às vozes dos artistas homenageados, do autor paraense, da inclusão, da tecnologia e às vozes da juventude. A ideia é garantir que todas essas expressões criativas sejam compreendidas por meio de ações transversais, presentes na programação. 

“Será um evento bonito, com experiências novas de acessibilidade e inovação. Sabemos que nossa gente está ávida por esse reencontro com o livro, com os autores, com as expressões culturais ligadas ao fazer literário e à oralidade, tão presente em nossa identidade amazônica. Nosso desafio é fazer um evento saboroso, dinâmico, porém atento e comprometido com os cuidados sanitários que são uma obrigação do nosso governo”, garante a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

Das 9h às 21h, os visitantes poderão conferir uma programação gratuita, com espetáculos cênicos, recitações poéticas, teatro de bonecos, contação de histórias, Papo Cabeça, rodas de conversa, Encontros Literários e apresentações musicais de artistas regionais. Uma das novidades deste ano é o Cine Curau, criado para dar destaque às obras audiovisuais produzidas por Vicente Cecim. Nesta edição, os visitantes da Feira do Livro também poderão esticar o passeio até o Centro de Ciências e Planetário do Pará, mediante agendamento prévio. 

Chega cedo que a edição se conecta a Planetário

Os visitantes da Feira do Livro também poderão esticar o passeio até o Centro de Ciências e Planetário do Pará, mediante agendamento prévio. Além de espaços como a grande Arena Multivozes, direcionada para a arquibancada, onde o público poderá se posicionar para acompanhar a programação, a Secult confirmou a montagem de 36 estandes de diversas livrarias. 

Em 2021, a organização da feira priorizou o contrato com livrarias, sebos, distribuidoras e editoras de livros da região, por meio de cadastramento na plataforma Mapa Cultural do Pará. No total, 19 foram credenciadas e habilitadas. Também confirmaram presença duas livrarias que atuam em Belém: Cultura e Fox, além da editora Boitempo.

“Neste formato menor foi preciso reduzir o número de estandes, que não serão cobrados este ano. Em contrapartida, os expositores doarão um percentual de suas vendas em livros para bibliotecas públicas e de base comunitária. Os espaços de comercialização estão divididos por perfil de obra literária para garantir a diversidade de oferta ao público”,  diz Ursula Vidal, titular da pasta de cultura do Estado.

O Ponto do Autor é um espaço voltado para o lançamento de obras, comercialização e autógrafos. Devem passar por lá pelo menos 83 autores credenciados. Dentre os lançamentos confirmados, estão os da própria Secult, com obras como:  “Letras que flutuam”, de Fernanda Martins; “Memórias da Cabanagem”, de Paulo Evander e Leonardo Torii; “Anjo dos Abismos e outras linhas”, de Ruy Barata; “Os Animais da Terra”, de Vicente Cecim; “Poemas da minha vida”, de Jorge Lima; e as obras impressas da Coleção Caruani, com os títulos infantis “Macaco ambientalista”, “Perigo na floresta” e “Garça empoada”, de Zeneida Lima. Também será relançado o livro da série “Violão Paraense”, com biografia e partituras de Nego Nelson.

Anote as ações voltadas à Guitarrada

Domingo, 5 de dezembro

Na Arena Multivozes:

14h - Exibição de episódios da série de animação "Os Dinâmicos"

15h - Roda de Conversa - Guitarrada Patrimônio e Mestre Vieira 

No palco externo

20h Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada + Mestre Curica + Bruno Rabelo

Confira a PROGRAMAÇÃO a programação completa.

(Holofote Virtual com informações do site da feira)

Nenhum comentário: