28.6.13

Festa e religiosidade na homenagem a São Pedro

O sábado em São Caetano de Odivelas vai começar e terminar com festa. A comunidade navega o rio e as ruas para homenagear São Pedro, padroeiro dos pescadores. Tradição que se repete desde 1925, a romaria fluvial sairá às 8 horas da manhã da vila de Cachoeira, a dez quilômetros da cidade, rumo ao porto principal de São Caetano, num percurso que dura cerca de duas horas. 

A romaria já se tornou um marco nas festividades populares do município, agregando romeiros da sede e das ilhas, vilas e localidades rurais, e até de municípios vizinhos. É um dia de festa, o único em que o pescador e o tirador de caranguejo vão ao mar, nesse caso ao rio, em traje de festa, e não de trabalho. 

Dezenas de barcos de todos os tipos e tamanhos são enfeitados para fazer o cortejo com a imagem do santo. A festa, que inicia religiosa pela manhã, transforma-se em uma grande celebração que vai até o fim da noite, com participação até.. dos Bois de Máscaras.

Mas neste dia eles, os símbolos da cultura odivelense não são atração principal. Tudo começa na alvorada quando todos se preparam para a santa navegação. A preparação já é festiva. A partir das 6 horas, as bandas centenárias do município, Rodrigues dos Santos e Milícia Odivelense, percorrem as ruas da cidade tocando, anunciando que é dia de festejar e levam a imagem do padroeiro e seus fiés até o barco. Todos ao rio.

O Mojuim, que banha São Caetano de Odivelas, se transforma num palco para um espetáculo de cor, alegria e muita fé. Toda a comunidade se mobiliza espontaneamente para render a homenagem ao seu protetor. A procissão que já ocorre há quase 90 anos, criada pelos pescadores, e se tornou o momento de agradecer a fartura e a proteção que tiveram durante o ano, e de fazer a renovação dos votos de fé para as próximas jornadas. 

Para passar da parte religiosa para a celebração, os músicos das bandas de música recepcionam a chegada do cortejo fluvial. Em terra, o acompanham do porto até a igreja, onde é rezada uma missa. Depois disso, o tradicional forró dos pescadores é realizado, já à noite, na quadra da Colônia de Pescadores. 

Um momento de confraternização da comunidade, um certo ar de despedida mas que ainda tem folia. É o último fim de semana da quadra junina. Por isso mesmo, a partir do final da tarde os bois de máscaras tomam as ruas da cidade, levando cor e alegria num arrastão espontâneo que só as manifestações populares conseguem fazer. 
Serviço
Procissão Fluvial de são Pedro e Forró dos Pescadores Local: São Caetano de Odivelas – a 120 Km de Belém, indo pela BR-316 (até Santa Izabel) e PA-140. Data: 29/06, sábado – Procissão: 8h, Forró: 21h (na quadra da colônia de pescadores).

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: