6.4.13

Xumucuís desvela a múltipla Arte Digital

Depois da primeira abertura do II Salão Xumucuís de Arte Digital, no Hiper_Espaço 1 do MABEU, será inaugurado na quinta, 11, o Hiper_Espaço 02, trazendo Video-Objeto, Web Art, Game Art, Instalação Sonora e live cinema, trabalhos com interfaces tecnológicas interativas e instalações multimídia de tipologias inéditas - 19h30, no Museu do Estado do Pará - salas Antonio Parreiras e Manoel Pastana.

“Mercúrio”, do Coletivo Hyenas, que vai transmitir em streaming o livecinema


Os premiados nesta edição Lea Van Steen (SP) e Nacho Durán (GO) expõem um video-objeto e uma instalação multimídia, respectivamente. O “Jukebox” de Lea Van Steen será instalado e apresentado pela própria artista e o trabalho de Nacho Durán “Panoramas del Sur”, webarte online com 17 fotografias em 360°, que será montado por um técnico local especialmente indicado pelo artista. 

Entre os selecionados pela comissão de seleção, que foi composta por Cláudia Leão, Roberta Carvalho e Keyla Sobral, está o trabalho de HOL , nome artístico do mineiro Henrique Roscoe, que veio à Belém apresentar seu game art “PONTO” ao vivo para os visitantes, trabalho que já rodou festivais de arte eletrônica no mundo inteiro. 

Do Rio Grande do Sul desembarca em Belém, o músico experimental e designer de som Marcelo Armani, que chega 5 dias antes da exposição para captar sons amazônicos e urbanos na cidade, para utilizar em sua instalação sonora “Trans (obre) por”.

O Coletivo Hyenas, do Rio de Janeiro, vai transmitir em streaming o livecinema “Mercúrio”, diretamente do atelier deles na capital fluminense, interagindo com o público presente na abertura da exposição.


“Labirintos Invisíveis”
As obras “Labirintos Invisíveis”, um game art de Andrei Thomaz (SP) inspirado na literatura de Borges, “Reminiscências” de Ellen Nunes (SP) e “Sobre o Natural #4” de Daniel Duda, ambos trabalhos em videoarte, devem chamar atenção.

Lucas Gouvêa, também premiado no Salão com a videoperformance “Eufêmero”, mostra neste espaço seu “Diário à Deriva: Mapa de um Náufrago”, uma web art registro de uma viagem on the road do artista. A exposição tem como convidados os artistas Maurity Ferrão, Orlando Maneschy e Ruma que apresentam várias tipologias de apropriações do digital em artes visuais.

O projeto Dossiê: Por uma cartografia crítica da Amazônia - http://dossie.comumlab.org, dirigido por Giseli Vasconcelos e desenvolvido junto a uma rede colaborativa formada por artistas e ativistas, foi convidado para mostrar ao público o MapAzônia e as RemixTexturas - mapa e vídeos fazem parte de uma mapeamento experimental sobre arte, política e as tecnologia possíveis na região. 

Outros convidados para a abertura são o projeto #DIGITALTAG, coordenado por Daniel Zuil, uma projeção urbana de assinaturas de grafiteiros e o VJ Rodrigo Sabbá com a live performance Xumucuís Revisitado, uma homenagem à obra de Valdir Sarubbi que dá nome ao blog e ao Salão. 

Com o Hiper_Espaço 02 o Salão Xumucuís de Arte Digital fecha o ciclo de exposições e dá início à um novo ciclo de hiper_espaços com as ações formativas, compostas por debates, oficinas e palestras (Hiper_Espaço 03), e a mostra de video arte em espaços públicos, o Videodrome, (Hiper_espaço 04).


HIPER ESPAÇO 3

“Jukebox”, de Lea Van Steen
Bate papo -  No dia 12 de Abril, sexta-feira, acontece na Galeria Gotazkaen um bate-papo com os artistas Lea Van Steen e HOL para debater sobre as questões de arte e tecnologia levantadas por suas obras.

À convite da Expedição Ciclos, do Coletivo 'A Senda', o Videodrome vai ser apresentado em Rio Branco no Acre e em Porto Velho em Rondônia, ainda no mês de abril, em espaços públicos das capitais amazônicas.

As ações descentralizadas e integradas o Salão Xumucuís de Arte Digital se estabelecem como um projeto de múltiplas camadas, colaborativo e interativo, com fruição gratuita, expandindo as fronteiras das artes visuais para colocar Belém e seus artistas visuais no mapa da arte e tecnologia no Brasil. 

Idealizado e com curadoria de Ramiro Quaresma, com coordenação geral de Deyse Marinho, o evento tem apoio tecnológico da Sol Informática, apoio institucional do Museu do Estado do Pará/SIM/SECUL através do edital de pautas 2013, patrocínio Petrobras, em uma realização do Conexão Artes Visuais da Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Serviço
II Salão Xumucuís de Arte Digital: @mazônia artemídia. Abertura do Hiper_Espaço 02, no Museu do Estado do Pará – Salas Antonio Parreiras e Manoel Pastana - 11/4 (quinta-feira), às 19h30, com visitação até 5/5. No dia 12 de abril acontece o Bate-papo “Arte e Tecnologia”, no Hiper_Espaço 03 - Galeria Gotazkaen, às 19h. E segue no Hiper_Espaço 01, a exposição na Galeria do CCBEU, com visitação até 23/5. Mais informações: (91) 3348 6426 / 8239 2476 / xumucuis@gmail.com / http://salaoxumucuisdeartedigital.wordpress.com/ 

(com  informações da assessoria de imprensa do evento)

Nenhum comentário: