14.1.15

Divulgados carimbós que disputam Mestre Lucindo

A comissão organizadora divulgou na tarde desta terça-feira, 13, o resultado do edital que pre-selecionou as músicas que vão disputar, este ano, o troféu Mestre Lucindo, no 9º Festival do Carimbó de Marapanim. Também foi anucniado o adiamento do festival, que deve acontecer ainda este mês. 

Composições de carimbó, vindas de Belém, Marajó e Icoaraci, além de Marapanim estão pré- selecionadas. Ao todo foram 18 musicas inscritas para concorrer na categoria Livre e mais 13, na categoria Raiz. Destas 7 foram pre-selecionadas em cada categoria. As canções seriam executadas  durante o evento,  já neste final de semana, período de 16 a 18, previsto a realização do festival, mas o mesmo precisou ser  alterado, para o final deste mês, quando o público conhecerá também as composições vencedoras.

 “Nos dias de apresentação do Troféu Mestre Lucindo, modalidade Livre e modalidade Raiz, as músicas pré-selecionadas são apresentadas ao público, tendo um corpo de jurados para a escolha das duas músicas vencedoras em cada modalidade com prêmio total de R$ 8.000,00 a ser contemplado às quatro composições vencedoras”, explica Ranilson Trindade, fundador e organizador do festival.

Tradição de Marapanim, reconhecida em todo o Estado, o Festival do Carimbó tem enfrentado dificuldades para manter o período de sua realização. 

“Gostaríamos que o mesmo fosse mantido sempre na segunda quinzena de novembro, um mês atípico para o turismo no Pará, mas com ótimas condições de se fazer um festival devido o verão na região do Pólo  Amazônia Atlântica (região nordeste do Pará). Em 2015 vamos realiza-lo em Janeiro (previsão para 30, 31 e 01/fev), embora tivéssemos para este final de semana”, diz Ranilson Trindade.

Este ano, a realização é da AMATUR - Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo, com patrocínio da TIM, por meio do apoio da Lei Semear de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. Além de premiações, o festival também conta com mostras de Comidas Típicas e de Artesanato de Marapanim, mostra coreográfica “Carimbó de Marapanim, Patrimônio do Brasil!”, com participação dos grupos de carimbó de raiz do município: Os Originais, Uirapuru, Borboletas do Mar, Raízes da Terra, Japiim, Flor do Mangue, Beija flor de Marudá e "A Felicidade Não Tem Idade", que é responsável pelo levantamento e derrubação do Mastro de São Benedito, abrindo e encerrando as festividades.

O festival de Carimbó de Marapanim representa a resistência da tradição cultural que acaba de ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial do país. 

“Depois do reconhecimento do carimbó, como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro em 2014 pelo IPHAN, o Festival ganhou mais um motivo para comemorar porque esta foi uma luta que iniciou ainda em 2005, quando os grupos de carimbó de Marapanim e de Santarém Novo organizaram a campanha de adesão pedindo o reconhecimento público paro carimbó tornar-se patrimônio cultural imaterial do Brasil”, diz Ranilson Trindade, fundador e organizador do festival.

“E isso nos dá mais responsabilidade pela causa, o trabalho só está começando. A luta junto a Brasília, no Ministério da Cultura é muito grande para novos financiamentos ao carimbo, a fim de fortalecer os grupos de carimbó no Pará, e obter melhor reconhecimento nacional. Mesmo dentro do Pará encontramos mídias que pouco valorizam o carimbó por ser uma força que vem do interior, pouco reconhecido na capital”, finaliza Ranilson.

Músicas

Pré-Seleção LIVRE, ordem alfabética:

1. Borboletinha do Mar (Renata Del Pinho, Belém);
2. Deixa Voar (Eduardo Costa, Marapanim);
3. Faceira (Milton Rocha, Ananindeua);
4. Manto de Yemanjá (Messias Lyra, Icoaraci, Belém);
5. Saudade de Um Pescador (Alexandre Lopes, Marapanim);
6a. Um Boto em Marapanim (Ocimar Moura e Rosendo Gomes (Belém);
6b. Versos e Poesias (Gilson Douglas, Marapanim).

Pré-Seleção RAIZ, ordem alfabética:

1. Agricultor com muito Amor (Gr. Sereia do Mar, Vila Silva, Marapanim);
2. A Rosa Mais Bela (Gr, Raizes do Paramaú, Maranhãozinho, Marapanim);
3. Carimbó Simples Assim (Gr. Pica Pau, Vista Alegre, Marapanim);
4. Eu Não Vou Mais Pescar (Gr. Flor do Mangue, Marapanim);
5. Miscigenação (Gr. Marajauê, Soure);
6a.  Mundo Maravilhoso (Gr. Os Originais, Marapanim);
6b. Tá Bonito (Ziza Padilha e Grupo de Carimbó, Belém)..

Nota Explicativa: A Comissão Julgadora soberanamente decidiu não desempatar músicas com mesma pontuação, nesta fase de pré-seleção para não prejudicar obras de autores de música de carimbó, nas duas modalidades, muito importantes para o conhecimento e divulgação do autêntico carimbó de excelente qualidade para o mercado musical do Brasil. (AMATUR -  Associação  Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo).

Serviço
Acompanhe as notícias sobre o 9º Festival do Carimbó de Marapanim, pela rede social Facebook (https://www.facebook.com/pages/Festival-do-Carimb%C3%B3-de-Marapanim/588316091215250?fref=photo)  e pelo blog: http://www.carimbodemarapanim.blogspot.com.br/ . Outras informações à imprensa: 91 3088.5858 e 98134.7719 (Holofote Virtual - blogspot). E ao público: 98844.8898 (Ranilson Trindade).

Nenhum comentário: