11.3.24

Lúcia Chedieck: o desafio da iluminação urbana

Oportunidade para os interessados na arte da iluminação urbana. A artista da luz, como é conhecida Lúcia Chedieck, vai ministrar a oficina “Criando Paisagens Noturnas", de 20 a 28 de março. Inscrições abertas, prorrogadas até 15/03.

Lúcia Chedieck é paraense, mas reside em São Paulo há muitos anos, desenvolvendo um trabalho premiado com a luz. A artista traz como propósito, nesta oficina, formar olhares que possam compreender a importância da iluminação urbana, a questão da sua relação com a paisagem da cidade e a percepção de interesse alusivo ao papel da luz, sendo natural ou artificial. É ela quem assina o projeto de luz da peça principal da exposição “Mastarel: As Águas de Dentro”.

A mostra, aliás, prorrogou e ficará aberta até este sábado, 9 de março, no Mercado do Porto do Sal, na Cidade Velha, dentro do projeto Mastarel, de arte pública, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara Produtora Cultural.

Lúcia diz que apesar de estar distante da cidade, se tratando da espacialidade, ela continua se encantando e se envolvendo com esse projeto, desde 2016. “Quando me foi apresentado pela artista e criadora do projeto Mastarel, Elaine Arruda, com a parceria e falas do Mestre João em São Paulo, a oportunidade de atuar com o Mastaréu, pensei 'estou dentro', porque existe um propósito onde arte e resistência se encontram, criando visibilidade ao que é invisível para alguns olhares, uma luta juntamente com a comunidade do Porto do Sal", diz Lúcia Chedieck. 

"Temos uma parceria e me vejo a cada ano, mais e mais envolvida e realizada. Porque o projeto abriu vários leques de possibilidades, se tratando de um processo criador de todos, ao quais aglutinaram trocas de ideias entre as vozes responsáveis envolvidas. O Mastarel de 2023 foi um processo de partilha e experiências entre o escambo das trocas de reconhecimento entre todos", continua.

Para ela, a iluminação urbana desempenha um papel crucial na definição da atmosfera e identidade de uma cidade, influenciando diretamente a experiência dos habitantes e visitantes. Além de garantir a segurança e o conforto durante a noite, a iluminação adequada pode realçar elementos arquitetônicos, destacar pontos de interesse cultural e criar ambientes acolhedores.

“Quero compartilhar um olhar sobre a ótica por parte de um designer de luz. Um olhar entre tantos outros, interrogando sobre o seu aspecto noturno. Pretendendo, assim, tentar acrescentar uma nova faceta à reflexão atual sobre o sentido e o futuro da paisagem noturna”.

Trajetória com premiações e repercussão internacional

Lúcia Chedieck é artista paraense, que reside há muitos anos em São Paulo e que possui uma longa e vasta carreira, premiada e reconhecida nacional e internacionalmente. Na oficina "Criando Paisagens Noturnas”, ela vai explorar a importância da iluminação urbana e sua relação com a paisagem da cidade.

Atuante na área das Artes Cênicas e Arquitetura, ela tem criações em peças de teatro, projetos em arquitetura cênica e luminotecnia. Sua origem está na cenografia, o que a faz interpretar o espaço arquitetônico por um ponto de vista peculiar. 

Entre as obras com sua assinatura estão o Projeto de iluminação cênica Sala de cinema no Instituto Moreira Salles, São Paulo 2017; para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Belém-PA 2005; Galeria Garage São Paulo/SP  2013 e Igreja de São Benedito, Bragança/PA 2011. 

Professora convidada do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos cursos de pós-graduação em Lighting design e Cenografia e Figurino, Lúcia tem formação em Artes Plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e possui pós-graduação em Iluminação e Design de interiores e arquitetura. 

Como artista possui três indicações ao Prêmio Shell de Teatro de melhor Iluminação e é vencedora do Prêmio Shell de Teatro de melhor iluminação, em 2005;  e do Prêmio III Prêmio ABILUX de Arquitetura – São Paulo 2006. Em 2015, representou o Brasil na Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance e, em 2012, em Lisboa, como convidada da FUNARTE, no ano do Brasil em Portugal, onde foi apresentado o espetáculo “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória.

Visitas guiadas continuam no Mercado do Porto do Sal

Além da oficina, o projeto lançado em dezembro de 2023, no Mercado do Porto do Sal, continua a cativar os visitantes com a exposição "Mastarel: As Águas de Dentro", que teve sua permanência prorrogada até este sábado 9 de março, das 8h às 18h, proporcionando mais tempo para os apreciadores da arte explorarem suas diversas facetas.

São painéis, fotografias em tecido e vídeo arte, a partir da criação da artista visual Elaine Arruda e do carpinteiro naval Mestre João Aires. Outra ação prevista, mas só em abril, será o lançamento do livro "Mastarel", de Elaine Arruda. A obra traz uma análise detalhada do projeto escultural do Mastarel e seu impacto cultural na região. 

Serviço

​​Oficina "Criando Paisagens Noturnas", com Lúcia Chedieck - De 20 a 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, no Fórum Landi - Não haverá aula no domingo, 24. 

Inscrições gratuitas e exclusivamente online, até dia 15 de março: https://acesse.one/OficinaLuciaChedieck

Visitas guiadas à exposição Mastarel: As águas de Dentro”, no mercado do Porto do Sal vão até sábado,9, das 8h às 18h.  

Projeto viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura, Apneia Cultural e Tijuquaquara Produtora Cultural.

Nenhum comentário: