15.10.23

Seminário de crítica de cinema na Casa das Artes

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônia Paraense, que acontece entre 17 e 19/10 na Casa das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236) com programação aberta ao público. A abertura do evento contará com trilha sonora ao vivo de Paulo José Campos de Mello para o filme em curta-metragem "O Imigrante" (1917), dirigido por Charles Chaplin. 

Críticos de longo histórico como Pedro Veriano, Luzia Álvares e Marco Antonio Moreira se juntam a um grupo de cineastas e professores como Jorane Castro, Fernando Segtowick, Ana Cláudia Mello e Celso Luiz Prudente para abordar temas como cinema negro, feminista e indígena, processos de análise de filmes e formas de incentivo à cinefilia, entre outros.

A iniciativa também tem como objetivo ampliar o fomento do audiovisual no Estado do Pará, e estimular o interesse ao conhecimento histórico da crítica de cinema a partir de informações sobre sua significativa atuação com relação ao entendimento das (r)evoluções temáticas e estéticas proporcionadas por diversos cineastas e as descobertas sobre uma frente política na cinematografia.

"A crítica de cinema tem uma importância histórica no entendimento e na valorização de movimentos estéticos do Cinema, como aconteceu com o Neorrealismo Italiano nos anos 40, com a Nouvelle Vague nos anos 50, o cinema novo no Brasil nos anos 60, entre outros movimentos", explica Marco Antonio Moreira, que é presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e idealizador do evento.

As inscrições ocorrem de 11 a 15/10 (até 14h, com confirmação por email até 18h). São 50 vagas presenciais e 50 vagas para uma sala virtual. Link para inscrição: https://forms.gle/eb3cvPZpDh6TBosBA

A realização é da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) - que foi fundada em 1962 e tem um destacado histórico na crítica cinematográfica no estado - e da Fundação Cultural do Pará (Casa das Artes). 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/10

  • 18h30: Abertura com apresentação musical de Paulo José Campos de Mello e exibição do curta-metragem "O Imigrante" (1917), dirigido por Charles Chaplin.
  • 19h: Histórias e Homenagens da ACCPA com Pedro Veriano e Marco Antonio Moreira.
  • 19h30: Palestra com Luzia Álvares – "Crítica cinematográfica: Da história pessoal à importância de uma revisão quebrando saberes e mitos".

Dia 18/10

  • 18h30: Palestra sobre "Cinema: Por que, para que e para quem? As novas imagens sob o olhar da interseccionalidade (cinema negro, feminista e indígena)", com Jorane Castro, Fernando Segtowick, Ana Cláudia Mello e Celso Luiz Prudente.

Dia 19/10

  • 18h30: Palestra sobre "Processo de análise de filmes: Crítica e público", com Augusto Pacheco, John Fletcher e Alex Damasceno.
  • 20h: Palestra sobre "O incentivo à cinefilia: Os caminhos abertos nas novas tecnologias visuais", com Marco Antonio Moreira e Lorenna Montenegro.
  • 21h: Encerramento com "Uma declaração aos cinéfilos", por Marco Antonio Moreira e Luzia Álvares.

Serviço

I Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônia Paraense. De 17 a 19 de outubro, às 18h30, na Casa das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236).

Nenhum comentário: