![]() |
Joaquim de Lima Vieira, o Mestre da Guitarrada |
Nesta quinta-feira, 9, o programa traz sotaques da fotografia, memória, ilustração, grafite e música. Em 3 programas, desde que foi lançado pela TV Cultura do Pará (canal 2), em junho, já abordou e mostrou inúmeros projetos e iniciativas artísticas desenvolvidas em Belém atualmente.
O Circuito traz como destaque, no programa que será exibido hoje, a partir das 22h, matéria sobre o novo disco de Mestre Vieira, “Guitarreiro do Mundo”, lançado recentemente com shows em Belém e no Rio de Janeiro.
Entre abril e junho o Circuito estiveram junto da banda em alguns momentos durante os preparativos para o lançamento do disco. A equipe acompanhou um dos ensaios para o show de lançamento, realizado no Fábrika Stúdio, e foram ao show de lançamento realizado, em Belém, no Tábuas de Maré. Felipe Cortez, repórter e apresentador do programa, ao Aldo de Amanda Campelo, me garantiu que a reportagem ficou legal, vamos conferir.
A noite na telinha ainda promete memória no quadro Vitrine, com a fotógrafa Suely Nascimento, que fala do projeto “Sonoro Diamante Negro”, sua pesquisa sobre as histórias de uma das aparelhagens de som mais tradicionais de Belém.
![]() |
Vieira se diverte na entrevista com Amanda |
No quadro "Galeria", a relação muito especial da ilustradora Aline Folha com o universo feminino e a delicadeza da aquarela. Na "Entrevista", o grafiteiro e artista visual Sebá Tapajós conta histórias de cores, viagens e rios no projeto Street River. E o programa encerra com o videoclipe animado da música Rite of Fire, de Domenico Lancelotti e João Brasil, com direção de Mário Aires.
O programa Circuito vem preenchendo uma lacuna na televisão paraense, de ocupação de conteúdo cultural e artística, indo além do entretenimento puro. Cada um em suas respectivas épocas, também já existiram programas onde se viu e conversou sobre cultura e arte na televisão, todos tendo também em comum terem sido produções da Rede Cultura de Televisão. Inédito toda quinta-feira, 22h, traz as reprises em horários alternativos, na sexta, 19h, e no domingo, 13h, na TV Cultura do Pará (canal 02) e no portalcultura.com.br.
![]() |
Felipe Cortez e Amanda Campelo |
Experimentar e ocupar- Duas ações que se encaixam no conceito do Circuito. Ana Paula Andrade, diretora do programa, explica que o projeto de uma revista cultural, que estava sendo discutida desde o ano passado pela TV Cultura.
“A ideia era produzir um programa com uma linguagem dinâmica, em que as matérias se conectem entre si, sem a necessidade de um apresentador em estúdio. E a exemplo de outros programas que já fizeram parte da grade da emissora, como “Cultura Paidégua” e “Curta Cultura”, o “Circuito” vai valorizar a produção artística local, mas o enfoque não será apenas factual”.
Felipe Cortez diz que a ideia de experimentar formatos audiovisuais leves, com estética contemporânea e própria a ambiência tecnológica, sempre foi um objetivo de resultado no formato do programa. Dá pra ver um pouco disso, aqui no link com a matéria sobre a Casa da Atriz: Casa da atriz: https://www.youtube.com/watch?v=VVRws7staFM
![]() |
Quadro Entrevista com Elaine Arruda, artista visual (2o programa) |
“O Circuito é um espaço com a missão de ocupar com a Arte a TV e o Portal Cultura”, diz. Ocupação, aliás, é palavra de ordem. Estão aí as ocupações artísticas que foram pauta do programa em breve estarão no ar, como o Projeto Circular Campina-Cidade Velha, que há alguns meses tem movimentado o Centro Histórico de Belém ou os tradicionais Arrastões do Pavulagem, que marcam o calendário cultural da Praça da República em junho. Ou ainda, os de empreendimentos culturais, como foi o Boulevarte.
Felipe lembra ainda da ocupação pacífica e organizada pelo movimento Ocupa Solar da Beira / Solar das Artes. “Ação de um coletivo de artistas que chamou a atenção da cidade para o (des)uso daquele prédio”, diz Felipe no texto de apresentação para a estreia do primeiro programa, no dia 25 de julho.
Além da TV - Além de reprises, o “Circuito” também foi pensado para o formato da internet. O programa depois que vai ao ar é “recortado” e os quadros serão disponibilizados na íntegra no Portal Cultura, na página dedicada ao programa - www.portalcultura.com.br/programacircuito . Assim como a agenda cultural foi pensada como interprograma e será exibida no intervalo do programa e durante toda a programação.
“Circuito” tem imagens de André Mardock, Hélio Furtado, Jacob Serruya, edição de Felipe Negídio, Eder Pampolha e Losanski Benur, produção de Marbo Mendonça, Maicon Gomes e Amanda Campelo, e arte de Thiago Conceição. Quem desejar enviar sugestões de pauta pode entrar em contato através do e-mail circuito@portalcultura.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário