16.11.12

Exposição traz novos olhares sobre Parauapebas

Anderson Souza e Felipe Brges mostram "Cenas da Cidade", exposição fotográfica que reúne imagens de Parauapebas, cidade fundada no sudeste paraense, há  menos de 30 anos. No Centro de Desenvolvimento Cultural do município, até dia 23 de novembro, das 19 às 22h, com entrada franca.

Anderson Souza trabalhava como cinegrafista e também com fotojornalismo profissionalmente há três anos. Apaixonado pela imagem ele encontrou noutro fotógrafo, o parceiro ideal. Felipe Borges também fotografa profissionalmente há três anos e desenvolve trabalho em uma revista da cidade com circulação regional.

Juntos eles focaram a vida simples dos moradores, as paisagens urbanas e rurais da cidade em que vivem, e que tem apenas 24 anos de existência. Anderson Souza e Felipe Borges revelam em suas fotografias uma cidade ora exótica, ora extremamente urbana, com textura e cores características do norte, mas com influências visivelmente contemporâneas, e que vão muito além do minério, a principal via econômica da região.

Além dos paraense, a população híbrida de Parauapebas reúne imigrantes de outras unidades federativas e também de diversos países, uma característica que tem trazido ao Pará aspectos culturaisdiversos e com isso, oportunizando diariamente situações no mínimo inusitadas. 

Parauapebas é um ¨Caldeirão Cultural¨. A cidade mescla a cultura do nosso e de outros países, adotando um caráter cosmopolita em plena Amazônia. Estes contrastes, que para um olhar mais atento, trazem momentos singulares e de rara beleza, com um tempero próprio e na eminência do primeiro Centro Cultura, dedicado ao fomento e preservação da história da cidade.

O município vive um momento de ebulição cultural. Além da exposição fotográfica, a cidade ainda acoompanha, até amanhã, o Curta Carajás - Festival de Cinema que acontece na sua quarta edição, oferecendo oficinas com profissionais de renome e criando novamente a oportunidade de janela para realizadores de diversos gêneros e estados.  Já a exposição fotográfica "Cenas da Cidade" acontece até 23 deste mês no CDC, com apoio da Empresa Integral e ABCOM Comunicação e Marketing.

Nenhum comentário: