19.6.13

Livro aborda a Amazônia na II Guerra Mundial

A jornalista Ana Diniz, que cresceu entre heróis e vilões da II Guerra Mundial, aborda o assunto no livro "Eia, avante, brasileiros!", com lançamento marcado para este sábado, 22, às 10h, no Museu Histórico do Estado do Pará. 

O blog aqui já tinha divulgado o livro, lançado na Feira Pan Amazônica, em maio deste ano, mas volta reforça aqui o lançamento que a eiditora Paka Tatu, que o publica, promove neste sábado no MHEP.

Entre as histórias de batalhas, apareciam timidamente na obra rostos sem nome, ou nomes sem rosto, das pessoas que faziam a sua parte porque o Brasil se lembrara deles, afinal.  Fascinada pelo tema acabou por escrever o livro ‘Eia, avante, brasileiros!". 

“Seduziu-me o enorme e sofrido esforço dessas pessoas. Irritou-me a completa ausência desse esforço em todas as páginas memoriais da guerra”. É o sexto da carreira da escritora e jornalista. Uma ficção construída sobre a realidade da participação da Amazônia na II Guerra Mundial, que resgata memórias quase esquecidas pelos paraenses, como o campo de pouso de dirigíveis de Igarapé Açu, o campo de concentração de Tomé Açu. 

A guerra é longe, mas mexe com a vida de todos os habitantes da vila de Munduguba, onde o vigário é alemão e um italiano um dos mais fortes comerciantes. “Propus-me, então, o desafio de contar alguma coisa que, não sendo História, pudesse ser uma história que deixasse pegadas para sua irmã maior. Essas pistas estão por todo o livro, em personagens e personalidades, em lugares e atos, na competência e na ignorância, no riso e na dor. 

O livro resultou num mosaico construído a partir de pessoas e fatos reais, um romance bem pouco convencional. Espero ter dado conta do desafio – e que o leitor goste de ler o que conto”, deseja Ana. 

Serviço
O MHEP fica na Praça D. Pedro II, na Cidade Velha.O lançamento será às 10h deste sábado, 22 de junho, com entrada franca.

Nenhum comentário: