6.12.22

Um show em prol do percussionista Nazaco Gomes

Nazaco Gomes
Foto: Cláudio Ferreira

“Um Som pro Nazaco” reúne 20 atrações num show realizado em colaboração ao tratamento de saúde do músico percussionista, arte educador e pesquisador Nazaco Gomes, um "Mestre de Notório Saber".  Os ingressos estão à venda antecipadamente e na bilheteria do teatro. Há também como colabora fazendo doações via pix. É nesta quinta-feira, 8, de dezembro, a partir das 20h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, na Praça da República, em Belém (PA).

Nazaco Gomes (Trio Manari) é um músico referência na Percussão Amazônica, e que recentemente precisou ficar internado por 16 dias no hospital, pois o quadro diagnosticado de Diabetes foi bastante avançado. O músico teve alta, mas precisa prosseguir com o tratamento em casa, com necessidade de cuidadores e medicação. Ele também vai precisar tratar da visão, cujo tratamento é particular e se agravou com a diabetes. 

Tudo isso tem um custo alto e ele está impossibilitado de trabalhar. Por isso, o show "Um Som Pro Nazaco" tem o intuito de unir forças e arrecadar uma ajuda financeira para auxiliar no tratamento e melhora do quadro de Saúde do Nazaco. Nesta primeira ação, o evento organizado por amigos, vai contar com diversos músicos e parceiros do músico.

A ideia é que outras ações sejam realizadas até que ele esteja firme novamente. Nesta primeira ação musical teremos Marcos Campelo, Kim Freitas, Marcio Farias, Renato Rosa, Alba Maria, Andrea pinheiro, Pedrinho Cavallero, Pedro Callado, Mário Mouzinho, Ronaldo Silva, Nego nelson e Bob Freitas, Floriano, Marcelo Sirotheau, João da Hora, Nilson Chaves e Mahrco Monteiro, Ziza e Dayse Addario, Renata Del Pinho, além de Raízes Latinas, um dos trabalhos mais recentes de Nazaco, com o músico Gabriel Dietrich, e do Trio Manari, que estará representado por Márcio Jardim, Kleber Benigno (Paturi) e convidados.

Nazaco Gomes - Foto: Cláudio Ferreira

Pesquisador de ritmos brasileiros, com ênfase nos tambores e ritmos Amazônicos, Latino-Americanos e Africanos, ele é um dos membros fundadores do Trio Manari (2000). Nazaco também elabora arranjos percussivos para grupos populares, é especialista em sonoplastia de diversos sons da floresta, e confecciona instrumentos de materiais recicláveis, atuando ainda como arte-educador.

Com o Trio Manari viajou pelo mundo levando a percussão amazônica, tendo ministrado Workshops, na Universidade de Caiena, no PASIC (Percussive Arts Society Convention) na Universidade de Columbia. Já participou de inúmeras apresentações pelo mundo a fora; dividindo o palco com artistas da grandeza de Giovani Hidalgo, Naná Vasconcelos, Sebastião Tapajós, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Celso Viáfora, Iva Rothe, Marco André, Patricia Bastos, dentre vários outros.

Ano passado trabalhamos no projeto "Ritmos e Tambores da Amazônia", um documentário com video aulas sobre pesquisa do Trio Manari e no qual o Nazaco fala e faz demonstrações do ritmo e instrumentos do carimbó, sua especialidade. O primeiro episódio pode ser visto no Youtube: https://www.youtube.com/@triomanari_oficial.

COMO COLABORAR

“Um Som pro Nazaco”, show com diversas participações. Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, às 20h, no teatro Waldemar Henrique – Praça da República. Ingressos antecipados via chave pix: roldinaldo@gmail.com, da conta do banco Caixa (Reginaldo Santos Conceição). Podem também ser feitas doações em qualquer valor. Enviar comprovantes para o WPP: (91) 985318816 (Carlos Canhão Brito Jr). Mais informações: (91) 98134.7719.

Nenhum comentário: