7.12.21

Livro e podcast trazem saber ancestral de Salinas

“Mulheres do mar: relatos biográficos de Salinas a Deir Ammar” é tema de livro e podcast narrativo que serão lançados pela jornalista e ativista cultural Erika Morhy. Os dois produtos são frutos de pesquisa e criação artística integrantes de Projeto Selecionado pelo Edital de Multilinguagens – Lei Aldir Blanc Pará e serão apresentados ao público no próximo dia 7 de dezembro, na Maloca do Tio Palinha, a partir das 18h. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Instagram do projeto Carimbó O popular.

A cidade de Salinas é um pedacinho mágico da costa Atlântica da Amazônia, um território mais conhecido por ser o maior reservatório de água doce do planeta. Foi na região do Salgado paraense que o libanês Hassen Morhy (1904-1984) fincou seus pés depois de migrar do litoral Mediterrâneo, no Oriente Médio. 

A neta deste filho de Deir Ammar, Erika Morhy, revive parte da sua própria história em Salinas e quem conta para ela sobre o lugar são mulheres detentoras de saberes ancestrais. As narrativas poderão ser conferidas no livro “Mulheres do mar: relatos biográficos de Salinas a Deir Ammar” e no podcast “Mulheres do Mar”. 

O projeto foi desenvolvido ao longo de quase todo o ano de 2021, quando a autora realizou entrevistas e fotografias relacionadas à sua própria história na cidade e às histórias narradas por nove mulheres. Cinco delas são verdadeiras guardiãs de saberes ancestrais; mantém parte do patrimônio imaterial da Amazônia, transmitido de forma oral ao longo de muitas gerações. Dentre as cinco mulheres está Edna Maria Alves Dias, neta criada como filha pelo Mestre Palinha (1927–2016), fundador do carimbó O Popular. 

O evento contará com três momentos especiais, é aberto a toda a população de forma gratuita e não tem restrições de idade. No primeiro momento, haverá o lançamento do livro e do podcast. Em seguida, será realizada uma roda de conversa para alunos de escolas públicas da cidade, com a presença de mulheres entrevistadas durante o desenvolvimento do projeto. 

A roda tem como tema “Salinas: mulheres e sua sabedoria ancestral” e será possível conhecer o ofício de parteira, de benzedeira, de carimbozeira e de pescadoras artesanais que vivem em Salinas. Por fim, será promovida uma bela apresentação de carimbó com o tradicionalíssimo grupo O Popular, que tem mais de 60 anos de atividade cultural no município do nordeste do Estado. 

Evento tem roda de conversa e sabedoria ancestral

Dona Edna dá continuidade não só ao carimbó, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014. Dona Edna mantém vivos também o Boi Divino, os pássaros Tem-Tem e Andorinha, as folias de São Benedito e a ladainha aos mortos. Além de Dona Edna, quem mais faz parte do grupo de entrevistadas é Antônia Lúcia Celeiros de Melo. 

Dona Lúcia é uma parteira de mão cheia, com saberes finamente administrados por sua avó e por sua mãe. Ela tem como ofício uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que está em estudo para ser tombada como patrimônio imaterial no Brasil. 

Já Dona Zélia Maria Saraiva é uma benzedeira que oferece seus serviços à comunidade com profundo respeito à intuição e crença divina, enquanto Maria do Socorro da Costa Rodrigues e Marina dos Santos Monteiro exercem a pesca artesanal com esmero para o sustento próprio e para a alegria de muitos turistas de Salinas. Outras quatro mulheres são convidadas especiais para participação no projeto. 

Edna Braz Macapuna e sua filha Lília Carla Macapuna Santos foram vizinhas do libanês Hassen Morhy, na Avenida 7 de Setembro, e sempre mantiveram estreita relação com a família. Muitas de suas memórias escapam às lembranças da autora do projeto, que tinha apenas 7 anos de idade quando o avô faleceu, em Belém. Lucineide Pinto dos Santos é caseira da família Morhy até os dias de hoje e desvenda pequenos mistérios pela convivência na casa. Finalmente, Vanderlina Maria de Nazaré Santana, a Dona Vanda, que é uma mulher cheia de conhecimentos sobre a cidade e que diz ter sangue de onça, por ser de origem indígena.

Frutos do mar – O livro adota o mesmo nome do projeto, “Mulheres do mar: relatos biográficos de Salinas a Deir Ammar”. Ele tem apresentação do artista visual e educador Alexandre Sequeira, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), e é composto por seis capítulos. O primeiro é mais autoral, com memórias próprias da autora e a participação das convidadas especiais. Os outros cinco capítulos são dedicados especificamente a cada uma das detentoras de conhecimentos ancestrais. Junto com os textos, estão fotografias produzidas pela autora ao longo do ano e imagens de álbum de sua família. Cada exemplar foi produzido como obra de arte, de forma artesanal, pela Edições ¼, e será entregue a escolas públicas de Salinas.

Por sua vez, o podcast “Mulheres do mar”, uma espécie de programa de rádio gravado e disponibilizado on-line, ganha formato narrativo, privilegiando, em cinco episódios, as histórias, os cenários e as emoções proporcionadas pelas nove entrevistadas. Cada episódio tem duração média de 30 minutos e é recheado de elementos narrativos para provocar a imaginação dos ouvintes. O podcast poderá ser escutado gratuitamente em plataformas digitais. Erika Morhy é responsável pelas entrevistas, pelo roteiro e pela apresentação do podcast. As transcrições das entrevistas são de Helena Morhy Pamplona. O desenho de som e mixagem são de José Viana. A produção é de Lília Macapuna. A direção de arte é de Ana Paula Rosário.

A cada semana, um novo episódio do podcast estará no ar. Você já pode escutar o 1º deles, “Dona Lúcia. Uma parteira de melodias”, pelo Spotify: https://open.spotify.com/show/5syxLeTVk2UgD3HGXEhnK1?si=_V5tk60vTYeLpqcUuFWq-Q&utm_source=whatsapp&nd=1

Serviço

Lançamentos: Livro “Mulheres do mar: relatos biográficos de Salinas a Deir Ammar” + Podcast “Mulheres do mar”. Na Maloca do Tio Palinha – antiga Praça do Dinossauro. Rua Paulo Maranhão. Bairro da Ponta da Agulha, nesta terça-feira,  7, às 18h. Evento gratuito e livre para todas as idades. Mediadora: Erika Morhy. Apresentação: Carimbó O Popular. Transmissão ao vivo:  Youtube e Instagram: Carimbó O popular.

Youtube: https://www.youtube.com/user/predado78/videos

Instagram: https://www.instagram.com/carimboopopular/

Nenhum comentário: