11.4.13

Red Bag inicia nova temporada no Reator

Criar, experimentar e transformar são as palavras-ações que impulsionam Red Bag, espetáculo de quadros independentes. Apresentado em março do ano passado em Belém, o espetáculo estará em cartaz nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, no Estúdio Reator, onde estreou há um ano.

Trazendo novas tramas, Red Bag é ousado, híbrido, ácido, erótico, debochado, mas fundamentalmente divertido, assim como é o processo intenso de montagem entre Jeferson Cecim, o performer e manipulador dos bonecos que está na cena; Nando Lima, o artista que investiga a imagem em suas mutações com possibilidades cênicas, e Leo Bitar, que traz a concepção sonora e define o tom de todo o desenrolar das cenas. 

Quem já assistiu pode sim pensar em ir ver novamente. O espetáculo, em constante metamorfose, nunca será o mesmo. Red Bag é uma (pro) fusão de imagens, não só por causa das projeções mas, também, porque manipulador e objetos são capazes de confundir o espectador, a performance cria, com tudo isso junto, uma metáfora da poética teatral contemporânea.

Há dias experimentando músicas, corpo e trechos de filmes, imagens diversas, objetos e histórias com o programa Second Life, os três mostrarão, a partir desta sexta-feira, 12, um resultado inusitado. 

A novidade fica por conta de um par de botas, acreditem. É o mais novo ser inanimado a ganhar personalidade em Red Bag, ao som de "These Boots Are Made for Walkin'a”.

A canção é um pop musical composto por Lee Hazlewood e foi a primeira letra escrita e gravada por Nancy Sinatra. Lançada em fevereiro de 1966, nos EUA, atingiu de imediato o 1º lugar nas paradas e assim também aconteceu no Reino Unido pop. Não seria diferente aqui, você vai ver. 

Neste esquete, Jeferson Cecim manipula um par de botas de vinil, tendo ainda na projeção um trecho de Narcisus Pink, filme de James Bidgood que desvela o fascinante mundo de fantasia de um jovem homossexual, admirador da música e da moda, amante do requinte e da perfeição. Será sem dúvida, um dos pontos altos dessa nova temporada do espetáculo. 

Jeferson começou sua trajetória no grupo Usina Contemporânea de Teatro. Passou pelo In Boxe e fundou, ao lado de José Arnaud, a Usina de Animação – Bonecos da Amazônia, onde criou e dirigiu os espetáculos do grupo de 1998 a 2005.

Em carreiro solo desde 2006, ele traz como marca de sua criação o diálogo entre diversas linguagens artísticas e o apuro plástico dos espetáculos. “A proposta não convencional de Red Bag resulta em imagens que transitam entre o belo e o estranho.

A ideia foi criar algo que lembrasse um cabaré ou um show erótico como os que existem na Alemanha: as moças dançam em cabines para os clientes, que colocam uma moeda na caixa”, diz Jeferson, que esteve em São Paulo, onde teve oportunidade de mostrar Red Bag, e também de participar de projetos com o grupo “Pessoal do Faroeste” e com a Cia. Truks. 

Serviço
“Red Bag”, espetáculo de Jeferson Cecim, com direção de Nando Lima (projeções) e Leo Bitar (trilha). Apresentações nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, às 21h, no Estúdio Reator (travessa 14 de Abril, 1053, entre Gov. José Malcher e Magalhães Barata). Ingresso R$ 10,00. Mais informações: http://www.reator.art.br /  Cel. (91) 8112-8497.

Nenhum comentário: