6.1.15

Reator: mês híbrido e sensorial nas Onze Janelas

O ano começa ousado, com a abertura da Ocupação REATOR, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, no Centro Cultural Casa das Onze Janelas. A programação traz ao público um recorte da produção já desenvolvida, em quatro anos de fundação do Estúdio REATOR, um espaço que para além das experimentações, traz vivências sensoriais aos que o frequentam. Nando Lima, fundador do espaço, conversou com o Holofote Virtual e falou mais sobre o pensamento do Reator e da ideia da ocupação.

“O REATOR vai bem obrigado”, me diz Nando Lima, quando pergunto sobre o planejamento para este ano. 

“Estamos começando o ano assim, saindo um pouco de casa, nos expondo”, continua o cenógrafo, diretor teatral e performer paraense, uma das cabeças mais inventivas e criativas que eu conheço no meio artístico paraense, um mestre em se apropriar da solidão e criar, através da performance, uma personagem para melhor se conhecer.

Desde 2010, quando iniciou suas atividades, o Estúdio Reator já foi o "palco" e o laboratório, não importa em que ordem isso acontece, de espetáculos diversos, híbridos, que abraçam várias linguagens - a dança, o teatro, a performance, a música, a instalação sonora, uma exposição fotográfica, a criação de vídeos, projeções, e muitas vezes, isso tudo se mistura, resultando em algo que pode ficar entre o sonho e o irreal, o absurdo e a realidade, mas se concentra em arte, aquela que em seu estado puro, provoca o homem.

Há quatro anos, acreditando na experimentação da performance, na troca artística e sensorial, em produzir coisas que possam mexer um pouco com o marasmo que existe dentro de nós, presos em nossos cotidianos, o Estúdio Reator parece que não coube mais em si, somente ali, localizado na Trav. 14 de Abril, em Belém do Pará.

A ideia da Ocupação Reator, na Casa das Onze Janelas, é levar para um espaço público, a sua própria vivência,  pontuar um pouco do tudo que nestes último anos, artistas que passaram por lá, criaram, colaboraram ou se fundiram com o Reator, como, entre outros, Andreia Rezende, Milton Aires, Pedro Olaia, Leo Bitar, David Matos, Danilo Bracchi, Jeferson Cecim, Sônia Nascimento, Maurício Franco, Marcia Lima, Thiago Ferradaes, Luciana Medeiros, Ana Lobato, Adriana Cruz, Marluce Oliveira, Valeria Andrade, Marcelo Rodrigues, Ana Cláudia e Cristina Costa. Vindos de áreas de diversa, eles se encontram no que seriam os princípios do Reator.

“Começamos a achar algumas identidades possíveis, mostrando nossas performances híbridas e arriscadas, não conformadas e ou debochadas. Repercutimos na cidade, participando de bolsas  de criação artística, ou recebendo alunos da ETDUFPA para visitas, e para além; em frentes como São Paulo, e nos pixels da internet. Além do trabalho do 'ar', que são os encontros para conversas regadas ao vinho e ao pão na 'laje' , de onde tem saído parcerias e projetos.

Para melhor traduzir o clímax do Estúdio, na abertura, dia 8, a partir das 19h, além da instalação, já disponível na ocupação, haverá apresentação de performances e o Bar Reator estará aberto ao público, que vai interagir com trechos de “Red Bad”, performance de Jeferson Cecim, que já esteve mais de uma vez em temporada no Estúdio Reator, sendo depois disso, também apresentada em São Paulo; de Sweet Batata, com Nando Lima e Moon, com Andreia Rezende. Todas estas montadas e apresentadas no Reator.

Depois da abertura da Ocupação, o público será convidado a participar de várias Fusões, que se estenderão até dia 23 de janeiro, último dia da ocupação. Quem estiver ou passar por lá, poderá compreender melhor o espírito do Estúdio Reator, so qual nos fala mais, Nando Lima, na entrevista que segue. Após o bate papo com ele, você tem mais detalhes sobre a programação e links com textos sobre s ações do Reator, que já foram publicados pelo blog.

Holofote Virtual: Nando, qual a ideia principal desta ocupação?

Nando Lima: Essa Ocupação REATOR acontece a partir do convite do Armando Queiroz, para ocupar o Centro Cultural Casa das 11 Janelas, agora em janeiro de 2015. 

O REATOR gera, há 4 anos, performances em progresso, trabalhos assinados individualmente mas cujo os processos de construção admitem e assimilam interferências de outros artistas, e ao serem colocados à publico necessitam interagir,como um pingue-pongue sensorial. Essencialmente a Ocupação REATOR abarca esses trabalhos revigorando as suas interfaces, misturando-os, retroalimentando construtos, relendo-os.

Holofote Virtual: A programação escolhida é tudo o que já passou pelo Reator?

Nando Lima: A programação engloba quase tudo que foi feito no REATOR desde 2010, ano em que abri o Estúdio. A proposta veio em dezembro, a partir de uma conversa com o Armando, o que me deu um tempo curto e por isso quase impossível para produzir os conteúdos, parcerias, mídia, etc, já que vamos abrir a Ocupação REATOR publicamente nesta quinta-feira, 08 de janeiro 2015, às 19h.

Holofote Virtual: Como vem sendo construída a ocupação?

Nando Lima: O programa foi e está sendo discutido com os parceiros com quem costumo trabalhar, em reuniões com as pessoas e longas horas de elaboração das "oficinas".

Fizemos visitas ao espaço da Casa: a sala Valdir Sarubbi, para prospecção; a construção do espaço virtual no Second Life, do ambiente da Ocupação REATOR. Tudo isso vai determinando o que será mostrado, ou o que acontecerá, o que será posto e se instalará: Simbiótica mistura de vídeos, fotografias, objetos e adereços cenográficos, sonoplastias, equipamentos, que constroem um ambiente propício para a convivência e o estímulo entre artistas e público.

Holofote Virtual: Por onde passa a interação com o público?

Nando Lima: Intensamente, a Ocupação REATOR, além de ser um espaço que está aberto a visitação pública, será um lugar de trabalho permanente. De 08 a 23 teremos um "túnel" interativo, com conversas, troca de experiências, exercícios de linguagem. Será um lugar de passagem, mas principalmente, um ambiente de confluências com atmosferas diferenciadas, em permanente alerta ao ato criativo, as subjetividades, a filosofia, ao risco.

Holofote Virtual: O que há de novo em 2015?

Nando Lima: Em fevereiro de 2015 começamos a mostrar a performance "à Sombra dos Homens Ausentes", um trabalho sobre narcisos, espelhos, abraços, e saudades, contando comigo e Dudu Lobato.

Holofote Virtual: Você acha que Belém vem atentando mais para os espaços independentes?

Nando Lima: Eu acho que finalmente estamos percebendo que a liberdade de criação cabe em fortes, potentes, e pequenos frascos, e que essas essências podem ser raras, e que decidimos para quem queremos oferecer.

Holofote Virtual: E o que mais podemos esperar de você em 2015

Nando Lima: "Eu sempre quis muito/ Mesmo que parecesse ser modesto/ Juro que eu não presto/Eu sou muito louco, muito..."  (Caetano Veloso)

Holofote Virtual: Você é massa, massa.... (risos)

Nando Lima: Eu permanentemente estou em estado de criação; fiz 51 anos e descobri que eu adoro ter essa idade, e poder fazer o que me interessa, acordo e rego as plantas, tomo café... e penso: qual é a performance  que vou fazer hoje? Tenho tantos projetos e tantas possibilidades, e melhor: o meio para realizá-los...

Estou fazendo isso neste momento, enquanto escrevo e respondo pra vc; a criação  não "vem" ela é! o cotidiano e suas burrices estão nos cercando o tempo todo... mas há uma dimensão em que as outras coisas vibram... dou um pulo e nessa "vibe"  permaneço.

Veja + detalhes da programação

De 09 a 11 (15h às 19h), tem a FUSÃO 1- MODOS Híbridos vai propor e realizar a gravação, em vídeo, com depoimentos de artistas que passaram pelo REATOR e suas propostas. 

Dirigido e gravado por Ana Lobato e Marcelo Rodrigues, essa atividade acontece de maneira aberta dentro do espaço da Ocupação, e após a gravação, os arquivos de vídeo se incorporarão, ao acervo do Reator que estará sendo mostrado. No dia 10, às 19h, também está o lançamento do filme “Rosalina”, de Ana Lobato.

De 13 a 17 de janeiro, a FUSÃO 2 (15h às 19h) – Casa da Performance convida artistas e outros interessados, a participarem do programa, que focado na performance, dialogará com o público através de interações e exercícios de linguagem; que acontecerão dentro da OCUPAÇÃO REATOR. Os temas debatidos e os exercícios sensoriais vão ser trabalhados durante 4 dias seguidos, de maneira a construir uma performance a ser mostrada no dia 17 de janeiro.

De 20 a 23 de janeiro, a FUSÃO 3 (15h às 19h) traz o  workshop RESOLUME, ministrado por Nando Lima. Ele repassará as noções básicas do Resolume, um programa para interações em performances com vídeo e som, uma prática de Nando, dentro do Estúdio Reator. Ele abordará desde o modo de Construção de "Composições", no programa, até a interação entre som e imagem, chegando ao Clímax, chamada apresentação final.

Para participar da Fusão 2 – Casa da Performance, é necessário se inscrever no dia da abertura da Ocupação, ou baixar o aplicativo do Reator no link  http://apps.appmakr.com/reator1 e se inscrever desde agora através dele.

Anote: Ocupação REATOR. De 8 a 23 de janeiro de 2015, no Centro Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia (Rua Siqueira Mendes, s/n - Cidade Velha, Belém-PA). Realização: Casa das Onze Janelas e Estúdio Reator.

O que já rolou pelo Reator

Parceiro do Reator, o blog tem acompanhado diversas de suas criações. Fiz aqui um apanhado de links, com textos que já foram publicados ou construídos pelo Holofote Virtual, e que também podem ajudar a percorrer as entrelinhas desta história. São textos sobre o show Invento, com Sônia Nascimento, a estreia do espetáculo À Sombra de Dom Quixote, Red Bag, Sweet Batata, entre tantas outras ações de Nando Lima, que partem da pesquisa sobre uma performance tramada à luz e som.

LINKS

Em 2011

Em 2012

Em 2013

Em 2014

Nenhum comentário: