29.1.15

Oficina: “De Olhos Vendados” e inscrições abertas

Fotos: Arlem Araujo (maior) e Miguel Chikaoka (menores)
É assim que a Fotoativa abre o ano de 2015. Mas não é só isso, este ano a sede da associação reabre suas portas e um edital lançado nesta quarta-feira, 28, vai selecionar fotógrafos para residência artistica. Já a oficina"De Olhos Vendados" vai provocar e instigar, além de: estimular a construção de dispositivos de visualização e captura de imagens, realizar rodas de conversa e expedições. As inscrições estão abertas, gratuitamente, até o próximo dia 5 de fevereiro. 

Isso tudo me lembra a oficina que fiz nos anos 1990, com Miguel Chikaoka. Na época, usávamos câmeras analógicas, exercitávamos o olhômetro. Hoje, as câmeras digitais dominam a cena. O Fotoativa continua, porém, estimulando o senso crítico, propondo exercícios que extrapolam o simples ato de fotografar. 

Pergunto ao Miguel Chikaoka, que falou (on line) com o blog, o que mudou desde então, nesse fazer fotográfico.  “Na medida em que a tecnologia destinada à captura da imagem foi evoluindo, exigindo cada vez menos conhecimento do processo, para obtenção de uma imagem ‘tecnicamente perfeita’, o espaço destinado ao entendimento do que permeia esse processo e, consequentemente, da sua importância, foi colocada no plano do esquecimento”, diz Chikaoka. 

Por isso, a realização da entrevista, uma prática da Fotoativa para determinadas oficinas, será aplicada para a oficina “De Olhos Vendados”. 

Depois de se inscreverem, os candidatos vão bater um papo com o fotógrafo e eomente após isso é que os alunos das duas turmas serão selecionados, podendo confirmar a participação até 13 de fevereiro. As turmas vão funcionar até abril, com aulas às terças e quintas ou aos sábados.

Foto: Miguel Chikaoka
O objetivo é estimular o exercício do pensamento crítico e criativo sobre as possibilidades do fazer fotográfico e seus desdobramentos nas mais diversas áreas do conhecimento. O que há além da paisagem, é o que mais interessa. 

“Falar, se expressar pelas imagens é algo muito mais complexo do que podemos imaginar. É preciso muito mais do que uma imagem tecnicamente bem resolvida. É preciso exercitar o pensamento, o sensível que nos habita e, por vezes, precisamos despertá-la de um condicionamento provocado pelo bombardeio desse mundo das imagens.

Serão dois meses de oficina, com carga horária de 48 horas, envolvendo práticas de construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, jogos e exercícios sensoriais, expedições e rodas de conversa. 

“As expedições como as imersões e vivências propostas funcionam como exercícios de deslocamento da percepção. O que se busca nesse exercício é a interação pelos sentidos, o diálogo do ser sensível com o mundo, tato o exterior quanto o exterior”, explica Miguel. 

Foto: Miguel Chikaoka
Abrindo os olhos de gerações

Um mestre na arte da fotografia, Chikaoka é fotógrafo e educador premiado em 2012 com a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura. 

A Luz, matéria prima de seu trabalho poético e pedagógico, é também tema central da atividade da Fotoativa em 2015, sugerido pela Organização das Nações Unidas, como o Ano Internacional da Luz. 

Miguel mora em Belém desde 1980. Veio da cidade de Registro (SP) para provocar um dos movimentos mais intensos que temos no meio cultural de Belém. Quando chegou aqui se envolveu logo com a cena cultural E, há gerações, ele incentiva e forma olhares ímpares da fotografia no Pará.

Miguel idealizou os projetos de criação da Associação Fotoativa e Agência Kamara Kó Fotografias. Suas obras transitam entre imagens, instalações e objetos de caráter conceitual, pautados na experiência de religação dos sentidos. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Foto: Arlem Araújo
Mais novidades em 2015

Entre outras será reaberta a sua sede, que ficou em obras de restauro há quase 3 anos.

“A Fotoativa voltará a atuar com o todo o seu potencial para consolidar um programa regular de atividades e ampliar o leque de ações e projetos voltados para todo o tipo de publico. A construção de parcerias com outras instituições locais, nacionais e internacionais também está na pauta das ações da Fotoativa, que também ampliará as formas de atendimento do projeto Fototaxia, destinado à formação de educadores que atuam na rede de ensino publico e privado’, diz Miguel.

“Neste semestre, além do programa de oficinas regulares e do projeto Pinholeday Belém que já está na boca do forno com um novo desenho, já temos em andamento o projeto Fotoativa em Residência, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 11ª Edição ( http://www.fotoativa.org.br/?p=5184 )”, o  mestre.

Foto: Rodrigo José
Edital “Fotoativa em Residência” - Lançado ontem, o edital já está recebendo inscrições, até dia 8 de março (www.fotoativa.org.br). Dois artistas paraenses (ou residentes no estado) e dois de outros estados brasileiros serão selecionados para participar de uma imersão criativa em Belém.

A residência ocorrerá entre 06 de abril e 06 de junho e está estruturada em três tipos de atividade: conversas sobre processos artísticos e ações externas com convidados; laboratório de criação e experimentação livre; oficinas e atividades educativas.

Como término, haverá uma mostra coletiva composta de trabalhos ou processos desenvolvidos durante o programa, com abertura prevista para 13 de junho. A mostra ficará em cartaz durante 30 dias, encerrando com o lançamento de uma publicação virtual.

Foto: divulgação
Seleção - Os artistas serão escolhidos por dois membros do Conselho Curatorial da Associação Fotoativa, Armando Queiroz e Alexandre Sequeira, e outros dois membros da equipe gestora do projeto. Serão duas etapas: avaliação de dossiê do candidato e entrevista.

Na primeira etapa serão selecionados até oito artistas para realização das entrevistas. A divulgação dos artistas pré-selecionados para entrevista ocorrerá no dia 13 de março. As entrevistas serão realizadas no dia 14 de março e a divulgação do resultado final com os nomes dos selecionados será no dia 16.

De acordo com Camila Fialho, coordenadora do projeto, no processo de seleção, serão apreciadas “as práticas poéticas e conceituais do candidato; a originalidade e experimentalismo no campo fotográfico e na interlocução com outras linguagens; a proposta de atividade de formação em coerência com as práticas artísticas do proponente; a abertura para interação com a Fotoativa, seus colaboradores e o público local”, finaliza.

Serviço
Pré-inscrições para a oficina “De Olhos Vendados”. Turma 1: terças e quintas, 19h30 às 21h30 - 24 de fevereiro a 23 de abril de 2015.  Turma 2: sábados, 14h às 18h - 28 de fevereiro a 25 de abril de 2015. Investimento: R$ 630 (parcelado em até 6x no cartão). Vagas limitadas. As inscrições para o projeto “Fotoativa em Residência – dois de lá, dois de cá” vão até 8 de março. Consulte edital completo no site www.fotoativa.org.br. Mais informações: (91) 3225-2754 ou (91) 9 8226 4094. A Fotoativa fica na Trav. Frutuoso Guimarães, 615 – Campina. Belém/PA.

Nenhum comentário: