21.2.15

Cultura Pará enaltece a poesia nos seus 18 anos

É no mínimo charmosa a ideia de comemorar a maior idade do Cultura Pará homenageando a poesia paraense. Coisas do poeta Vasco Cavalcante, criador do site que chega aos 18 anos em plena forma e cheio de sonhos. “Para registro desta memorável data, resolvi fazer uma plaquete lítero-poética contendo um poema/texto de cada um dos 30 escritores que estão no site neste momento”, explica o editor.

As plaquetes, pequenas publicações impressas, vem se torando uma prática cada vez mais usada para fazer circular obras literárias pelo país. De mão em mão, elas atravessam as fronteiras. E são raras, pois geralmente produzidas em quantidades restritas. É o caso da plaquete lítero-poética dos 18 anos do Cultura Pará que sairá poucos exemplares.

O lançamento e a comemoração da nova idade, já completada em 15 de fevereiro, em breve terão uma data marcada, o momento agora é de curadoria e levantamento de um orçamento que norteará a captação de recursos para a impressão dos dois mil exemplares.

Enquanto isso, nas páginas já estão confirmados poemas e textos de Antonio Moura, Paulo Nunes, Max Martins, José Maria Vilar, Vicente Franz Cecim, Lilia Chaves, Ney Ferraz Paiva, Nicodemos Sena, Daniel Da Rocha Leite, Dand Moreira, Jorge Henrique Bastos, Paulo Vieira, Josette Lassance, Airton Souza, Marcilio Costa, Jorge Andrade, Laura Nogueira, Andreev Veiga, Ademir Braz, Aristóteles Miranda, Joãozinho Gomes, Karina Jucá, Ruy Barata, Rosângela Darwich, Pedro Vianna e Alfredo Garcia Bragança. 

“Alguns dos participantes estão sendo inclusos ao projeto por esses dias e ainda aguardo a confirmação de quatro deles para fechar os 30 que compõem a parte literária do site”, explica Vasco. A seleção dos textos e poemas está sendo feita a partir de uma curadoria. 

“Todo artista tem que se expor. Isso quer dizer, submeter seus trabalhos aos salões, aos editais,  vivenciar sua arte e espalhar para o mundo. Assim, ele constrói sua história, assim ele se faz ver, e assim pode passar a ocupar um lugar que sua referência em qualquer meio se fará necessária. Infelizmente esse é o caminho. Tento levar este projeto com a maior lisura possível’, conclui.

Quase duas décadas dedicadas à difusão da cultura 

O site Cultura Pará, além de poesia, reúne um conteúdo precioso acerca da produção artística paraense nas áreas das artes visuais, teatro, literatura e fotografia. São perfis, biografias, dicas de blog e sites, resumos dos principais museus e galerias de Belém, imagens de obras, enfim, quer saber mais sobre onde encontrar e sobre quem produz arte por aqui, é só visitar o culturapara.

Nos últimos anos, uma agenda cultural também vem sendo publicada, se abrindo para as outras linguagens artísticas, informando sobre shows, espetáculos, cinema e outros eventos factuais, propagados na cidade das mangueiras. E tudo que faz? O próprio Vasco Cavalcante. Não admira que, mesmo quando merece os parabéns, ele queria nos presentear.

“É com grande orgulho e prazer que desenvolvo o Cultura Pará há tantos anos, e que sempre quando digo que ele não me pertence, mas à todos os artistas que estão presentes em suas páginas, porque sem suas obras este site jamais existiria, falo de coração’, conclui.

Recebendo os parabéns.... 

O Holofote Virtual, que tem no Cultura Pará um grande aliado, parceiro e fonte de informação, expressa aqui a gratidão e admiração ao Vasco Cavalcante. Deixo aqui meus parabéns, mas também reuni outros admiradores do trabalho desenvolvido no site. Ao mestre com carinho!

"Parabenizo muito o Vasco Cavalcante. Enquanto a gente sonhava, ele já semeava a luz: uma voz vária e coletiva, as nossas lutas e sonhos. Celebro a esperança bem semeada nesses 18 anos do Cultura Pará. Parabéns... parabéns, Vasco. Vida longa ao nossos sonhos teus".  Daniel Rocha Leite

“Maravilhoso! O site do Vasco é uma referência pra quem busca cultura paraense na net. Participar da plaquete ao lado de grandes escritores e grandes amigos é muito bom Além da plaquete fui informado que a curadoria do site indicou meu nome para a seção de literatura. Em breve meus poemas tb estarão lá. Felicidade em dobro!”.  Pedro Vianna

“O Vasco foi a primeira pessoa a publicar algo meu através do Cultura Pará, que é um site com uma super boa curadoria, lá só entra o que é de primeira na cultura produzida no estado. Fora que, Vasco mantém o site sem apoio há todo esse tempo, o que é louvável quando nem o poder público se preocupa com esse tipo de incentivo. Acho o Cultura Pará uma super vitrine porque reúne a produção de vários artistas locais num só lugar, e por isso serve também como fonte de pesquisa pra quem é de fora e não conhece toda a riqueza da nossa produção. Desejo ao Vasco vida longa, que ele consiga apoio pra aprimorar e expandir o projeto do site, afinal, o(a) Cultura Pará já completou a maioridade”. Karina Jucá

"O site é um espaço de experimentação e, ao mesmo tempo, o lugar onde está disponível boa parcela da melhor arte produzida na Amazônia oriental. E o responsável por essa positiva confluência de talentos é Vasco Cavalcante, um amante da arte, artista e amigo dos artistas. Vale a pena visitar o site culturapara, e por lá se deter contemplando, é tempo ganho, garanto!". Paulo Vieira

"A arte é sempre contracorrente, porque o corrente é, quase sempre, a doença do mundo travestida de 'saúde' nos impondo padrões, mediocridade e nos anestesiando diante da barbárie. A linguagem é o território onde o silêncio engendra a fala, a voz da resistência. A empreitada construída pelo caro Vasco é um desses territórios, uma dessas fendas que possibilitam o combate, a outra via para a percepção sensível e inteligente do mundo. Refutando os padrões e celebrando a subjetividade. Parabéns pela maioridade do trabalho". Marcílio Costa. 

Nenhum comentário: