9.10.24

“Festas, Sambas e Outros Carnavais” no CCBA

Dona Onete, foto de Walda Marques
Idealizada pelo Museu do Pontal, do Rio de Janeiro, a mostra celebra a diversidade das festas populares brasileiras, com destaque para os carnavais do Pará, e presta homenagem a mestres da cultura popular.
O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) inaugura nesta quinta-feira, 10 de outubro, a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, como parte da programação do Círio de Nazaré. 

Com mais de 70 obras entre esculturas, pinturas e fotografias, grande parte do acervo do Museu do Pontal, a exposição explora a riqueza da cultura popular e o patrimônio imaterial do Brasil. Entre os destaques estão o Carnaval das águas, no Baixo Tocantins, e o Carnaval dos bois bumbá de São Caetano de Odivelas. A mostra também homenageia o falecido Mestre Nato, conhecido por suas criações em máscaras, e apresenta o trabalho de outros mestres das máscaras, como Mestre Vital, Ricardo Rodrigues dos Santos e Edgar Santana Garça.

Outro ponto importante da exposição é a mostra individual da pintora autodidata Maria José Batista, inspirada no Carnaval das Crias do Curro Velho, bloco que sai da Praça Brasil, em Belém. A artista mescla elementos de seu cotidiano com a imaginação em suas obras, conectando-se diretamente com seu território.

Maracatu, em Recife. Foto: Walter Firmo

A exposição aborda festas populares como o Bumba meu boi, a Cavalhada e o Maracatu, além de uma série de celebrações religiosas, incluindo o Círio de Nazaré, São Jorge, São Benedito, a lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim e homenagens a Iemanjá, Divino Espírito Santo e N. S. Aparecida. 

Entre os fotógrafos que registraram essas tradições estão os paraenses Luiz Braga, Walda Marques, Guy Veloso e Luan Rodrigues, assim como os cariocas Walter Firmo e Ratão Diniz. A curadoria é de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, ambos diretores do Museu do Pontal, a exposição, co-realizada pelo Museu do Pontal e a Bienal das Amazônias, já foi apresentada em São Paulo e agora chega a Belém com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A exposição permanece no CCBA até 22 de dezembro, com entrada gratuita. O espaço está localizado na Rua Senador Manoel Barata, 400, bairro Campina, em Belém. As visitas podem ser feitas de quarta a quinta, das 9h às 17h; sexta e sábado, das 10h às 20h; e domingos e feriados, das 10h às 15h. Nos dias 12 e 13 de outubro, o CCBA estará fechado em função do Círio de Nazaré.

Nenhum comentário: