21.11.12

Tem Strobo no palco da Black Soul Samba

Dois músicos num palco e um som extremamente dançante, com desdobramentos em variáveis sonoras. A dupla, que tem percorrido diversos estados brasileiros, chega agora na festejada noite da música soul de Belém. Apresentação é nesta sexta, 23, no palco do Palafita. 

O trabalho de Arthur Kunz e Léo Chermont está incluído na categoria “Som do Futuro” da Funarte/MinC, onde a dupla se apresentou dentro do projeto “Som em quatro tempos”. Em um ano e meio de caminhada, o Strobo já rodou boa parte do país tocando em festivais como o “Até o Tucupi”, em Manaus – AM, o “Poraquê” em Roraima e shows em estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Acre. 

Para o guitarrista Léo Chermont, tocar em festivais como esses é bom para o ver o limite da banda, como por exemplo, tocar sob pressão, com um som não muito bom e ainda assim “fazer a diferença” na apresentação. Dentre todos, Léo cita a participação no “Abril Pro Rock” como uma das mais relevantes, “foi muito importante tocar em um festival de 20 anos que tem uma história na musica brasileira e ter saído na mídia como uma das bandas destaque do evento”, diz. 

Com a participação, o Strobo foi reconhecido em importantes jornais e revistas nacionais, tornando o trabalho ainda mais respeitado e principalmente, visto e escutado. Léo Chermont e Arthur Kunz estão sempre em busca de sonoridades e estéticas visuais e de timbres, criando a particularidade do Strobo, onde a pesquisa de ritmo é o maior diferencial. “O nosso estilo de vida e nossas carreiras musicais nos dão essa liberdade para fazer um som sem barreiras e que nos faça sentir bem”, explica o guitarrista. 

Cinema, conservatório e composição - As histórias e estilos de vida dos músicos têm caminhos diferentes, mas igualmente encorpados em som. Produtor musical e engenheiro de áudio nascido em Belém do Pará.  

Léo Chermont tem como principal intuito experimentar e fazer a fusão da música moderna com a música tradicional. Pesquisador de timbres e de ambientes sonoros usa a guitarra como uma extensão de seu corpo. Já se apresentou em diversos festivais pelo Brasil, como Rec Beat, Varadouro, Abril Pro Rock, Conexão Vivo, FMI, Se Rasgum, MDA, e Exposição Yoko Ono; e produziu inúmeros artistas como “Metaleiras da Amazônia”, “Originais de Marituba” e “Juca Culatra”. 

Como engenheiro de áudio, vem imprimindo sua marca no cinema paraense, onde já gravou documentários de artistas como Mestre Vieira, Chico Braga, Mestre Damasceno e Os Passaros juninos. Recentemente gravou o DVD da cantora Gaby Amarantos: Live At Jurunas e registros ao vivo de artistas como Dona Onete, Mestre Laurentino e Aíla. 

Saindo do cinema para o conservatório encontramos o baterista Arthur Kunz. Sua carreira começou em bandas de hard rock no final dos anos 90. Em 2001 ingressou no Conservatório Carlos Gomes, onde fez parte do curso livre de bateria, e em 2003 ingressou na Escola de Música da UFPa no curso de Arranjo e Improvisação. 

Durante o ano de 2004, Arthur aprofunda seu conhecimento estudando as formas harmônicas e melódicas tradicionais do jazz: twelve bar blues, rhythm chang e etc, além de aprimorar a técnica do instrumento. 

O resultado destes estudos é o início de sua carreira como compositor. Em 2007, na cidade de São Paulo, Arthur participa de clínicas de bateria com Zé Eduardo Nazário, baterista virtuoso que dentre outros acompanhou Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Seus estudos são continuados na Itália, quando em 2010 fez parte da AMM - Academia de Música Moderna, situada em Pesaro. Participou do curso de Bateria com Matteo Pantaleoni e Musica d´insieme (prática de conjunto) com Riccardo Bertozzini. 

Juntos os dois músicos compositores promovem experimentações pulsantes de ritmos, com sonoridades que evocam a alegria da música brasileira com a técnica do som universal. Segundo Léo, “tudo que nos rodeia vira som e o som que vira musica e a musica viagem e a estrada diversão”. 

O encontro do Strobo com a noite da soul music de Belém terá as honrarias dos não menos pesquisadores musicais: Uirá Seidl, Homero da Cuíca, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Fernando Wanzeller. 

Serviço 
Banda Strobo na Black Soul Samba. Nesta sexta, 23 de novembro de 2012, a partir das 21h, no Bar Palafita (Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha). Ingressos: R$10,00.

Nenhum comentário: