7.3.24

Arte de Casa em Casa na Galeria Direitos Humanos

Lúcia Gomes - Apeú-Castanhal-Pa
Foto: Simone Machado
O mês é especial e o Arte de Casa em Casa chega neste dia 8, ao município de Quatipuru-Pa, para montar a exposição coletiva “Arte e Democracia”, reunindo obras de quatro artistas mulheres, na Galeria Direitos Humanos, coordenada pela artista visual Lúcia Gomes.

Entre março e maio, o "Arte de Casa em Casa" percorrerá quatro municípios e dois distritos paraenses, chegando em espaços culturais e galerias criadas em residências. Selecionado pelo edital de Artes Visuais da Lei Paulo Gustavo-Pa, o projeto já passou pela  Vila do Apeú, em Castanhal, e chega nesta sexta-feira, 8 de março, em Quatipuru-Pa. Os deslocamentos ainda passarão por Mosqueiro, Salvaterra, Marabá e Icoaraci.

Em Quatipuru, município do nordeste paraense, primeiramente será montado o ateliê coletivo, que faz parte da itinerância, promovendo o intercâmbio entre os artistas envolvidos e que resultará nas obras da montagem da exposição "Arte e Democracia", cujo vernissage será no sábado, 9, às 19h, na Galeria Direitos Humanos, coordenada pela artista visual Lúcia Gomes. Na ocasião, haverá a roda de conversa reunindo a experiência das artistas, que também são gestoras de espaços independentes.  

Idealizado e coordenado por Werne Souza, o projeto Arte de Casa em Casa conecta espaços independentes, que, embora enfrentem a negligência das políticas públicas, exercem um papel fundamental de acesso à arte, em periferias e municípios localizados em áreas mais distantes dos centros. 

“Nosso objetivo com esse projeto é criar um circuito permanentemente de exposições de artes visuais entre esses lugares, aproximando e intercambiando ações entre os artistas e os espaços em que ocorrerão as exposições e ateliês coletivos. A ideia é dar mais visibilidade a esta rede de espaços culturais, tornando-os conhecidos pelo público da própria cidade e visitantes, além de chamar atenção da necessidade de se pensar políticas públicas que apoiem essas iniciativas", diz Werne, artista visual premiado, e gestor do espaço Na Casa do Artista, em Icoaraci.

Quatipuru, com mulheres na arte e na democracia

Obras de Lúcia Gomes
Foto: Simone Machado
Lúcia Gomes, a anfitriã da vez, em Quatipuru, pretende reunir uma variedade de obras que refletem questões sociais e políticas. Participam desta exposição, a própria Lúcia Gomes, Galvanda Galvão e as novas participações da fotógrafa Simone Machado e da artista convidada da cidade, Cássia Costa. A curadoria é de Werne Souza.

“Estamos felizes em receber esse projeto em Quatipuru, onde vamos ter nova convivência e além dos artistas visitantes teremos participação de uma artista daqui, a Cássia Costa, que trabalha com madeira da beira do rio, madeira de barco para suas instalações”, conclui Lúcia.

A abertura, no dia 9, às 19h, conta com uma roda de conversa sobre as experiências nestes espaços culturais independentes. Auda Piani vai falar do espaço cultural Na Casa do Artista; Lúcia Gomes, do espaço dela, a Galeria Direitos Humano; Simone compartilhará as experiências do Foto Sima, em Icoaraci, e Cássia Costa vai falar do espaço dela em Quatipuru, o Monóculo da Vovó. 

Para a itinerância, Simone também leva a série "Rituais de Passagem", uma reflexão sobre a vida e a morte através de fotografias antigas. Ela desenvolve um trabalho de memória e ressignificação através de releituras das obras de seus pais, os fotógrafos Mateus Machado e Rosalina Melo.

“É uma série de monóculos com fotos antigas dos eventos que meus pais cobriram e que iam desde o casamento, batizado, primeira comunhão, 15 anos, até fotografia retratar pessoas mortas no caixão na Capela Mortuária, o que era bem comum há 30, 40 anos atrás”, comenta Simone, fotógrafa há mais de 30 anos, vinda de uma família de fotógrafos em Icoaraci.

Visite as exposições abertas na Vila do Apeú 

Obras de Werne Souza, idealizador do projeto
Foto: Simone Machado
Os deslocamentos do projeto ainda seguem para Mosqueiro, Salvaterra e Marabá, em abril, mas desde 2 de março, em Apeú, Castanhal, dois espaços já estão ocupados com visitação aberta ao público, até dia 16 de março. No Ponto de Cultura e Memória Estação Apehu História, Humor e Arte, residência de Luiz Fernando Carvalho, o curador das duas exposições, está aberta a exposição “CasaÀsEscuras”, com obras de Gilmar Lopes.

O artista adquiriu cegueira e participou da roda de conversa “Um Passo no Escuro”, onde compartilhou de suas experiências e sobre os trabalhos realizados em fases anteriores, em trajetória. Natural de São Miguel do Guamá, residindo em Castanhal, ele é um autodidata, que se instruiu por meio de oficinas e muito estudo e inspiração. "Tenho como referência artistas como Claude Monet, Washington Maguetas, Clóvis Percio, Alexandre Reider e outros", diz Lopes.

Ateliê para a exposição coletiva

Video instalação de Galvanda Galvão
Imagem: Print do vídeo
No Apeú, o projeto também passou pela Arte Fazenda Renascer, onde foi realizado o primeiro atelier coletivo da itinerância, gerando a exposição “CasaAcesa”, que inaugurou dia 2 de março, reunindo obras de Galvanda Galvão, Werne Souza e Lúcia Gomes. Esta também segue aberta, mas na galeria da Estação Ery Holanda, até dia 16 de março, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 17h às 20h. 

A mostra reúne desenho, fotografia, projeção e áudios. Na vídeo-instalação “Imaginário Arquivo”, a artista Galvanda Galvão dialoga com a obra de Vicente Franz Cecim. “Trago imagens de arquivo, fotografia, colagem e poesia. Neste desvelar organizado, pensando um pouco no diálogo destas questões, daquilo que se quer ver, da dificuldade em tocar e encontrar outro olhar. E a importância dessas parcerias em deslocamento, em espaços como esses”, explica Galvanda Galvão.

Ela acredita que houve uma conjunção desta obra com o projeto, “uma vez que essas relações trazem uma aproximação em estar mais perto deste outro e desse lugar que tem essa relação com Andara, no sentido de ser uma Amazônia descoberta, no sentido de que esse deslocamento propõe um outro modo de ver e de tocar uma contraposição nessa aceleração”, conclui.

Werne Souza
Foto: Simone Machado
Para Lúcia Gomes, que também participou da fase Apeú, o projeto proporciona um ambiente de colaboração e troca de ideias entre os artistas. "Foi fantástico. Conviver naquele espaço onde a natureza resiste, nos igarapés, aquele jeito manso do povo, a convivência fraterna, os sorrisos e principalmente estar na natureza em plena cidade, me estimulou não só a criar para a exposição no Apeú, mas também criar outras obras de arte", disse Lúcia Gomes.

Em Apeú, além de levar uma extensão de seu trabalho de denúncia contra genocídios, seja na Palestina, ou no Brasil, com a saga da Covid, negligenciada no governo brasileiro anterior, a artista também produziu obras inspirada no tema sugerido pelo curador Luiz Fernando Carvalho, sobre a questão da cegueira. “Esta, não é apenas física. O pior cego não é aquele que não vê, é a cegueira política em que não se enxerga. Esta segunda obra trouxe projeção na abertura denunciando os mais de 600 mil mortos por Covid”. 

O Arte de Casa em Casa chegará em abril ao Espaço Expressarte, em Mosqueiro; à Taberna Marajó, em Salvaterra, e ao Pontal Instituto Cultural, em Marabá. O encerramento em maio será Na Casa do Artista, em Icoaraci. O projeto conta com produção e montagem de Margareth Gondim e Auda Piani, e registros fotográficos e audiovisuais de Simone Machado.

Projeto Arte de Casa em Casa

Em Quatipuru-Pa: Ateliê, vernissage e roda de conversa

Galeria Arte Direitos Humanos - "Arte e Democracia"

Abertura e roda de conversa:  9/3, às 19h. 

Visitação: 10 a 30/03 - Das 09h às 11h e das 14h às 18h

Endereço: Rua N. S. de Nazaré 364, bairro Centro.

Em Apeú – Castanhal-Pa: Duas exposições

Estação Ery Holanda – Exposição “CasaAcesa”

Obras: Werne Souza, Galvanda Galvão e Lúcia Gomes.

Visitação: Até dia 16 de março

Funcionamento: Seg. a Sex.,  das 8h às 18h e, aos sábados, das 17h às 20h.

Endereço: Av. Barão do Rio Branco - Antiga Estação Ferroviária do Apeú - Castanhal.

Ponto de Cultura e Memória - Estação Apehu História, Humor e Arte – Exposição “CasaÀsEscuras”, com obras de Gilmar Lopes.

Visitação: Até 16 de março, por agendamento

Contato:  (91) 98818.0678

Endereço: Rua Coronel Sampaio, 317 - Apeú Castanhal

Serviço

O Projeto Arte de Casa em Casa foi selecionado pelo Edital de Artes Visuais da Lei Paulo Gustavo-Pa. A realização é do espaço Na Casa do Artista. Neste final de semana, dia 9 de março, às 19h, abre a exposição e realiza a roda de conversa "Arte Democracia", na Galeria Direitos Humanos - Rua N. S. de Nazaré 364, bairro Centro - Quatipuru-Pa. Mais informações e para acompanhar a itinerância: @arte_decasaemcasa (https://www.instagram.com/arte_decasaemcasa/)


Nenhum comentário: